Por que meu iPhone está tão lento de repente quando nada mudou?

Meu iPhone começou a ficar lento de repente, mesmo que eu não tenha instalado novos apps, alterado configurações ou atualizado nada recentemente. Os apps travam, a digitação parece atrasada e alternar entre telas está demorando mais do que o normal. O que pode causar problemas repentinos de desempenho no iPhone e como posso corrigir isso?

Um iPhone quase cheio pode absolutamente fazer o aparelho inteiro parecer lento. Isso não é um mito aleatório que as pessoas repetem. O iOS precisa de espaço livre para arquivos temporários, caches, atualizações e coisas relacionadas à memória em segundo plano. Quando o armazenamento fica apertado, o telefone tem menos espaço para funcionar, e é aí que você começa a perceber as coisas irritantes: rolagem travando, digitação com atraso, aplicativos demorando uma eternidade para abrir e toda a interface parecendo pesada.

Uma boa meta é manter cerca de 10% a 20% do seu armazenamento livre. Se você está com apenas alguns GB sobrando, mesmo que pareça que ainda existe algum espaço, o telefone ainda pode começar a se comportar de forma estranha.

Dito isso, o armazenamento não é a única coisa que pode causar isso. Se isso começou logo após uma atualização do iOS, dê um pouco de tempo antes de presumir que algo está quebrado. Nas primeiras 48 a 72 horas, o telefone pode estar fazendo um monte de trabalho em segundo plano, como reindexar fotos, reconstruir dados de aplicativos e limpar arquivos. Deixá-lo conectado no Wi-Fi durante a noite por algumas noites geralmente ajuda a estabilizar.

Se já faz uma semana ou mais e ainda está ruim, verifique a Saúde da Bateria nos Ajustes. Quando a capacidade máxima cai abaixo de 80%, o gerenciamento de desempenho da Apple pode reduzir a velocidade do processador para diminuir desligamentos aleatórios. O calor também pode causar a mesma coisa, especialmente se o telefone estiver sob sol direto ou preso em uma capa grossa.

Mas, sinceramente, o armazenamento é a primeira coisa que eu verificaria. É muito fácil acabar com um monte de lixo sem perceber: fotos que parecem duplicadas, vídeos antigos em 4K, gravações de tela, capturas de tela aleatórias, tudo isso. Tentar limpar isso manualmente cansa rápido.

O que resolveu para mim foi usar o Clever Cleaner. Eu normalmente desconfio de aplicativos de limpeza porque muitos deles são apenas armadilhas de assinatura, mas este aqui era realmente gratuito, sem anúncios, paywalls ocultos ou bobagem de assinatura.

A parte útil é que ele não apenas diz para apagar coisas. A aba Heavies organiza fotos e vídeos por tamanho, para que você encontre imediatamente os clipes gigantes em 4K e as gravações de tela antigas ocupando armazenamento. Ele também mostra o tamanho do arquivo прямо na miniatura, o que facilita as decisões. A aba Similars agrupa fotos quase duplicadas, como quando você tirou dez versões da mesma imagem, e sugere a melhor para manter.

Em termos de privacidade, ele também processa tudo no telefone em vez de enviar sua biblioteca de fotos para outro lugar. Depois de liberar cerca de 20GB, a diferença foi óbvia. A lentidão desapareceu e o telefone voltou a parecer normal.

Uma coisa que as pessoas esquecem depois de limpar fotos: vá em Fotos, abra Álbuns, role até Apagados Recentemente e toque em Apagar Tudo. Caso contrário, esses arquivos podem ficar lá ocupando espaço por 30 dias.

Antes de fazer uma redefinição de fábrica, eu tentaria isto primeiro:

1. Se você acabou de atualizar o iOS, espere alguns dias e mantenha-o conectado no Wi-Fi durante a noite.
  2. Certifique-se de que o Modo de Pouca Energia não esteja ativado. O ícone amarelo da bateria pode fazer o telefone parecer mais lento.
  3. Limpe o cache do Safari nos Ajustes.
  4. Libere uma folga real de armazenamento, idealmente pelo menos 10GB ou mais.

Se o seu armazenamento está cheio do mesmo tipo de bagunça de fotos e vídeos, o Clever Cleaner é uma maneira muito mais rápida de encontrar arquivos enormes e quase duplicados do que fazer tudo manualmente.

Não comece com uma redefinição de fábrica só porque o telefone inteiro de repente parece lento. A questão do armazenamento é válida, mas uma lentidão repentina sem nenhuma mudança óbvia pode ser um processo travado, então desligue-o completamente por um minuto, ligue-o novamente e veja se um aplicativo específico ainda está deixando tudo mais lento antes de apagar metade das suas coisas.

Não presuma que “nada mudou” signifique que o telefone não esteja de repente fazendo trabalho em segundo plano. iPhones podem ficar estranhamente lentos por coisas que você não iniciou manualmente, como sincronização do Fotos do iCloud, reindexação do Mensagens, uma atualização de app travada, o Mail tentando baixar uma caixa de entrada enorme ou uma conexão de rede/VPN ruim fazendo os apps travarem.

Concordo com @techchizkid que desligar completamente é a primeira medida, não restaurar para os ajustes de fábrica. Mas, após reiniciar, eu verificaria se a lentidão é realmente do telefone inteiro ou se uma tarefa em segundo plano está prejudicando a experiência.

Vá em Ajustes > Bateria e veja as últimas 24 horas. Se você vir um app com muita Atividade em Segundo Plano, esse é o suspeito. Fotos, Mensagens, Mail, Safari, Facebook/Instagram/TikTok, apps de armazenamento em nuvem e apps de navegação são culpados comuns. Você não precisa apagar tudo imediatamente. Tente desativar a Atualização em 2º Plano para esse app, force o fechamento dele uma vez e depois reinicie.

Se a digitação está atrasada em todo lugar, verifique se você está usando um teclado de terceiros. Eles podem ficar bem lentos quando apresentam falhas. Volte para o teclado padrão da Apple por um tempo e veja se o atraso desaparece. Se isso só acontece em um app, então o telefone pode não ser o problema.

Algumas verificações rápidas antes de fazer algo drástico:

1. Desative a VPN temporariamente, se você usar uma.
  2. Desative o Modo de Pouca Energia, se estiver ativado.
  3. Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, mas não saia apagando coisas aleatórias por pânico, a menos que o armazenamento esteja realmente apertado.
  4. Veja a Saúde da Bateria. Uma bateria desgastada pode fazer o telefone parecer velho de um dia para o outro.
  5. Tire a capinha por um tempo, se o telefone estiver quente.
  6. Deixe-o conectado ao carregador no Wi-Fi por uma ou duas horas, especialmente se Fotos ou Mensagens parecerem ocupados.

O conselho sobre armazenamento acima é válido, mas eu teria cuidado com a ideia de que armazenamento é sempre a causa. Se você tiver, digamos, 40 GB livres, apagar fotos provavelmente não vai corrigir um processo descontrolado, uma atualização ruim de app ou uma falha no teclado. Se você só tem 2 GB livres, então sim, limpe primeiro.

Restaurar para os ajustes de fábrica deve ficar perto do fim da lista. Antes disso, tente Redefinir Ajustes de Rede se os apps estiverem travando em telas de carregamento, ou Redefinir Dicionário do Teclado se o principal sintoma for atraso na digitação e a autocorreção estiver agindo de forma estranha. Isso é chato porque você perderá as redes Wi-Fi salvas ou o aprendizado do teclado, mas é muito menos doloroso do que apagar o telefone inteiro.

O padrão importa. Lentidão depois de desbloquear mais telefone quente geralmente aponta para atividade em segundo plano ou calor. Lentidão ao abrir apps pesados da web pode ser rede, VPN ou DNS. Lentidão ao digitar em todos os apps pode ser teclado ou modo de baixo desempenho. Lentidão só quando o armazenamento está quase cheio provavelmente é armazenamento. Trate isso como reduzir a lista de suspeitos em vez de imediatamente escolher a opção nuclear.

Tente colocar o telefone no Modo Avião por cinco minutos, depois abra o Notas, Ajustes, Fotos e alguns apps que não precisam da internet. Se digitar e deslizar de repente parecer normal, o telefone pode não estar lento, mas sim esperando por uma rede ruim, VPN, sincronização do iCloud, Private Relay ou algum app tentando se conectar o tempo todo.

É aí que eu discordaria um pouco de partir direto para limpar o armazenamento. O armazenamento cheio pode definitivamente fazer um iPhone ficar muito lento, mas se a lentidão aparece principalmente ao abrir feeds, Safari, Mail, App Store, mapas ou qualquer coisa baseada em nuvem, apagar fotos pode não resolver o problema real. Esqueça a rede Wi‑Fi e conecte-se novamente, desative a VPN, alterne entre Wi‑Fi e dados móveis e veja se o comportamento muda. Um DNS instável ou o Wi‑Fi de hotel, trabalho ou escola pode fazer o telefone inteiro parecer com problema, porque muitos apps esperam por verificações de rede.

Se ele ainda estiver lento em Ajustes e Notas enquanto estiver totalmente offline, então sim, olhe para armazenamento, saúde da bateria, calor e atividade em segundo plano, como os outros disseram. O Clever Cleaner ou a tela integrada Armazenamento do iPhone podem ajudar a encontrar vídeos enormes, mas eu trataria isso como uma ferramenta de limpeza, não como um botão mágico de deixar o telefone rápido. A divisão rápida é: lento offline significa problema local no telefone; lento só online significa problema de conexão ou sincronização da conta. Isso evita muita exclusão desnecessária.