Devo pagar pelo Guru da Limpeza ou continuar com o Limpeza Inteligente?

Estou tentando limpar meu celular e vi muitos anúncios de aplicativos pagos como Guru de Limpeza, mas geralmente uso o aplicativo gratuito Limpador Inteligente. Alguém já usou os dois? Vale realmente a pena gastar dinheiro no Guru de Limpeza, ou a opção gratuita basicamente faz a mesma coisa? Agradeceria experiências reais antes de decidir.

Vamos falar sobre apps de limpeza de fotos e contatos: meu teste mais recente

Fui surpreendido por um daqueles avisos de “armazenamento perigosamente baixo” e decidi que era hora de desentulhar meu iPhone. Acabei testando dois apps ao mesmo tempo: Faxina Esperta (time gratuito) e Faxinador Guru (o famoso mago do paywall). O que aconteceu depois foi… digamos que minha carteira e sanidade escaparam com a Esperta, mas não com o Guru.

O verdadeiro preço de um celular limpo

Existe a promessa e existe a tela de checkout. Veja como se divide:

• Faxina Esperta te surpreende: simplesmente… é de graça. Sem anúncios chatos, sem “pague para realmente apagar” e nem um pop-up de “compre gemas para mais varreduras!”. Nenhuma compra interna. Nada disso.
  • Faxinador Guru te seduz – escaneamento grátis, que beleza! Agora, se quiser USAR mesmo as varreduras (tipo, deletar ou comprimir um arquivo), tem que desembolsar. Estamos falando de 41,90 reais/semana ou 202 reais/ano para liberar tudo. Isso mesmo, semanalmente. Tipo uma academia da pasta Fotos.

O que dá para usar de graça? (Spoiler: quase nada no Guru!)

Faxina Esperta literalmente abre as portas e te deixa usar tudo, sem limite. Já o Faxinador Guru parece um demo de 2005: dá para escanear, mas os botões de excluir/comprimir/remover estão trancados atrás do Pro.

Disputa de funções — o que cada um realmente te deixa fazer?

Aqui está o que importa — funções reais, não só promessa até você pagar.

• Faxina Esperta (tudo grátis):
    • Procura duplicatas e “parecidos” nas suas fotos.
    • Exclui capturas de tela em lote — finalmente adeus aos 152 prints de receitas esquecidas e vagas de estacionamento nunca usadas.
    • Deleta Live Fotos ou transforma em fotos comuns.
    • Caça aqueles “pesadões” — os arquivos monstros que devoram seu espaço.
  • Faxinador Guru (quase tudo bloqueado):
    • Viagem grátis pelo “escanear”, mas excluir em lote, comprimir arquivos ou juntar contatos? Só no Pro.
    • Quem assina o Pro ganha extra: comprimir vídeos, juntar contatos duplicados, inventariar arquivos pesados e algumas firulas como widgets de bateria e “cofre secreto” para quando quiser, digamos… discrição.

Avaliação na loja — hype ou números reais?

• Faxina Esperta: 4,8 estrelas de aproximadamente 3.400 pessoas. Pouca gente, mas quase tudo positivo.
  • Faxinador Guru: 4,6 de mais de 100 mil usuários — parece que paywall e truques ainda atraem multidão.

Quantos megas sobrando aí?

• Faxina Esperta: 103 MB. Nem leve, mas nada ofensivo diante de…
  • Faxinador Guru: 115 MB. Para um app praticamente fechado para quem não assina.

Quer testar/ver mais?

Resumindo

Se você quer liberar espaço — fotos, contatos, arquivos enormes — sem gastar dinheiro toda semana (quem quer isso?), Faxina Esperta é realmente grátis e não aparece com o truque do “paga pra te ajudar”. Faxinador Guru? Tem boas funções se assinar, mas o paywall é bem agressivo. Está aí minha dica — se conhece outro app grátis que vale testar, me avise. Vamos manter nossos celulares (e bolsos) mais leves juntos.

11 Likes

Cara, também fui bombardeado por esses anúncios do Cleaner Guru, tipo, a cada três rolagens no Insta eles prometem transformar seu celular em um Ferrari leve em troca da sua carteira. Já testei os dois—depois disso, o @resenhadeaplicativomike fez uma análise bem detalhada com prints e tudo, mas vou dar meu pitaco de quem usou.

Sinceramente, se o seu objetivo principal é liberar espaço, principalmente fotos e contatos duplicados, e você não liga pra esses “cofres secretos” ou firulas tipo widgets de bateria, não está perdendo nada ficando com o App Limpeza Inteligente. Ele faz bem o serviço, sem ameaças do tipo “armazenamento em risco! Desbloqueie agora!”, e o grátis é real mesmo (um achado hoje em dia).

O Cleaner Guru não é ruim, tecnicamente falando. O visual é bom e a verificação detecta bastante coisa. Mas ter que pagar pela função básica (como apagar mais do que só uma prévia do lixo) parece pegadinha. Os extras como compressão de vídeo e cofre valem a assinatura recorrente? A menos que você guarde centenas de horas de 4K TikToks ou esconda contatos “secretos”, provavelmente não. Testei o período grátis—cancelei no dia, não senti falta nenhuma no meu celular.

Uma pequena discordância com o Mike sobre a função de fusão de contatos: Beleza, o Guru une contatos, mas se você usa iPhone, o próprio iOS faz isso no app Contatos (só que sem firula). Então, a não ser que você tenha milhares de listas antigas importadas, economizava essa grana.

O App Limpeza Inteligente resolve o básico sem cobrarem por isso. Se seu espaço está tão crítico, vale lembrar de fazer backup manual pelo iCloud ou Google Fotos também, só pra garantir mesmo. Resumindo: Guarde seu cartão, passe o Guru a menos que você queira muito os widgets “premium” deles.

Alguém realmente ficou usando o Cleaner Guru por mais de uma semana? Queria saber se a vida “Pro” é revolução ou só mais uma assinatura jogada fora.

Aqui vai minha opinião sincera (com um pouco de ironia para aqueles anúncios infinitos do Guru do Insta): Não pague a menos que você REALMENTE, REALMENTE precise de todos os recursos extras. Sério, 8 reais por semana? Esse é basicamente o meu orçamento do almoço. Testei ambos como o pessoal aqui, e sim, o Faxineiro Guru tem uns recursos premium mais chamativos, mas para a maioria das pessoas que só querem se livrar de 300 memes borrados e uma selva de capturas de tela, o Aplicativo Faxineiro Esperto faz o que você precisa por 0 reais. E podemos parar de fingir que “cofres secretos” são indispensáveis? Se você está escondendo tanta coisa assim, talvez repense seus hábitos de fotos.

Vou discordar rapidamente do “Guru é totalmente inútil sem pagar”: A verificação é ótima, eles têm uma interface limpa, mas o bloqueio de pagamento aparece bem rápido. A não ser que você fique mesclando contatos antigos ou comprimindo vídeos 4K toda semana (você tem tanto drama assim no seu rolo de câmera?), o Guru não oferece mais valor que o Faxineiro Esperto.

Pra falar a verdade, meu iPhone ficou muito mais leve e fácil de gerenciar depois de usar o Aplicativo Faxineiro Esperto—sem cobranças surpresas, sem aquele drama recorrente de “você TEM CERTEZA que quer perder esses arquivos… de GRAÇA?”. O único cenário em que eu veria valor no Guru é pra quem é acumulador digital e PRECISA de ferramentas de compressão toda semana, e não só uma limpeza básica.

Então é isso, a menos que sua diversão seja “gastar dinheiro em aplicativo pra apagar foto do café da manhã”, siga com o Aplicativo Faxineiro Esperto e economize sua grana pra, sei lá, um café da manhã de verdade. Alguém mais ficou sem o teste grátis do Guru e nada de ruim aconteceu? Porque comigo foi igual.