Como recuperar arquivos do disco rígido após excluí-los?

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido e percebi tarde demais que ainda preciso deles. Estou procurando a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos do disco rígido antes que qualquer coisa seja sobrescrita, incluindo software de recuperação seguro ou etapas que realmente funcionem.

Eu ainda não entraria em pânico. Já tive unidades que pareciam fritas, mas depois recuperaram os arquivos quando parei de mexer nelas. O principal é o seguinte: pare de gravar qualquer coisa nova na unidade agora mesmo.

Nada de instalações. Nada de downloads grandes. Não mova pastas de um lado para o outro. Quando um arquivo é excluído, a entrada do arquivo muitas vezes some primeiro, enquanto os dados brutos ainda ficam lá até que outra coisa seja gravada por cima. Se você continuar usando a unidade, vai piorar o seu próprio trabalho de recuperação.

Quando a recuperação por software geralmente funciona

Pelo que tenho visto, as ferramentas se saem bem com coisas como:

1. arquivos excluídos por acidente
  2. Lixeira já esvaziada
  3. uma formatação rápida
  4. uma partição desaparecendo
  5. arquivos sumindo após uma falha ou desligamento incorreto

A história é diferente se a unidade começar a fazer cliques, rangidos, bipes ou desaparecer do sistema aleatoriamente. Eu paro por aí. Esses ruídos geralmente significam que o problema é físico, e repetidas tentativas de inicialização tendem a piorar a situação.

Uma primeira tentativa simples

Se eu estivesse começando do zero, tentaria primeiro o Disk Drill. Usei-o uma vez em uma unidade externa após uma formatação mal feita, e foi fácil o suficiente para passar pelo processo sem ler uma pilha de documentação. Ele lida com casos comuns, como arquivos excluídos, volumes formatados, sistemas de arquivos danificados e HDDs ou SSDs externos. A ferramenta de visualização ajuda bastante, já que você pode verificar se um arquivo ainda abre antes de salvá-lo. No Windows, o limite de recuperação gratuita é de 100 MB.

Como eu faria isso

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, não naquela em que os arquivos desapareceram.
  2. Conecte a unidade afetada.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o disco correto.
  4. Clique em “Procurar dados perdidos”.
  5. Deixe a verificação terminar, mesmo que pareça lenta.
  6. Use os filtros ou a barra de pesquisa para refinar os resultados.
  7. Visualize alguns arquivos antes de restaurá-los.
  8. Selecione o que você quer recuperar.
  9. Salve os arquivos recuperados em outra unidade.

Essa última etapa é mais importante do que as pessoas imaginam. Se você restaurar na mesma unidade, corre o risco de sobrescrever dados que ainda não recuperou. Já vi pessoas fazerem isso uma vez e depois se perguntarem por que metade da pasta voltou corrompida. Péssimo dia.

Verifique primeiro as coisas fáceis

Antes de executar uma verificação demorada, procure nos lugares óbvios:

Lixeira. OneDrive. Histórico de Arquivos no Windows. Time Machine no Mac.

Já vi pessoas passarem uma noite inteira verificando setores e, depois, encontrarem os arquivos perdidos em uma pasta de sincronização na nuvem. Irritante, mas melhor do que terem sumido.

Outras ferramentas que valem a pena conhecer

1. PhotoRec, gratuito e poderoso, embora os nomes dos arquivos geralmente voltem bagunçados e o fluxo de trabalho pareça rústico
  2. UFS Explorer, sólido com unidades externas, embora seja mais técnico

Quando eu pararia de fazer isso sozinho

Se a unidade apresentar problemas físicos, ou se o seu computador nem sequer a detectar, eu pularia as ferramentas de recuperação caseiras. Nesse ponto, um laboratório de recuperação faz mais sentido. O software não vai reparar hardware danificado, e tentativas extras às vezes tornam o trabalho do laboratório mais difícil. Aprendi isso da maneira mais difícil.

Pare de usar a unidade primeiro. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte 100 por cento. Onde eu divirjo é no seguinte: eu verificaria se há cópias de backup antes mesmo de executar qualquer varredura. As pessoas desperdiçam horas escaneando quando o arquivo está no histórico de versões do OneDrive, no Histórico de Arquivos, no Time Machine ou até em uma pasta temporária do aplicativo.

Minha ordem seria:

1. Verifique a Lixeira.
  2. Verifique a lixeira da sincronização em nuvem e o histórico de arquivos.
  3. Verifique as pastas de salvamento automático dos aplicativos, Office, Adobe etc.
  4. Se nada aparecer, execute um software de recuperação.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida porque a visualização importa. Se a visualização abrir, suas chances são melhores. O Recuva é bom para exclusões simples em unidades saudáveis, mas ele deixa passar coisas em sistemas de arquivos danificados na minha experiência. O PhotoRec encontra mais arquivos brutos, mas os nomes dos arquivos geralmente voltam uma bagunça. Isso fica feio rápido.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Se isto for um SSD, o TRIM reduz bastante as chances de recuperação após a exclusão. HDDs geralmente oferecem uma chance melhor se você interromper a atividade de gravação rapidamente.

Se as estatísticas SMART mostrarem aumento de setores defeituosos ou a unidade desconectar, pare com o faça você mesmo. Primeiro faça um clone com algo como o ddrescue, depois escaneie o clone. Trabalhar no original é como os dados passam de recuperáveis para perdidos.

Se você quiser um guia direto, este título de tópico explica melhor: melhores formas de recuperar arquivos excluídos de um disco rígido

Regra importante: restaure os arquivos recuperados em uma unidade diferente. Recuperar na mesma unidade é como as pessoas arruinam a segunda chance delas.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @jeff, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique se a exclusão foi lógica ou se os arquivos só ficaram ocultos pelo sistema de arquivos antes de fazer uma recuperação completa.

Se a unidade for um HDD e ainda montar normalmente, abra o Prompt de Comando como administrador e execute chkdsk X: /f apenas se você suspeitar de erros no sistema de arquivos, não apenas de uma exclusão normal. Às vezes os arquivos “desaparecem” porque o índice ficou estranho, não porque os dados sumiram. Eu sei que algumas pessoas detestam recomendar o chkdsk, e com razão, porque em uma unidade com falha isso pode piorar as coisas. Então eu não o usaria se o disco estiver fazendo barulho, travando ou desconectando.

Além disso, pesquise pela assinatura e pela extensão do arquivo, não apenas pelo caminho da pasta. Arquivos excluídos frequentemente perdem os nomes originais primeiro. É por isso que o Disk Drill é útil aqui, especialmente para visualizar documentos, fotos e vídeos antes de restaurar. Só a visualização já economiza muito tempo em comparação com recuperar às cegas 20GB de arquivos inúteis.

Um ponto em que discordo um pouco de @jeff: clonar primeiro é o ideal, mas para uma unidade totalmente saudável com uma exclusão acidental simples, isso pode ser exagero para usuários comuns. Se a unidade mostrar qualquer sinal de instabilidade, então sim, clone primeiro.

Eu também evitaria “ferramentas de reparo” e limpadores de registro. É assim que as pessoas transformam uma bagunça recuperável em uma bagunça maior. Recupere para outro disco e depois organize.

Se você quiser uma análise do Disk Drill e guia de recuperação de arquivos excluídos fácil de entender, vale a pena conferir antes de clicar em botões aleatórios. Ela mostra como o Disk Drill lida com arquivos excluídos, unidades formatadas, partições corrompidas e a visualização de dados recuperáveis, que é a parte que realmente importa.

Versão curta: pare de usar a unidade, verifique backups e cópias ocultas, faça uma varredura de forma inteligente e não tente “consertar” a unidade antes de recuperar os dados. É aí que o pessoal estraga tudo.

Um ponto que acho que @jeff, @espritlibre e @mikeappsreviewer só abordaram parcialmente: se os arquivos excluídos estavam na unidade do sistema, desligue o computador e faça a recuperação a partir de outro sistema operacional, se possível. Inicializar o Windows normalmente continua gravando logs, arquivos temporários, atualizações, cache do navegador, todas aquelas pequenas gravações irritantes que podem sobrescrever dados excluídos. Para um HDD interno, eu preferiria remover a unidade, conectá-la como disco secundário ou via dock USB e então escaneá-la em outra máquina.

Eu também não recorreria imediatamente ao chkdsk para uma exclusão simples. Isso é adequado para casos de corrupção de diretório, mas para exclusão acidental, as ferramentas de reparo estão resolvendo o problema errado.

Sobre o Disk Drill, é uma boa opção intermediária.

Prós

• visualização fácil dos arquivos antes da recuperação
  • filtragem razoável por tipo e tamanho
  • lida com exclusões simples e muitos casos lógicos complicados
  • menos intimidador do que algumas ferramentas forenses

Contras

• a recuperação gratuita no Windows é limitada
  • varreduras mais profundas podem retornar muita bagunça
  • não é minha primeira escolha para unidades com falha física
  • varreduras grandes podem levar um tempo

Minha própria regra:

• HDD saudável, exclusão recente: Disk Drill primeiro
  • Precisa de algo gratuito e simples: Recuva
  • Precisa de varredura bruta e não se importa com nomes de arquivos: PhotoRec
  • Unidade instável: faça a imagem/clone primeiro, depois recupere a partir da cópia

Mais um lugar frequentemente ignorado: a quarentena do antivírus. Já vi documentos excluídos ficarem lá o tempo todo. Verifique também se o arquivo foi movido pelo tratamento de conflito de sincronização, e não excluído. OneDrive, Dropbox e alguns aplicativos de NAS adoram criar cópias duplicadas de conflito em pastas estranhas.

Um grande erro que as pessoas cometem é organizar os arquivos recuperados na unidade de origem. Recupere primeiro, organize depois.