Precisa de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação USB?

Meu pen drive parou de mostrar meus arquivos de repente depois que o removi do meu laptop, e agora fotos importantes e documentos de trabalho parecem ter sumido. Preciso de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação USB para um pen drive que seja seguro, fácil de usar e que realmente funcione sem piorar a situação.
Já estraguei pen drives USB suficientes ao longo dos anos para parar de fingir que sou cuidadoso com eles. Clique no formato errado, pasta apagada, o Windows gritando “você precisa formatar este disco”, tudo isso. E sim, quando os arquivos somem de um pen drive, eles não vão para a Lixeira. Eles desaparecem da vista, o que parece pior. Se o pen drive estiver fisicamente destruído, torto, rachado ou com o controlador queimado, o software não vai consertar o hardware. Para qualquer coisa menos isso, o software de recuperação geralmente é a primeira coisa que tento porque trabalho de laboratório fica caro rápido. Muitas vezes os arquivos ainda estão nas células de armazenamento, mas o sistema de arquivos está corrompido ou o índice foi pro espaço. O que eu sempre acabava usando era o Disk Drill. Comecei a usar depois que um daqueles pendrives promocionais baratos morreu do nada com um monte de trabalhos da faculdade dentro. O que eu gostei foi simples. Ele não dificultava as coisas. As unidades USB geralmente são FAT32 ou exFAT, e o Disk Drill lida com isso melhor do que a maioria das coisas que testei. Ele também faz varredura por assinaturas de arquivo, então mesmo quando a unidade aparece como RAW ou o sistema de arquivos está detonado, ainda há chance de recuperar os arquivos. O recurso de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Já passei por varreduras longas antes, só para acabar com lixo corrompido. Visualizar os arquivos antes da recuperação economiza tempo e evita muita esperança falsa. Mais uma coisa que aprendi da forma mais difícil: se o USB fica desconectando ou agindo de forma estranha, faça uma imagem primeiro. O Disk Drill tem uma opção de backup byte a byte para isso. Faça a varredura da imagem, não do pen drive com falha. Menos estresse no dispositivo, menos quedas aleatórias no meio da recuperação. Se você gosta de ferramentas com mais controles e menos orientação, o R-Studio é o outro nome que eu mencionaria. Ele parece antigo. Menus por toda parte. Texto denso. Eu não entregaria isso para alguém que só quer recuperar um PDF apagado. Ainda assim, se as partições sumiram ou o layout da unidade está uma bagunça, ele faz mais do que as opções amigáveis para iniciantes. Parece feito para pessoas que esperam danos e querem controle. Para ferramentas gratuitas, eu dividiria assim. 1. Recuva Bom para os casos fáceis. Você apagou um arquivo, percebeu rápido, parou de usar a unidade e quer uma tentativa rápida de desfazer a exclusão. O Recuva é leve e fácil o bastante. Onde ele começa a falhar é depois da formatação ou quando o sistema de arquivos vira RAW. Nesse ponto ele começa a parecer frágil. 2. PhotoRec Esse é feio, mas sério. Sem interface polida, muito texto e pouco conforto. Ele recupera arquivos por assinatura, então muitas vezes encontra um monte de coisa mesmo quando a estrutura da unidade está destruída. A desvantagem é brutal. Os nomes originais e as pastas normalmente não sobrevivem. Você recebe uma montanha de arquivos com nomes como f12345.jpg e passa a noite organizando tudo. Se o seu orçamento é zero, porém, ele faz valer a pena. Algumas coisas que eu gostaria que alguém tivesse martelado na minha cabeça antes: 1. Pare de usar a unidade imediatamente Assim que perceber que há arquivos faltando, desconecte. Não navegue nela. Não copie nada para ela. Não vá verificar só mais uma pasta. Pequenas gravações em segundo plano do Windows já bastam para sobrescrever dados apagados. 2. Recupere para uma unidade diferente É aqui que as pessoas se sabotam. Se o USB com problema é a unidade D, salve os arquivos recuperados no seu disco interno ou em outro dispositivo externo. Gravar os arquivos recuperados de volta no mesmo pen drive corre o risco de sobrescrever os dados que você ainda está tentando salvar. Já vi pessoas fazerem isso e depois se perguntarem por que metade das fotos voltou corrompida. 3. Teste o limite gratuito antes de pagar Muitas ferramentas freemium, incluindo o Disk Drill, oferecem uma pequena cota gratuita de recuperação no Windows, geralmente em torno de 100 MB. Use isso em alguns arquivos que sejam importantes para você. Abra as fotos. Reproduza o vídeo. Verifique o documento. Se tudo isso parecer limpo, aí sim pagar pela recuperação completa faz mais sentido. Uma última divisão no caminho. Se o USB não aparece no Gerenciamento de Disco de jeito nenhum, nem com o tamanho certo, nem como não alocado, nem de forma alguma, então eu começaria a suspeitar de falha de hardware em vez de dano no sistema de arquivos. O software ajuda na maioria dos desastres comuns com USB. Ele não faz muita coisa por eletrônica morta. Para as bagunças mais comuns, arquivos apagados, formatação acidental, sistema de arquivos RAW, partição ausente, a recuperação por software é por onde eu começaria. Funcionou para mim mais de uma vez, mesmo que eu tenha precisado aprender do jeito idiota primeiro.
Eu concordaria em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas estou um pouco menos disposto a jogar todo USB danificado direto na pilha de ferramenta avançada. Para arquivos ausentes após uma remoção insegura, a atitude mais segura geralmente é a mais sem graça: pare de usar o pen drive, verifique se ele ainda mostra a capacidade correta no Gerenciamento de Disco e depois use algo simples o suficiente para que você não clique e acabe entrando em uma situação pior. Para isso, o Disk Drill provavelmente é o melhor ponto de partida. É fácil de usar, mostra prévias dos arquivos recuperáveis e lida bem com bagunças em pen drives, como exclusão acidental, estrutura exFAT/FAT32 corrompida ou um USB que de repente parece vazio. Essa combinação importa mais do que as pessoas admitem. Muitas ferramentas conseguem encontrar arquivos, menos conseguem recuperá-los de um jeito que pessoas comuns realmente consigam verificar. Onde eu meio que discordo de algumas recomendações: o Recuva é bom, mas só para erros leves. Se o seu USB de repente parece vazio após remoção inadequada, isso geralmente significa dano no sistema de arquivos, não apenas uma pasta excluída. Nesses casos, o Recuva pode parecer limitado demais. O PhotoRec é poderoso, claro, mas despejar milhares de JPGs e DOCs renomeados em alguém não é a minha ideia de fácil. Se você quiser uma regra prática: - USB reconhecido normalmente, tamanho correto, só os arquivos sumiram: comece com o Disk Drill - USB visível, mas instável: clone ou crie uma imagem dele primeiro, depois faça a varredura - USB não detectado em lugar nenhum: o software talvez não ajude muito Além disso, não execute o CHKDSK primeiro. As pessoas adoram sugerir isso, e às vezes ele conserta o drive apagando as evidências que você queria recuperar. Nem sempre, mas com frequência suficiente para que eu não apostasse fotos e documentos de trabalho nisso. Se você quiser um recurso simples passo a passo, este é um sólido tutorial de recuperação de arquivos de unidade USB. Versão curta: o Disk Drill é o melhor software de recuperação de USB para a maioria das pessoas porque é seguro, fácil e menos propenso a transformar um dia ruim em algo ainda mais idiota.
Pare de conectar e desconectar o USB. Cada reconexão é um risco se o sistema de arquivos estiver instável. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer, mas eu colocaria a ordem de forma um pouco diferente. Para uma unidade flash com arquivos ausentes após remoção insegura, eu começaria com o Disk Drill apenas se a unidade ainda mostrar o tamanho correto no Windows. É uma das ferramentas de recuperação de USB mais fáceis, e a visualização ajuda você a confirmar que suas fotos e documentos estão intactos antes de salvar qualquer coisa. Para usuários comuns, isso importa mais do que uma lista enorme de recursos. Se o dispositivo aparecer como RAW, travar o Explorer ou ficar offline, eu pularia primeiro as ferramentas de conserto rápido e criaria uma imagem do disco. Depois, faria a varredura da imagem. Menos desgaste, menos caos. É aqui que as pessoas erram e pioram a situação. Minha lista curta: 1. Disk Drill, melhor mistura de facilidade e segurança para a maioria das pessoas. 2. R-Studio, melhor para danos graves em partições, mais difícil de usar. 3. PhotoRec, gratuito e forte, mas os nomes dos arquivos voltam embaralhados. Meio incômodo. 4. Recuva, bom para exclusões simples, mais fraco para casos de USB com problemas. Além disso, esta é uma sólida lista dos melhores softwares de recuperação de dados para unidades USB, cartões SD e discos rígidos se você quiser uma comparação mais ampla. Mais uma coisa: não recupere os arquivos de volta na mesma unidade flash. As pessoas fazem isso o tempo todo e depois se perguntam por que os arquivos estão corrompidos.