Devo pagar pelo Guru da Limpeza ou continuar com o Limpeza Inteligente?

Estou tentando limpar meu celular e vi muitos anúncios de aplicativos pagos como Guru de Limpeza, mas geralmente uso o aplicativo gratuito Limpador Inteligente. Alguém já usou os dois? Vale realmente a pena gastar dinheiro no Guru de Limpeza, ou a opção gratuita basicamente faz a mesma coisa? Agradeceria experiências reais antes de decidir.

Vamos falar sobre apps de limpeza de fotos e contatos: meu teste mais recente

Fui surpreendido por um daqueles avisos de “armazenamento perigosamente baixo” e decidi que era hora de desentulhar meu iPhone. Acabei testando dois apps ao mesmo tempo: Faxina Esperta (time gratuito) e Faxinador Guru (o famoso mago do paywall). O que aconteceu depois foi… digamos que minha carteira e sanidade escaparam com a Esperta, mas não com o Guru.

O verdadeiro preço de um celular limpo

Existe a promessa e existe a tela de checkout. Veja como se divide:

• Faxina Esperta te surpreende: simplesmente… é de graça. Sem anúncios chatos, sem “pague para realmente apagar” e nem um pop-up de “compre gemas para mais varreduras!”. Nenhuma compra interna. Nada disso.
  • Faxinador Guru te seduz – escaneamento grátis, que beleza! Agora, se quiser USAR mesmo as varreduras (tipo, deletar ou comprimir um arquivo), tem que desembolsar. Estamos falando de 41,90 reais/semana ou 202 reais/ano para liberar tudo. Isso mesmo, semanalmente. Tipo uma academia da pasta Fotos.

O que dá para usar de graça? (Spoiler: quase nada no Guru!)

Faxina Esperta literalmente abre as portas e te deixa usar tudo, sem limite. Já o Faxinador Guru parece um demo de 2005: dá para escanear, mas os botões de excluir/comprimir/remover estão trancados atrás do Pro.

Disputa de funções — o que cada um realmente te deixa fazer?

Aqui está o que importa — funções reais, não só promessa até você pagar.

• Faxina Esperta (tudo grátis):
    • Procura duplicatas e “parecidos” nas suas fotos.
    • Exclui capturas de tela em lote — finalmente adeus aos 152 prints de receitas esquecidas e vagas de estacionamento nunca usadas.
    • Deleta Live Fotos ou transforma em fotos comuns.
    • Caça aqueles “pesadões” — os arquivos monstros que devoram seu espaço.
  • Faxinador Guru (quase tudo bloqueado):
    • Viagem grátis pelo “escanear”, mas excluir em lote, comprimir arquivos ou juntar contatos? Só no Pro.
    • Quem assina o Pro ganha extra: comprimir vídeos, juntar contatos duplicados, inventariar arquivos pesados e algumas firulas como widgets de bateria e “cofre secreto” para quando quiser, digamos… discrição.

Avaliação na loja — hype ou números reais?

• Faxina Esperta: 4,8 estrelas de aproximadamente 3.400 pessoas. Pouca gente, mas quase tudo positivo.
  • Faxinador Guru: 4,6 de mais de 100 mil usuários — parece que paywall e truques ainda atraem multidão.

Quantos megas sobrando aí?

• Faxina Esperta: 103 MB. Nem leve, mas nada ofensivo diante de…
  • Faxinador Guru: 115 MB. Para um app praticamente fechado para quem não assina.

Quer testar/ver mais?

Resumindo

Se você quer liberar espaço — fotos, contatos, arquivos enormes — sem gastar dinheiro toda semana (quem quer isso?), Faxina Esperta é realmente grátis e não aparece com o truque do “paga pra te ajudar”. Faxinador Guru? Tem boas funções se assinar, mas o paywall é bem agressivo. Está aí minha dica — se conhece outro app grátis que vale testar, me avise. Vamos manter nossos celulares (e bolsos) mais leves juntos.

1 Like

Cara, também fui bombardeado por esses anúncios do Cleaner Guru, tipo, a cada três rolagens no Insta eles prometem transformar seu celular em um Ferrari leve em troca da sua carteira. Já testei os dois—depois disso, o @resenhadeaplicativomike fez uma análise bem detalhada com prints e tudo, mas vou dar meu pitaco de quem usou.

Sinceramente, se o seu objetivo principal é liberar espaço, principalmente fotos e contatos duplicados, e você não liga pra esses “cofres secretos” ou firulas tipo widgets de bateria, não está perdendo nada ficando com o App Limpeza Inteligente. Ele faz bem o serviço, sem ameaças do tipo “armazenamento em risco! Desbloqueie agora!”, e o grátis é real mesmo (um achado hoje em dia).

O Cleaner Guru não é ruim, tecnicamente falando. O visual é bom e a verificação detecta bastante coisa. Mas ter que pagar pela função básica (como apagar mais do que só uma prévia do lixo) parece pegadinha. Os extras como compressão de vídeo e cofre valem a assinatura recorrente? A menos que você guarde centenas de horas de 4K TikToks ou esconda contatos “secretos”, provavelmente não. Testei o período grátis—cancelei no dia, não senti falta nenhuma no meu celular.

Uma pequena discordância com o Mike sobre a função de fusão de contatos: Beleza, o Guru une contatos, mas se você usa iPhone, o próprio iOS faz isso no app Contatos (só que sem firula). Então, a não ser que você tenha milhares de listas antigas importadas, economizava essa grana.

O App Limpeza Inteligente resolve o básico sem cobrarem por isso. Se seu espaço está tão crítico, vale lembrar de fazer backup manual pelo iCloud ou Google Fotos também, só pra garantir mesmo. Resumindo: Guarde seu cartão, passe o Guru a menos que você queira muito os widgets “premium” deles.

Alguém realmente ficou usando o Cleaner Guru por mais de uma semana? Queria saber se a vida “Pro” é revolução ou só mais uma assinatura jogada fora.

Aqui vai minha opinião sincera (com um pouco de ironia para aqueles anúncios infinitos do Guru do Insta): Não pague a menos que você REALMENTE, REALMENTE precise de todos os recursos extras. Sério, 8 reais por semana? Esse é basicamente o meu orçamento do almoço. Testei ambos como o pessoal aqui, e sim, o Faxineiro Guru tem uns recursos premium mais chamativos, mas para a maioria das pessoas que só querem se livrar de 300 memes borrados e uma selva de capturas de tela, o Aplicativo Faxineiro Esperto faz o que você precisa por 0 reais. E podemos parar de fingir que “cofres secretos” são indispensáveis? Se você está escondendo tanta coisa assim, talvez repense seus hábitos de fotos.

Vou discordar rapidamente do “Guru é totalmente inútil sem pagar”: A verificação é ótima, eles têm uma interface limpa, mas o bloqueio de pagamento aparece bem rápido. A não ser que você fique mesclando contatos antigos ou comprimindo vídeos 4K toda semana (você tem tanto drama assim no seu rolo de câmera?), o Guru não oferece mais valor que o Faxineiro Esperto.

Pra falar a verdade, meu iPhone ficou muito mais leve e fácil de gerenciar depois de usar o Aplicativo Faxineiro Esperto—sem cobranças surpresas, sem aquele drama recorrente de “você TEM CERTEZA que quer perder esses arquivos… de GRAÇA?”. O único cenário em que eu veria valor no Guru é pra quem é acumulador digital e PRECISA de ferramentas de compressão toda semana, e não só uma limpeza básica.

Então é isso, a menos que sua diversão seja “gastar dinheiro em aplicativo pra apagar foto do café da manhã”, siga com o Aplicativo Faxineiro Esperto e economize sua grana pra, sei lá, um café da manhã de verdade. Alguém mais ficou sem o teste grátis do Guru e nada de ruim aconteceu? Porque comigo foi igual.