Posso recuperar vídeos excluídos de um cartão SD depois de apagá-los?

Excluí acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD ao liberar espaço e agora realmente preciso de ajuda para recuperá-los. O cartão estava na minha câmera, e as gravações incluem memórias pessoais das quais não tenho backup em nenhum outro lugar. Estou procurando a melhor maneira de recuperar vídeos excluídos de um cartão SD após uma exclusão acidental sem piorar a situação.

Vídeo excluído de um cartão SD, o que eu fiz primeiro

Aquela sensação ruim bate rápido quando você percebe que um vídeo sumiu. Já passei por isso algumas vezes. Primeiro passo, pare. Não continue gravando. Não mexa no cartão.

A maioria dos vídeos excluídos não some na hora. A entrada do arquivo é removida, ou o espaço é marcado como livre, enquanto os dados do vídeo geralmente continuam lá até que algo novo seja gravado por cima. Então suas chances dependem mais de uma coisa do que de qualquer outra, você não gravar coisas novas no cartão.

1. Pare de usar o cartão

Esta parte é a mais importante.

Eu evitaria tudo isso imediatamente:

• gravar mais vídeos
  • tirar fotos
  • copiar arquivos para o cartão
  • formatá-lo

Retire o cartão SD e deixe-o em paz até estar pronto para escaneá-lo. Aprendi isso da pior forma uma vez. Continuei testando a câmera, gravei dois clipes, e uma dessas gravações apagou o arquivo que eu estava tentando salvar. Erro idiota.

2. Verifique se o computador ainda reconhece o cartão

Antes das ferramentas de recuperação, confirme se o cartão aparece de alguma forma.

Algumas coisas que eu tentaria:

1. Usar outro leitor de cartão
  2. Trocar para outra porta USB
  3. Conectá-lo a um segundo computador
  4. Abrir o Gerenciamento de Disco no Windows e ver se o cartão aparece lá

Se o Windows disser que o cartão está como RAW, ou continuar pedindo para formatá-lo, não faça isso ainda. Muitos aplicativos de recuperação ainda conseguem ler cartões nesse estado. Se o cartão não aparecer em lugar nenhum, então eu começaria a pensar menos em exclusão e mais no cartão ou no leitor estarem com defeito.

3. Escaneie com um software de recuperação

Para arquivos de vídeo, tive uma experiência razoável com o Disk Drill.

Por que gostei dele, motivo simples. Ele reconheceu muitos formatos, e o modo de recuperação focado em câmera ajudou com arquivos de vídeo fragmentados de dispositivos que salvam as gravações em partes. Já vi isso fazer mais diferença com câmeras de ação e drones do que com arquivos de foto comuns.

Coisas com as quais ele costuma lidar bem incluem gravações de:

• GoPro
  • drones DJI
  • câmeras Sony
  • outras câmeras com armazenamento de vídeo fragmentado

No Windows, ele permite recuperar até 100 MB grátis. Para um vídeo completo, 100 MB muitas vezes não é nada, sim. Ainda assim é útil, porque você pode escanear, visualizar os resultados e ver se o seu clipe está lá antes de gastar dinheiro.

Se você quiser uma opção gratuita, vale a pena testar o PhotoRec. Ele funciona melhor do que muita gente imagina. Pontos negativos, os nomes dos arquivos geralmente voltam bagunçados, e a estrutura de pastas muitas vezes desaparece. Você recupera os dados, mas não a organização.

4. Recupere os arquivos sem piorar a situação

O processo é simples o bastante:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões
  2. Execute uma varredura completa, ou uma varredura profunda se a ferramenta oferecer isso
  3. Filtre os resultados para arquivos de vídeo
  4. Visualize o que parecer ser a sua gravação perdida
  5. Salve os arquivos recuperados em outra unidade

Não os salve de volta no mesmo cartão SD. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas fazem isso. Se você gravar os arquivos recuperados no cartão de origem, corre o risco de sobrescrever coisas que a varredura ainda não extraiu.

Use o disco do seu PC, um SSD externo, qualquer outra coisa.

5. Se o vídeo recuperado parecer corrompido

Isso acontece. Você recupera o arquivo, ele está lá, mas não reproduz.

A primeira coisa que eu tentaria é o VLC Media Player. O VLC lê arquivos danificados melhor do que muitos reprodutores padrão. Já tive clipes que falharam no Filmes e TV e abriram normalmente no VLC na mesma máquina.

Se o VLC também não conseguir, ferramentas de reparo de vídeo às vezes ajudam. Algumas delas reconstruem o arquivo usando um clipe de amostra bom da mesma câmera com as mesmas configurações. Estranhamente específico, mas isso importa. Mesma resolução, mesmo codec, mesma taxa de quadros, mesmo dispositivo. Quanto mais próximo, melhor a chance.

E sim, ignore qualquer aviso de formatação até depois da recuperação. O Windows adora mostrar essa mensagem. Não clique nela só porque está com pressa.

O que mais importou no meu caso

Duas coisas:

• parar de usar o cartão rapidamente
  • iniciar a recuperação antes que novos dados sobrescrevam os antigos

Se o seu cartão ainda monta, suas chances geralmente são razoáveis. Se ele sumiu de todos os leitores e de todos os PCs, isso parece mais problema de hardware do que uma exclusão simples. É outro problema.

Se você está fazendo isso agora, mantenha tudo simples. Remova o cartão. Leia-o em um computador. Escaneie. Recupere para outra unidade. Sem etapas extras, sem adivinhação, sem clicar em tudo no pânico. É assim que as pessoas perdem o arquivo de vez.

Sim, se o cartão foi apenas apagado ou os arquivos foram excluídos, as taxas de recuperação costumam ser razoáveis. O grande fator é a taxa de sobrescrita. Quando novos clipes ocupam os mesmos blocos, essas partes se perdem.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar rapidamente. Discordo um pouco sobre esperar tempo demais para testar opções. O tempo importa menos do que as gravações. O que importa é fazer primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois escanear a imagem, não o próprio cartão. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd ajudam nisso. Se o software de recuperação travar ou ler o cartão de forma incorreta, o original permanece intacto.

Depois de criar a imagem, escaneie-a com Disk Drill ou PhotoRec. O Disk Drill é mais fácil para a maioria das pessoas e melhor se você quiser pré-visualizações e filtragem de arquivos. Se os seus vídeos vieram de uma câmera usando exFAT, a exclusão muitas vezes remove entradas de diretório, mas deixa os clusters intactos até serem reutilizados. É por isso que a recuperação funciona com tanta frequência.

Se a câmera fez uma formatação completa, as chances caem. A formatação rápida é menos ruim.

Além disso, verifique o app ou a sincronização em nuvem da marca da sua câmera, alguns salvam arquivos proxy ou importações automáticas. A chance é pequena, mas vale 2 min.

Se você quiser um passo a passo visual, este guia passo a passo para recuperação de vídeo em cartão SD é mais fácil de acompanhar do que posts aleatórios de fórum, para ser sincero.

Salve todos os arquivos recuperados no seu computador, não no cartão SD. Mesmo que os nomes dos arquivos pareçam bagunçados, abra cada arquivo. Já tive clipes que voltaram com nomes sem sentido, mas reproduziam normalmente.

Sim, normalmente você consegue, mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @techchizkid disseram: se os vídeos importam muito, não fique repetindo varreduras com toda ferramenta que encontrar. Muita gente transforma uma tentativa de recuperação limpa em uma bagunça ao mexer no cartão por horas.

Minha visão é esta:

• se foi uma exclusão normal, as chances são razoáveis
  • se foi uma formatação rápida, ainda é possível
  • se você continuou gravando depois de excluir, as chances caem rápido
  • se o cartão está falhando fisicamente, a recuperação por conta própria pode ficar feia bem rápido

Eu discordo um pouco do conselho de sempre criar uma imagem primeiro não importa o quê. Na teoria, sim. Na vida real, se o cartão está saudável e você não é muito técnico, criar uma imagem pode confundir as pessoas e atrasar a recuperação de fato. Se você souber como fazer, faça. Se não, use acesso somente leitura se possível e vá direto para um aplicativo de recuperação confiável no computador.

O que eu faria no seu caso:

1. Trave o cartão SD se ele tiver a pequena chave de proteção contra gravação.
  2. Use um leitor de cartão decente, não o cabo da câmera.
  3. Procure vídeos excluídos com o Disk Drill primeiro, porque é mais fácil classificar por tipo de vídeo, visualizar os resultados e identificar filmagens da câmera mais rápido do que em muitas ferramentas gratuitas.
  4. Recupere tudo para o seu computador ou para uma unidade externa.
  5. Só depois disso, teste reparos se alguns arquivos estiverem corrompidos.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: câmeras às vezes dividem um vídeo em vários segmentos, então seu clipe ausente pode voltar como vários arquivos. Não entre em pânico se os nomes dos arquivos parecerem estranhos ou se os horários estiverem errados. Isso é mais ou menos normal.

Se o Disk Drill encontrar os arquivos, mas eles não reproduzirem, recupere-os mesmo assim. Um arquivo recuperado corrompido ainda é melhor do que um totalmente sobrescrito. Você pode tentar reparar depois. Se o cartão começar a desconectar, travar as varreduras ou fazer cliques no leitor, pare com as tentativas por conta própria e considere um laboratório profissional. Essa parte fica cara, sim, mas filmagens de família insubstituíveis têm um tipo diferente de conta.

Também vale uma leitura rápida: melhores dicas da comunidade para recuperar vídeos excluídos de um cartão SD

Versão curta: pare de usar o cartão, recupere para outra unidade e não deixe a câmera ajudar formatando nada.

Um ângulo que não é enfatizado o suficiente por @techchizkid, @waldgeist e @mikeappsreviewer: verifique a integridade do cartão antes de fazer uma longa execução de recuperação. Se houver informações no estilo SMART disponíveis pelo seu leitor, ou se as leituras estiverem lentas e inconsistentes, o problema pode ser desgaste do controlador, não apenas exclusão. Nesse caso, varreduras profundas repetidas podem ser contraproducentes.

Eu meio que discordo do grupo do “é só escanear agora”. Se a filmagem for realmente insubstituível e o cartão estiver se comportando de forma estranha, uma passagem cuidadosa importa mais do que tentar cinco aplicativos.

Sobre o Disk Drill:

Prós

• fácil de classificar por tipos de vídeo
  • as prévias ajudam a verificar clipes rapidamente
  • bom para casos normais de exclusão acidental

Contras

• o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno para vídeo
  • menos ideal do que ferramentas de nível mais baixo quando o sistema de arquivos está muito danificado
  • pode parecer pesado em PCs fracos

Minha visão prática:

• cartão saudável + exclusão acidental = Disk Drill é uma boa primeira tentativa
  • cartão instável + filmagens de família = considere fazer uma imagem ou até procurar um laboratório de recuperação mais cedo
  • arquivos recuperados que não reproduzem não são inúteis, o reparo ainda pode funcionar depois

Além disso, se sua câmera gravou em segmentos, recupere todos os arquivos relacionados, não apenas o mais óbvio. Alguns vídeos “ausentes” são, na verdade, uma cadeia de clipes.