Como recuperar uma unidade USB formatada depois de eu tê-la apagado acidentalmente?

Apaguei e formatei acidentalmente minha unidade USB e perdi arquivos importantes dos quais ainda preciso. Estou procurando a melhor maneira de recuperar dados de uma unidade USB formatada sem causar mais danos e agradeceria muito conselhos sobre ferramentas confiáveis de recuperação de dados USB ou etapas que possam ajudar.

Eu fiz isso uma vez com um pendrive cheio de fotos de família, e a parte mais importante era simples. Pare de gravar qualquer coisa na unidade. Agora mesmo. Se você copiar coisas novas para ela, parte dos dados antigos será substituída. Depois disso, as ferramentas de recuperação não vão conseguir trazer essas partes de volta.

O que aconteceu durante a formatação também importa. Se a formatação terminou em poucos segundos, quase com certeza foi uma formatação rápida. Esse é o melhor cenário. A formatação rápida geralmente reconstrói o sistema de arquivos e limpa o índice de arquivos, mas muitos dos dados brutos permanecem no lugar até que novos arquivos sejam gravados por cima. A formatação completa é mais agressiva. Ela grava por cima do armazenamento, então as chances de recuperação caem bastante.

Se você não tiver um backup, eu pularia as correções aleatórias no Prompt de Comando que as pessoas colam em todo lugar. O mesmo vale para ferramentas de reparo. O CHKDSK é para problemas no sistema de arquivos, não para recuperar dados de uma unidade formatada. Já vi isso piorar uma unidade que já estava problemática.

O que eu faria:

1. Desconecte o USB e pare de usá-lo.
  2. Instale um software de recuperação no disco interno do seu computador, não no USB.
  3. Conecte o pendrive novamente.
  4. Execute uma varredura completa.
  5. Verifique as prévias antes de recuperar os arquivos.
  6. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo USB.

Tive resultados razoáveis com Disk Drill. A interface é fácil de acompanhar, o que me ajudou porque eu estava meio em pânico na primeira vez que usei. Escolha o USB, execute a Varredura Universal, espere terminar e depois analise os resultados. Ele organiza por tipo de arquivo, o que me economizou tempo. A ferramenta de pré-visualização também ajudou. Se uma foto abria na pré-visualização, eu geralmente conseguia uma recuperação utilizável dela.

Uma parte de que gostei mais do que esperava foi a criação de imagem do disco. Se o USB perder a conexão, apresentar erros ou parecer instável, faça uma imagem primeiro e examine a imagem em vez de forçar a unidade original repetidamente. Isso é mais seguro quando a memória flash parece instável.

Algumas coisas mudam suas chances:

1. Se você não gravou nada novo no USB após a formatação, suas chances são melhores.
  2. Se você mudou o sistema de arquivos, a recuperação ainda pode funcionar, embora alguns detalhes dos arquivos se percam.
  3. Fotos, documentos e vídeos são alvos comuns das ferramentas de recuperação, então esses costumam ter resultados melhores do que tipos de arquivo incomuns.

Se os arquivos recuperados voltarem com nomes estranhos, eu não entraria em pânico. Vi muitos arquivos perderem o nome original depois de uma formatação. Classificar por tipo, tamanho ou data geralmente ajuda você a reorganizar tudo.

Além disso, não interrompa a varredura antes da hora. Isso já aconteceu comigo. Achei que a varredura tinha terminado porque um monte de arquivos já tinha aparecido. Mais tarde na varredura, mais coisas importantes apareceram. Deixe terminar.

Se o USB não for detectado de jeito nenhum, continuar desconectando ou o Windows mostrar o tamanho errado, o problema pode ser mais do que a formatação. Varreduras repetidas em um pendrive com falha não são uma boa ideia. Se ele permanecer conectado tempo suficiente, tente criar uma imagem primeiro. Se os arquivos forem muito importantes, eu pararia por aí e entregaria para uma assistência especializada em recuperação.

Então sim, a recuperação sem backup muitas vezes ainda é possível. Os dois grandes fatores são se foi uma formatação rápida e se você gravou algo na unidade depois. Se foi rápida, e o USB foi deixado em paz desde então, suas chances ainda são razoáveis.

Primeiro, não confie ainda no USB. Um erro de formatação é uma coisa. Um controlador de flash morrendo é outra. Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar todas as gravações, mas eu acrescentaria uma etapa antes da varredura. Verifique as informações SMART ou de saúde se a sua ferramenta mostrar isso e anote o tamanho exato da unidade no Gerenciamento de Disco. Se o Windows mostrar um tamanho falso, 0 bytes, ou se ele continuar reconectando, pare de mexer primeiro na recuperação de arquivos.

Minha opinião é um pouco diferente sobre a formatação completa. No Windows moderno, uma formatação completa de verdade geralmente apaga o suficiente para acabar com a recuperação normal, mas já vi pessoas chamarem uma reformatação rápida de formatação completa por engano. Então verifique o que aconteceu antes de desistir.

O que eu faria:

1. Conecte em uma porta USB traseira, não em um hub.
  2. Verifique o Gerenciamento de Disco. Veja se a partição e a capacidade parecem normais.
  3. Se estiver estável, faça primeiro uma imagem byte a byte. Isso importa mais do que as pessoas pensam.
  4. Faça a varredura da imagem, não do USB, com o Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação.
  5. Recupere primeiro os tipos de arquivo mais importantes, fotos, documentos, arquivos de projeto.
  6. Abra uma amostra dos arquivos recuperados antes de salvar centenas de GB de lixo.

O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de USB formatado porque lida em um só lugar tanto com resultados de varredura do sistema de arquivos quanto com recuperação baseada em assinatura. Se a árvore de pastas original desapareceu, classifique por tipo e data. É mais lento, mas muitas vezes vale a pena.

Mais uma coisa. Se o USB estava criptografado com BitLocker ou era usado em um Mac com APFS/HFS+, seus resultados dependem muito do software. As pessoas pulam isso e perdem horas.

Se você quiser um guia simples de recuperação de pen drive, este vídeo é bom:
tutorial passo a passo de recuperação de dados de pen drive USB

Além disso, se os arquivos forem coisas de negócios ou jurídicas, eu pararia depois de criar a imagem. Fazer por conta própria fica arriscado rápido. Aprendi isso da pior forma, duas vezes.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @voyageurdubois disseram: não julgue a recuperação pelo resultado da primeira verificação. Unidades USB formatadas muitas vezes parecem vazias no nível do sistema de arquivos, mas verificações mais profundas por assinatura ainda podem encontrar uma tonelada de dados com nomes/pastas ausentes. As pessoas desistem cedo demais e acham que falhou.

Além disso, um pequeno detalhe: criar uma imagem primeiro é o ideal, mas em um pendrive barato e saudável que foi formatado por acidente e ainda está estável, eu não complicaria demais se você não for muito técnico. Se o dispositivo estiver se comportando normalmente, uma verificação direta com o Disk Drill geralmente é suficiente. Se estiver instável, aí sim faça a imagem antes de qualquer outra coisa.

O que ajuda nas chances de recuperação além de não gravar novos dados:

• o mesmo computador/SO que usava a unidade antes às vezes pode ajudar a identificar particularidades do sistema de arquivos
  • se você lembrar os tipos de arquivo, filtre por eles primeiro em vez de restaurar tudo
  • recupere alguns arquivos como teste e abra-os antes de passar horas no restante
  • se os vídeos voltarem mas não reproduzirem, eles podem precisar de reparo, não de uma nova recuperação

E sim, evite reparar o USB antes da recuperação. É aí que as pessoas pioram a situação.

Se você quiser um passo a passo bem claro, isto aqui é realmente útil:
guia fácil para recuperar arquivos de uma unidade USB formatada

Versão curta: pare de usar o USB, verifique-o com o Disk Drill, restaure os arquivos encontrados em outro lugar e confira primeiro o que for importante. Se a unidade desconectar ou mostrar informações estranhas de tamanho, pare com as tentativas caseiras porque é aí que uma recuperação simples de arquivos vira problema de hardware muito rápido.

Eu acrescentaria um ponto que os outros só tocaram de leve: verifique se o comportamento de TRIM/apagamento seguro entrou em ação. Em alguns pen drives USB, especialmente os mais novos com controladores melhores, uma formatação pode acionar uma limpeza que torna a recuperação muito pior do que a regra usual de que uma formatação rápida deixa os dados para trás. Então, eu discordo um pouco do otimismo generalizado que as pessoas costumam ter sobre formatações rápidas. Muitas vezes é recuperável, nem sempre.

O que eu faria de diferente:

• Primeiro, examine a unidade em um visualizador hexadecimal ou na prévia de um app de recuperação e veja se grandes áreas aparecem como todos zeros ou todos FFs.
  • Se a varredura de recuperação mostrar principalmente nomes de arquivos, mas os arquivos estiverem vazios/corrompidos, isso é um indício de que o controlador pode já ter eliminado os blocos.
  • Se a unidade foi formatada em outro dispositivo, como uma câmera, TV ou gravador, os resultados da recuperação podem ser bem diferentes de uma formatação do Windows.

Sobre as respostas de @voyageurdubois, @nachtschatten e @mikeappsreviewer: no geral, bons conselhos, especialmente sobre não gravar novos dados e não tentar reparar primeiro. Só divirjo em uma coisa: se o USB for barato e antigo, a criação de imagem pode falhar ou travar por muito tempo. Às vezes, uma varredura direcionada primeiro para tipos de arquivos críticos é a triagem mais rápida.

Disk Drill é uma escolha razoável aqui.

Prós

• fácil de usar
  • bom em combinar resultados de recuperação do sistema de arquivos e recuperação bruta
  • as prévias ajudam a filtrar lixo
  • decente para fotos, documentos e formatos comuns de vídeo

Contras

• a recuperação bruta pode perder nomes/pastas originais
  • varreduras profundas podem retornar muita bagunça
  • não faz milagres se o controlador flash já tiver apagado os blocos
  • o custo da licença pode incomodar algumas pessoas

Se o Disk Drill encontrar seus arquivos, recupere primeiro apenas os mais importantes para outro disco. Se ele não encontrar nada além de fragmentos genéricos, teste outro scanner antes de presumir que os dados se perderam. Ferramentas diferentes fazem a extração de tipos de arquivos diferentes de forma melhor.