Apaguei acidentalmente fotos do meu cartão SD depois que uma transferência da câmera deu errado, e agora imagens importantes estão faltando. Estou procurando o melhor software de recuperação de fotos para um cartão SD que seja seguro, fácil de usar e que realmente funcione. Se alguém tiver recomendações para recuperar fotos apagadas de um cartão SD, eu realmente agradeceria a ajuda.
Já passei por isso depois de casamentos, lotes de fotos de viagem, até numa tarde idiota em que apaguei um cartão na câmera antes do café. Você conecta o cartão SD e o Windows mostra a mensagem “formatar esta unidade”, ou percebe que a câmera engoliu a pasta. Sensação horrível. Eu conheço bem.
Backups ajudam até deixarem de ajudar. Já vi apps de sincronização copiarem a exclusão entre dispositivos como se estivessem me fazendo um favor. Também já perdi arquivos antes mesmo de o backup rodar. Nesse ponto, software de recuperação é a única coisa que sobra na mesa.
O que eu tentaria primeiro
Se você quer a opção com a qual tive menos problemas, comece com Disk Drill. Sempre acabava voltando para ele porque é fácil de usar quando você está estressado e tentando não piorar a situação. O visual é limpo. Você escolhe o cartão, escaneia, espera, visualiza, recupera. Sem ritual estranho.
O motivo maior para eu mantê-lo instalado eram os resultados. Nos testes que vi, as taxas de recuperação ficaram em torno de 91%, o que bateu bem de perto com o que consegui em cartões SD danificados e em alguns pendrives problemáticos. Não é perfeito, nenhuma ferramenta é, mas foi melhor do que a maior parte das coisas que testei.
Onde ele se destacou para mim foi em vídeo. Câmeras de ação, drones, câmeras mirrorless, elas costumam espalhar os dados de vídeo em blocos pelo cartão. Muitos aplicativos detectam o clipe, deixam você recuperá-lo, depois você abre e ele pula, congela ou nem reproduz. O Disk Drill faz um trabalho melhor reconstruindo esses arquivos fragmentados em algo utilizável. Se você fotografa em RAW, ele também lida com os formatos que as pessoas realmente usam, CR3, NEF, ARW, e a pilha habitual de outros. Também há uma cota gratuita de recuperação, então você consegue ter uma leitura rápida se o seu caso tem salvação antes de pagar.
Se seu orçamento é zero
Usei o PhotoRec quando não queria gastar nada e aceitava trocar conforto por força bruta. É gratuito, de código aberto e feio naquele estilo antigo de terminal. Você não fica clicando muito. Vai avançando por menus de texto e tentando não escolher o disco errado enquanto está meio em pânico.
Ele escaneia setores brutos e procura assinaturas de arquivos em vez de depender do sistema de arquivos. Isso importa quando a estrutura do cartão está destruída. Já consegui com ele JPEGs e arquivos RAW em mídias que outras ferramentas mal reconheceram. A desvantagem é cruel, porém. Você perde os nomes originais. Você perde a estrutura de pastas. Acaba com um monte de arquivos chamados algo como f12345.jpg e resolve tudo na mão. Se você tem 4.000 imagens de uma viagem, boa sorte com a sua noite.
Também existe o QPhotoRec, que coloca uma interface leve por cima dele. Eu testei. Ajuda um pouco. Ainda parece bem bruto.
Outras ferramentas que usei quando a situação era mais específica
-
DiskGenius funcionou bem para recuperação de imagens RAW e trabalho mais profundo em disco quando eu precisava de mais controle. É rápido. Também tem uma aparência antiga, e eu quero dizer antiga mesmo. Eu não colocaria isso na mão de alguém que quer um processo simples de dois cliques.
-
DiskDigger fez sentido no Android quando eu tentava recuperar arquivos direto do telefone. Tem um detalhe importante aqui. Se o telefone não tiver root, normalmente você consegue miniaturas, imagens em cache ou restos menores em vez dos arquivos originais completos.
-
Recuva ainda é decente para os casos fáceis no Windows. Se você apagou uma pasta de uma unidade saudável há dez minutos e parou de mexer nela, eu tentaria. Para cartões corrompidos ou varreduras profundas, eu parti para outra bem rápido.
A parte em que as pessoas pioram tudo
Pare de usar o cartão agora. Não tire mais uma foto. Não copie arquivos aleatórios para ele. Não o formate para ver se ajuda. Cada gravação reduz suas chances.
E quando recuperar os arquivos, mande-os para outro lugar. Sua área de trabalho, outro SSD, um drive externo, tanto faz. Não de volta para o mesmo cartão SD. Eu realmente vi gente fazer isso. Deu tão errado quanto você imagina.
Mais uma coisa, use um leitor de cartões dedicado se isso for um cartão SD. Não o deixe na câmera e conecte por USB. As câmeras costumam bloquear o acesso de nível mais baixo de que os apps de recuperação precisam para uma varredura adequada. Um leitor barato normalmente funciona melhor do que o caminho pelo cabo da câmera.
Minha versão curta
Se eu quisesse a melhor chance de recuperar fotos ou vídeo sem transformar isso num projeto paralelo, eu começaria com Disk Drill. Se o problema for dinheiro e você não se importar com limpeza extra depois, o PhotoRec ainda vale seu tempo. Se a exclusão foi recente e simples no Windows, o Recuva está ok.
O que importa primeiro é rapidez e contenção. Pare de gravar no cartão, use um leitor, recupere para outra unidade. Aprendi essas regras do jeito difícil, duas vezes eu acho. Talvez três.
Pare de usar o cartão SD. Isso importa mais do que o aplicativo.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: o Disk Drill é o lugar mais fácil para começar se você quer um software de recuperação de fotos de cartão SD que não faça você perder tempo. Ele faz a varredura rápido, visualiza os arquivos bem e tende a recuperar conjuntos RAW e JPG de forma mais limpa do que muitas ferramentas antigas. Para a maioria das pessoas, essa é a melhor primeira escolha.
Onde eu discordo um pouco é sobre o Recuva. Eu o ignoraria para cartões SD de câmera, a menos que a exclusão tenha sido recente e simples. Ele deixa passar coisa demais quando o cartão fica bagunçado ou a tabela de arquivos é danificada.
Minha lista curta:
- Disk Drill, melhor combinação de facilidade, visualização e qualidade de recuperação.
- R-Studio, melhor se você quiser controle mais profundo e trabalho com sistema de arquivos, mas a interface é menos amigável.
- RescuePRO Deluxe, vale a pena testar se o seu cartão SD veio com um código de licença. A SanDisk costuma incluí-lo. Os resultados são decentes para casos de perda de fotos.
- PhotoRec, opção gratuita forte, mas organizar os arquivos recuperados é um saco.
Algumas dicas práticas.
Use um leitor de cartão, não o cabo da câmera.
Recupere para o seu computador ou outra unidade, não de volta para o cartão SD.
Se o cartão mostrar erros, faça primeiro uma imagem dele com algo como USB Image Tool ou R-Studio.
Além disso, vale a pena dar uma olhada neste resumo sobre outras ferramentas de recuperação de imagem:
melhor software de recuperação de imagens para cartões SD e fotos excluídas
Se você quiser o caminho fácil e mais seguro, comece primeiro com o Disk Drill. Se ele encontrar as prévias ausentes, você está em uma situação razoável. Se ele encontrar arquivos corrompidos ou nada útil, passe para o R-Studio ou PhotoRec. Não fique refazendo a varredura do cartão em aplicativos aleatórios por horas enquanto ainda o conecta à câmera.
Na verdade, eu dividiria isso em duas situações, porque as pessoas costumam juntar tudo e a solução nem sempre é a mesma.
Se o cartão SD ainda aparece normalmente e as fotos só foram apagadas depois da confusão na transferência, o Disk Drill provavelmente é a melhor primeira tentativa. Não porque seja mágico, mas porque é uma das ferramentas mais fáceis de usar sem você acabar clicando e criando um problema ainda maior. A visualização prévia é sólida, e isso importa mais do que as pessoas admitem. Se você consegue visualizar as fotos perdidas antes da recuperação, isso é um ótimo sinal.
Onde eu meio que discordo de @mikeappsreviewer e @espritlibre é nesse hábito de testar vários aplicativos um atrás do outro. Em cartões instáveis, isso pode virar horas de novas varreduras, reconexões do cartão e estresse extra sem motivo. Eu escolheria uma ferramenta fácil primeiro, e depois uma ferramenta mais profunda só se fosse necessário.
Minha ordem seria:
- Disk Drill para fotos apagadas no cartão SD, especialmente se você quer algo seguro e fácil.
- R-Photo se você quer uma opção gratuita focada em fotos no Windows. Fala-se menos dele, mas é surpreendentemente decente para recuperação de imagens.
- PhotoRec só se a estrutura do cartão estiver corrompida e você não se importar de organizar depois uma pilha enorme de nomes de arquivo horríveis.
Além disso, se o cartão estiver se comportando de forma estranha, desconectando, pedindo para formatar ou não montando corretamente, não continue mexendo nele. Faça uma imagem do cartão primeiro, se possível, e depois escaneie a imagem em vez do próprio cartão. Essa é a parte que as pessoas pulam e depois ficam se perguntando por que os arquivos recuperados voltam corrompidos.
Para quem também está lidando com um cartão que nem aparece corretamente, esta discussão é relevante: como recuperar fotos de um cartão microSD não detectado no seu laptop
Versão curta: para o melhor software de recuperação de fotos de cartão SD, eu começaria com Disk Drill. Se ele mostrar uma prévia dos seus arquivos, recupere-os imediatamente para outra unidade. Se não, passe para uma ferramenta com estilo mais forense em vez de simplesmente testar cinco aplicativos aleatórios em sequência.
Um ângulo que acho que está faltando em @espritlibre, @ombrasilente e @mikeappsreviewer é o seguinte: se a transferência “apagou” fotos, algumas ainda podem existir nas pastas ocultas de metadados da câmera ou como entradas vinculadas a arquivos sidecar, então uma ferramenta com boa visualização prévia e reconhecimento de RAW importa mais do que a velocidade bruta de varredura.
É por isso que eu ainda tenderia a escolher o Disk Drill primeiro para recuperação de fotos em cartão SD, mas não exatamente pelo mesmo motivo que eles deram.
Prós do Disk Drill
- Muito fácil verificar os arquivos antes da recuperação
- Bom suporte para formatos comuns de fotos de câmera
- Interface mais limpa do que a maioria das ferramentas de recuperação
- Razoavelmente bom para lidar tanto com exclusão acidental quanto com corrupção leve
Contras do Disk Drill
- Varreduras profundas ainda podem retornar muito lixo
- Não é a opção mais barata se a recuperação gratuita não for suficiente
- Se o cartão estiver falhando fisicamente, ele não vai consertar isso magicamente
Pequena discordância: eu não recorreria ao PhotoRec tão rápido, a menos que nomes de arquivos e estrutura de pastas não signifiquem nada para você. Para ensaios de eventos ou álbuns de família, essa bagunça pode ser brutal.
Minha opinião:
- Disk Drill para a primeira tentativa mais fácil e segura
- R-Studio se você precisar de controle em nível forense
- RescuePRO apenas se você já o tiver incluído com o cartão
Se as visualizações prévias parecerem boas no Disk Drill, recupere imediatamente para outra unidade e pare de experimentar. Se as visualizações prévias estiverem quebradas, o problema pode ser dano no cartão, não apenas exclusão.