Recuperação de Dados APFS, Ainda Há Esperança Para Meus Arquivos?

A unidade APFS do meu Mac parou de montar após uma falha, e o Utilitário de Disco não conseguiu repará-la. Estou tentando recuperar arquivos importantes antes de correr o risco de piorar as coisas. Quais são as etapas ou ferramentas mais seguras para tentar a recuperação de dados APFS?

Eu pararia de usar essa unidade APFS imediatamente. Essa é a parte que as pessoas subestimam. Salvar novos arquivos, instalar apps ou até mesmo deixar o macOS funcionando normalmente pode sobrescrever dados excluídos e dificultar a recuperação.

O que você faz em seguida depende bastante do tipo de unidade.

Se for um HDD externo ou um Mac mais antigo com um disco rígido formatado em APFS, as chances de recuperação geralmente são boas, desde que nada tenha sobrescrito os dados ainda.

Se for um SSD, fica mais complicado por causa do TRIM. O TRIM informa ao SSD quais blocos excluídos ele pode limpar. Quando esses blocos são realmente apagados, o software de recuperação não consegue reconstruí-los magicamente. Então, se isso aconteceu em um SSD APFS, não continue usando o Mac na esperança de que os arquivos apareçam depois. Quanto mais tempo ele ficar ligado, maior a chance de o TRIM tornar a exclusão permanente. Nas versões mais novas do macOS, normalmente você nem consegue desativar o TRIM no SSD interno, então o principal é agir rápido.

Antes de pagar por ou executar um software de recuperação, verifique primeiro o básico:

1. Backups do Time Machine.
  2. Quaisquer snapshots APFS disponíveis.
  3. Criptografia FileVault. Se a unidade estiver criptografada, geralmente ela precisa ser desbloqueada ou descriptografada antes que as ferramentas de recuperação possam escaneá-la corretamente.

Para a tentativa de recuperação em si, o Disk Drill é o que eu tentaria primeiro. Ele lida com APFS como sistema de arquivos, não apenas como uma varredura bruta por assinatura, então, se os metadados do APFS ainda estiverem lá, você pode recuperar a estrutura de pastas e os nomes dos arquivos em vez de um monte de arquivos aleatórios.

O fluxo de trabalho mais seguro é algo assim:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade separada, não naquela da qual você está tentando recuperar os dados.
  2. Conecte a unidade APFS afetada.
  3. Execute uma verredura completa.
  4. Use a pré-visualização para verificar se os arquivos parecem intactos.
  5. Recupere para outro disco. Não salve os arquivos recuperados de volta na unidade original.

A etapa de pré-visualização vale a pena porque ela mostra bem rápido se os arquivos provavelmente podem ser usados antes de você perder mais tempo.

Se a unidade não montar, perder a conexão ou estiver fazendo ruídos estranhos, não comece a tentar corrigi-la ainda. Eu evitaria o Primeiros Socorros ou qualquer ferramenta de reparo que possa gravar alterações no disco até que os arquivos importantes sejam copiados. Recupere primeiro, repare depois.

No melhor cenário, isso é apenas exclusão de arquivos ou corrupção do APFS. Essa é uma situação muito melhor do que uma unidade com falha.

Se a unidade estiver falhando fisicamente, pule as tentativas de reparo e primeiro faça uma imagem/clone. O Disk Drill ou qualquer outra ferramenta de recuperação deve verificar essa cópia, não o original, porque uma longa verificação APFS pode ser suficiente para levar uma unidade fraca ao limite.

Uma unidade que aparece de forma consistente em Informações do Sistema é um problema muito diferente de uma que desaparece, faz cliques ou desconecta no meio da varredura. Se ela continua visível, eu trataria isso como um problema de APFS/container e focaria em copiar ou criar uma imagem dela antes de fazer qualquer coisa mais elaborada. Se ela estiver instável, a recuperação por software não é a primeira medida certa e um laboratório pode ser a opção mais segura. Pequena ressalva: não continue tentando o Primeiro Socorros porque talvez a próxima execução resolva. Reparos no APFS podem alterar metadados, e isso pode dificultar o trabalho de uma ferramenta de recuperação. O Disk Drill ou algo semelhante funciona bem depois que você tiver um clone/imagem, mas a etapa chata de comprovar que a unidade pode ser lida com confiabilidade importa mais do que qual aplicativo você escolher.

A falha do Primeiros Socorros não significa que os arquivos sumiram. Normalmente, isso significa que o macOS não consegue deixar o volume APFS consistente o bastante para montá-lo com segurança. Esses são problemas diferentes, e tratá-los como se fossem iguais é como as pessoas acidentalmente transformam um disco recuperável em uma bagunça pior.

O aviso que eu não vejo ser enfatizado o suficiente é o pop-up do macOS que diz que o disco está ilegível e oferece inicializá-lo. Não clique em nada que crie, apague, formate, converta ou configure o disco. O mesmo vale para tentar comandos aleatórios de terminal de posts antigos sobre recuperação de HFS+. Contêineres APFS, volumes, snapshots e criptografia acrescentam esquisitices suficientes para que um comando que parece inofensivo ainda possa gravar no disco.

Concordo com o conselho de clonar primeiro, mas certifique-se de que o destino seja maior que todo o disco físico ou contêiner APFS, não apenas maior que os arquivos que você espera recuperar. As pessoas subestimam isso quando o volume costumava mostrar 300 GB usados em uma unidade de 1 TB. A criação da imagem ainda pode precisar de espaço para o dispositivo de 1 TB. Se você puder fazer uma imagem somente leitura a partir de outro Mac ou de um sistema externo inicializado, esse é um lugar mais seguro para deixar o software de recuperação trabalhar por horas.

Depois disso, o Disk Drill é uma ferramenta razoável para tentar, mas eu não julgaria a varredura apenas pelo fato de ela mostrar o nome antigo do volume. Às vezes, uma varredura de recuperação APFS encontra os dados sob um contêiner genérico ou seção de perdidos, especialmente se os registros do volume estiverem danificados. Visualize também alguns arquivos comuns, como PDFs, fotos e documentos que você sabe que deveriam abrir. Uma lista de arquivos com nomes de arquivo é boa, mas não prova que o conteúdo está intacto.

Se o FileVault estava ativado, mantenha a senha/chave de recuperação à mão e não apague o Mac achando que pode reinstalar e depois recuperar. A criptografia muda toda a situação. Sem conseguir desbloquear o volume APFS, a maioria dos resultados de recuperação para consumidores será ruído inútil. E se a unidade começar a se desconectar, ficar extremamente lenta ou apresentar erros de E/S durante a criação da imagem, pare aí. Esse é o ponto em que persistência não é bravura, é apenas desgaste extra na única cópia.