Excluí acidentalmente arquivos de vídeo importantes da GoPro do meu cartão SD ao liberar espaço depois de uma viagem, e agora preciso de ajuda para descobrir se eles podem ser recuperados. As filmagens incluem momentos que não posso substituir, e estou procurando as melhores etapas de recuperação ou um software que realmente funcione para arquivos excluídos da GoPro em um cartão SD.
Eu estraguei isso uma vez com um cartão da GoPro, então a primeira coisa é: pare de mexer no cartão SD.
Não grave mais clipes nele. Não formate. Ainda não execute aplicativos de reparo. As filmagens apagadas da GoPro geralmente continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Cada gravação extra reduz suas chances.
Antes de executar um software de recuperação, eu verificaria o básico:
Se você paga pela assinatura da GoPro, entre na sua conta e procure na Biblioteca de Mídia e na pasta Lixeira. Uma vez encontrei clipes desaparecidos lá depois de achar que tinham sumido para sempre.
Abra o cartão e procure arquivos LRV. Essas são as versões pequenas de pré-visualização. A qualidade é pior, claro, mas uma filmagem ruim é melhor do que nenhuma.
Se a câmera desligou ou travou durante a gravação, coloque o cartão de volta na GoPro. Às vezes, a minha mostrava um aviso de reparo ao iniciar e corrigia o clipe sozinha.
Se os arquivos principais estiverem faltando no cartão, eu tentaria o Disk Drill.
Já usei isso antes com filmagens da GoPro, e ele se saiu melhor do que várias outras ferramentas que testei. Os arquivos da GoPro são complicados porque a câmera costuma gravar o vídeo em partes espalhadas pelo cartão. Muitos aplicativos de recuperação conseguem trazer os pedaços de volta, mas falham na hora de reconstruir o vídeo, então você acaba com arquivos que parecem normais no começo e depois se recusam a reproduzir. O Disk Drill pareceu melhor em remontar filmagens de câmera, e a opção de pré-visualização me poupou tempo porque eu podia verificar se o clipe recuperado abria antes de salvar qualquer coisa.
Algumas coisas que eu faria durante a recuperação:
Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não os grave de volta no mesmo cartão SD.
Ao fazer a varredura, use o modo Recuperação Avançada de Câmera. Eu deixei isso passar da primeira vez. Faz diferença.
Se o cartão apresentar erros ou perder a conexão no meio da leitura, primeiro crie uma imagem byte a byte e trabalhe a partir dela. Mais seguro. E também causa menos estresse ao cartão.
No Windows, o Disk Drill oferece até 100 MB grátis para recuperação. Isso basta para um teste rápido, para que você saiba se sua filmagem pode ser recuperada antes de pagar.
Se você não gravou muita coisa nova desde que os clipes desapareceram, suas chances ainda são razoáveis. Não são perfeitas, mas também não estão perdidas.
Arquivos excluídos da GoPro geralmente podem ser recuperados se você parou de usar o cartão rápido o suficiente. Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: pare de gravar nele. Onde penso diferente é no seguinte: eu evitaria colocar o cartão de volta na câmera, a menos que você precise de um aviso de reparo de clipe para um arquivo inacabado. Cada vez que liga, a câmera grava logs e altera pastas. É um risco pequeno, mas ainda é um risco.
O que eu faria:
- Trave o cartão SD, se ele tiver uma chave.
- Use um leitor de cartão, não a GoPro via USB.
- Faça uma imagem do cartão inteiro primeiro, se as gravações forem muito importantes.
- Escaneie a imagem, não o cartão original.
Para vídeos da GoPro, a estrutura do arquivo importa. Arquivos MP4 geralmente dependem de blocos de metadados no final do arquivo. Se a exclusão aconteceu de forma limpa, o software de recuperação precisa restaurar tanto os dados do vídeo quanto a estrutura do contêiner. É por isso que ferramentas gratuitas aleatórias costumam falhar e entregar arquivos que mostram duração de 0:00 ou não reproduzem além de alguns segundos.
Disk Drill é uma opção sólida aqui, especialmente se você precisa de recuperação de vídeo da GoPro de um cartão SD e quer visualizações antes da recuperação. Se o cartão estiver saudável, primeiro procure arquivos excluídos. Se isso não encontrar os clipes, execute uma verificação completa. Salve os resultados no seu computador, não de volta no cartão.
Veja também este guia em vídeo, recuperação de vídeo de cartão SD passo a passo para GoPro e câmeras.
Mais uma coisa: se a recuperação encontrar arquivos .LRV e .THM, mantenha-os. Eles ajudam a identificar a ordem dos clipes e as gravações correspondentes, mesmo que o vídeo em resolução completa tenha sumido. Se o cartão tiver sido reutilizado muitas vezes desde a exclusão, as chances de recuperação caem bastante.
Eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @sognonotturno realmente não enfatizaram o suficiente: verifique se os clipes “excluídos” foram realmente removidos pela câmera ou por um computador. Isso importa mais do que as pessoas pensam.
Se você os excluiu em um Mac, às vezes pastas de lixo ocultas entram em ação em mídias removíveis. No Windows, normalmente você não terá essa mesma rede de segurança, mas ainda vale a pena mostrar arquivos ocultos no cartão antes de fazer uma recuperação profunda. Já vi arquivos GoPro “desaparecidos” acabarem sendo um problema de pastas, não uma exclusão real.
Além disso, não fique com visão de túnel focando apenas em .MP4. A GoPro às vezes deixa para trás arquivos fragmentados que ainda podem ser salvos com ferramentas de reparo de vídeo após a recuperação. Então, se o Disk Drill recuperar arquivos que não abrem corretamente, isso nem sempre significa que os dados são inúteis. Recupere primeiro, repare depois.
Minha ordem seria:
- Monte o cartão SD como somente leitura, se possível.
- Verifique pastas ocultas/de sistema em um computador.
- Copie todo o conteúdo visível do cartão para uma pasta, por precaução.
- Execute o Disk Drill no cartão ou, melhor ainda, em uma imagem.
- Recupere tudo para outra unidade.
- Teste os MP4s recuperados no VLC, não apenas no player padrão.
- Se os clipes estiverem corrompidos, experimente um aplicativo dedicado de reparo de MP4 usando outro arquivo da GoPro da mesma câmera/configurações como referência.
Discordo um pouco de colocar esperança demais em arquivos de pré-visualização. É um backup útil de se ter, claro, mas para filmagens importantes de viagem eu focaria mais em recuperar os fluxos completos e repará-los depois. Normalmente é aí que está o verdadeiro ganho.
Se você quiser mais opiniões de pessoas que lidam com recuperação de cartões de câmera, esta discussão é bem relevante: melhor discussão no Reddit sobre software de recuperação de vídeo de cartão SD da GoPro.
Versão curta: sim, vídeos excluídos da GoPro em um cartão SD muitas vezes podem ser recuperados, mas quanto menos você mexeu no cartão após a exclusão, melhores são suas chances. O Disk Drill é um ponto de partida sensato.