Como recuperar fotos excluídas de uma câmera Nikon?

Eu apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Nikon enquanto liberava espaço no cartão de memória, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperá-las antes que sejam sobrescritas. Estou procurando dicas seguras de recuperação de fotos da Nikon, orientações para recuperação de cartão de memória ou recomendações de software que realmente funcionem.

Passei por isso uma vez com um cartão da Nikon, e a resposta curta é sim, fotos apagadas muitas vezes podem ser recuperadas.

O que me confundiu no começo foi pensar que Excluir significava que os arquivos sumiam na hora. Na maioria das câmeras, não funciona assim. A câmera geralmente marca o espaço como livre e espera até que novos dados sejam gravados ali. Se você continuar fotografando, os dados das fotos antigas começam a ser substituídos. Quando isso acontece, as chances de recuperação caem rápido.

Primeira coisa, pare de usar a câmera. Imediatamente. Eu não tiraria nem uma foto de teste. Fiz isso anos atrás em outro cartão e me arrependi.

Depois, retire o cartão SD e conecte-o ao computador com um leitor de cartões. Eu evitaria conectar a Nikon por USB se você tiver escolha. Muitos corpos da Nikon aparecem em modo MTP ou PTP, e os aplicativos de recuperação tendem a funcionar melhor quando conseguem ler o cartão de forma mais direta.

Se você ainda não tiver os arquivos em outro lugar, o próximo passo é usar um software de recuperação. Já usei alguns, e o Disk Drill foi o mais fácil para mim de usar sem ficar me atrapalhando. Ele lê arquivos RAW da Nikon como NEF, além de JPGs.

Aqui está o fluxo básico que eu usaria:

1. Instale o Disk Drill no seu computador. Não instale nada no cartão SD.
  2. Coloque o cartão SD da Nikon em um leitor de cartões.
  3. Abra o programa e selecione o cartão.
  4. Execute a Verificação Universal. Para fotos apagadas, esse geralmente é o primeiro passo que vale a pena fazer.
  5. Espere a verificação terminar e depois visualize o que foi encontrado. Se a visualização de uma foto abrir corretamente, geralmente considero isso um bom sinal.
  6. Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade. Não os grave de volta no mesmo cartão SD.

Um detalhe de que gostei: no Windows, ele permite recuperar até 100 MB grátis. Isso não vai salvar uma sessão enorme, mas é o suficiente para ver se seus arquivos estão lá antes de gastar dinheiro.

Se vídeos fizerem parte do problema, também existe um modo de Recuperação Avançada de Câmera. Eu deixaria isso para depois. A Verificação Universal é mais rápida e muitas vezes recupera as fotos que você quer sem a espera extra. Se os vídeos ainda estiverem faltando depois disso, aí eu tentaria a verificação focada em câmera.

Uma coisa estranha que as pessoas notam depois da recuperação são os nomes dos arquivos. Você pode acabar com algo chamado file000123.nef, e as pastas originais podem ter sumido. Chato, sim. Normal também. As ferramentas de recuperação muitas vezes recuperam os arquivos pela assinatura, não pelo mapa antigo de pastas, então os dados da imagem sobrevivem enquanto os nomes não.

O mesmo vale para arquivos NEF que parecem corrompidos à primeira vista. Já vi o Windows se recusar a exibi-los em visualização, e depois os mesmos arquivos abrirem normalmente em software RAW. Então, se um NEF recuperado não abrir no Fotos ou no Explorer, eu testaria em um software com suporte a RAW da Nikon antes de descartá-lo.

Antes de passar uma hora fazendo a varredura, eu também verificaria os lugares mais óbvios:

1. Seu computador, se você costuma importar depois de cada sessão.
  2. SnapBridge, se você o tinha configurado.
  3. Qualquer backup em nuvem ou pasta de sincronização.
  4. Unidades externas das quais você esqueceu.

A formatação rápida também nem sempre elimina a possibilidade de recuperação. Exclusão acidental e formatação rápida muitas vezes deixam dados suficientes para o software recuperar os arquivos. O problema maior é o que aconteceu depois. Se o cartão ficou sem uso, as chances são melhores. Se você o encheu com algumas centenas de fotos novas, aí sim a situação complica.

Eu não mexeria com recuperação por conta própria se o cartão estiver rachado, torto, sem conseguir ser montado ou invisível para o computador. É aí que eu pararia de mexer nele. Um cartão com defeito tende a piorar com tentativas repetidas.

Então, versão simples:

1. Pare de usar o cartão.
  2. Retire-o da câmera.
  3. Verifique seus backups primeiro.
  4. Faça uma varredura com software de recuperação, começando pela Verificação Universal.
  5. Salve os arquivos recuperados em outro lugar.

Se tudo o que você fez foi apertar Excluir e o cartão não foi muito usado desde então, você ainda tem uma boa chance de recuperar a maioria das fotos.

Pare de usar o cartão. Essa parte é a mais importante.

Se você apagou fotos em uma Nikon, as chances de recuperação continuam razoáveis até que novos dados atinjam os mesmos blocos. Uma sequência de fotos RAW depois do erro pode apagar rapidamente partes de arquivos antigos. Arquivos NEF são grandes, então o risco de sobrescrita aumenta rápido.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre retirar o cartão primeiro. Mas discordo um pouco em um ponto. Eu faria uma imagem completa do cartão SD antes de escanear se as fotos forem muito importantes. Leva mais tempo, mas dá a você uma cópia de trabalho limpa. Se o cartão começar a falhar durante as varreduras, você ainda terá a imagem. Alguns aplicativos de recuperação permitem escanear imagens de disco, e o Disk Drill também faz um bom trabalho nisso.

Minha ordem seria:

1. Trave o cartão SD se ele tiver uma chave de proteção contra gravação.
  2. Coloque-o em um leitor de cartões.
  3. Verifique se o cartão mostra o tamanho correto e monta normalmente.
  4. Se sim, crie primeiro uma imagem de backup byte a byte.
  5. Escaneie a imagem, ou o cartão, com o Disk Drill.
  6. Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD.

Coisas extras específicas da Nikon que as pessoas não percebem:

• Procure por pastas DCIM ocultas e arquivos sidecar.
  • Pares NEF + JPG geralmente são recuperados com nomes estranhos.
  • Se você usou corpos Nikon com dois cartões, verifique o segundo cartão. Algumas câmeras estavam configuradas para backup ou overflow e as pessoas esquecem.
  • Se as fotos foram excluídas na câmera após a transferência, as importações do Nikon NX Studio ou catálogos antigos do Lightroom às vezes ainda apontam para prévias em cache. Não em resolução total, mas melhor do que nada.

Também veja esta discussão sobre recuperação de fotos da Nikon, ela cobre a recuperação de imagens apagadas de cartão SD em inglês simples:
melhores maneiras de recuperar fotos apagadas de um cartão SD

Se o cartão pedir para ser formatado, pare aí. Não confirme. Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou esquentar, pule o faça você mesmo e procure um laboratório profissional. Leituras repetidas em um cartão com falha podem piorar a situação.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @ombrasilente disseram: verifique se as fotos foram realmente excluídas do cartão ou se apenas ficaram ocultas porque a estrutura de pastas da Nikon ficou estranha. Já vi cartões da Nikon em que a câmera mostrava menos imagens, mas os arquivos ainda estavam em DCIM ou MISC e só pareciam ter sumido porque o índice ficou corrompido. Então, antes de executar uma recuperação profunda, ative os arquivos ocultos no Windows ou use o Finder corretamente no Mac e explore o cartão manualmente.

Eu também não gastaria muito tempo fazendo varreduras repetidas com 5 aplicativos diferentes. Isso pode desperdiçar tempo se o cartão estiver instável. Escolha uma ferramenta confiável e fique com ela. O Disk Drill é bom para isso porque lida muito bem com JPG e NEF, e a visualização é útil para separar o que é real do que é lixo. Recupere para o seu computador e depois faça backup de tudo duas vezes.

Se o cartão estava em uma Nikon que grava RAW+JPEG, procure ambas as versões. As pessoas recuperam uma e acham que a outra se foi para sempre. Verifique também se sua Nikon estava configurada para gravar em um segundo slot, caso sua câmera tenha um. Parece óbvio, mas isso passa batido o tempo todo.

Se você quiser um guia simples sobre como recuperar arquivos de um cartão SD de câmera digital, esse passo a passo é bem fácil de seguir.

Meu limite é este: se o cartão é montado normalmente, vale a pena tentar uma recuperação por conta própria. Se ele faz cliques, desaparece, pede para ser formatado repetidamente ou mostra 0 bytes, pare de mexer nele e procure um profissional. Esse é o ponto em que só mais uma tentativa vira agora piorou.

Pequena discordância com @ombrasilente, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer: eu verificaria as opções de Retoque na câmera ou de reprodução da Nikon apenas uma vez antes de fazer qualquer outra coisa, porque às vezes as pessoas confundem reprodução com filtro com arquivos excluídos. Se eles realmente desapareceram, pare por aí e não ligue a câmera novamente.

O que eu acrescentaria é o seguinte: danos no sistema de arquivos e exclusão nem sempre são o mesmo problema. Em cartões Nikon, se apenas algumas fotos sumiram, especialmente após perda de bateria ou erro no cartão, a recuperação por reconstrução de pastas pode funcionar melhor do que apenas a extração por assinatura. É aí que o Disk Drill é útil, porque ele pode encontrar tanto entradas excluídas normais quanto dados de imagem órfãos.

Algumas verificações específicas da Nikon que costumam passar despercebidas:

• Se você fotografou em RAW + JPEG, compare a contagem de arquivos. JPEGs ausentes com NEFs preservados geralmente significam sobrescrita parcial, não perda total.
  • Se as fotos ausentes eram de uma longa sequência contínua, recupere em lotes ordenados por data. Sequências contínuas costumam fragmentar, então vale a pena visualizar cada resultado.
  • Se a câmera usava XQD ou CFexpress em vez de SD, use um leitor adequado. Adaptadores baratos causam problemas estranhos de leitura.

Prós do Disk Drill:

• Lida bem com NEF e configurações comuns de cartões Nikon
  • A visualização ajuda a separar fotos válidas de arquivos inúteis
  • Pode escanear mídia montada e backups em imagem

Contras do Disk Drill:

• O limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
  • Verificações profundas podem retornar nomes de arquivo confusos
  • Em cartões danificados, a verificação pode demorar

Minha abordagem seria: inspecionar manualmente, depois criar uma imagem do cartão se possível, depois escanear com o Disk Drill e recuperar apenas para outra unidade. Se os NEFs recuperados parecerem corrompidos, tente o software da Nikon antes de presumir que estão perdidos. Às vezes a miniatura se foi, mas os dados RAW estão intactos.