Já estive exatamente nessa situação com uma câmera Canon, e o primeiro passo é chato, mas importante. Pare de fotografar agora. Não tire mais nenhuma foto. Não grave vídeo. Retire o cartão SD da câmera. Se o cartão tiver uma trava, coloque-a em somente leitura.
O motivo é simples. Quando uma câmera Canon apaga fotos, ou quando você faz uma formatação rápida, ela normalmente não apaga os dados da foto imediatamente. Ela marca o espaço como livre no sistema de arquivos. Os arquivos antigos geralmente ainda ficam lá até que novas fotos sejam gravadas por cima. As câmeras Canon não oferecem uma pasta de lixeira nem uma área de recuperação, então, quando novos dados sobrescrevem o conteúdo antigo, a recuperação normalmente termina aí. Aprendi isso da pior forma uma vez e perdi metade de uma sessão de fim de semana. Desde então, trato o cartão como prova. Fora da câmera, intocado.
Antes de mexer com ferramentas de recuperação, verifique o óbvio que as pessoas costumam ignorar quando entram em pânico. Se você usa o fluxo em nuvem da Canon, veja no image.canon. Alguns envios ficam lá por até 30 dias. Se os arquivos foram removidos do seu computador após a importação, verifique a Lixeira no Windows ou o Lixo no macOS. Parece bobo, eu sei. Ainda assim, vale 20 segundos.
Se nenhum backup aparecer, o próximo passo é usar um software de recuperação em um computador com leitor de cartão SD. Use um leitor, não a câmera via USB. Uma conexão direta com o cartão costuma dar aos aplicativos de recuperação um acesso melhor ao próprio cartão. Já tive verificações mais limpas assim, especialmente com arquivos RAW.
Entre as opções mais comuns, o Disk Drill me deu os melhores resultados em cartões Canon. Ele encontrou arquivos CR2 e CR3 sem muito esforço, além de JPEGs e clipes de vídeo. A parte de visualização ajudou bastante porque eu podia verificar se os arquivos estavam intactos antes de salvar qualquer coisa. No Windows, há uma pequena cota gratuita de recuperação, o suficiente para testar se suas fotos perdidas estão lá antes de você gastar tempo organizando o restante.
Se você quiser uma opção gratuita e não se importar com algo mais rústico, o PhotoRec ainda é citado por um motivo. Ele encontra arquivos muito bem. A desvantagem é a usabilidade. Ele roda em uma janela baseada em texto, e a saída é bagunçada. Você geralmente perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas, então acaba tendo que organizar manualmente uma pilha de arquivos recuperados. O Recuva é mais fácil no Windows, mas em cartões de câmera eu o achei mais fraco na recuperação de RAW da Canon quando a verificação ficou mais profunda.
O processo é basicamente o mesmo, independentemente da ferramenta que você escolher.
Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, nunca no cartão SD que você está tentando salvar.
Insira o cartão em um leitor, selecione-o no aplicativo e então execute uma verificação profunda. Cartões grandes levam tempo. Deixe terminar.
Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não os grave de volta no mesmo cartão SD. Fazer isso corre o risco de apagar o conteúdo que você está tentando recuperar.
Se a verificação encontrar suas fotos, recupere-as primeiro e depois faça backup em outro lugar antes de fazer qualquer coisa com o cartão. Depois disso, eu formataria o cartão na câmera antes de usá-lo novamente. Parei de apagar arquivos um por um há anos porque os cartões parecem funcionar melhor com uma formatação limpa feita na câmera.
Esse é o plano completo aqui. Mantenha o cartão intocado, faça a verificação a partir de um leitor, recupere para outra unidade e organize os resultados depois.