Como posso organizar anos de fotos do iPhone?

Minha biblioteca de fotos do iPhone foi se acumulando ao longo de vários anos com duplicatas, capturas de tela, fotos borradas e downloads aleatórios. O armazenamento do iCloud está quase cheio, e não tenho certeza da melhor maneira de organizar, excluir e fazer backup de tudo sem perder fotos importantes. Qual é o fluxo de trabalho ou aplicativo mais fácil para limpar uma grande biblioteca de fotos do iPhone?

A principal coisa que eu evitaria é tentar limpar a biblioteca inteira manualmente em uma única maratona. Eu fiz isso com cerca de 35.000 fotos e vídeos, e foi horrível. Depois de horas rolando a tela e apagando, mal parecia que eu tinha feito alguma diferença.

O que ajudou foi dividir o trabalho em partes mais inteligentes.

Comece pelo app Fotos para as coisas óbvias. Ele ainda é bom para limpar fotos aleatórias, especialmente se você usar o gesto de deslizar para selecionar várias de uma vez em vez de tocar em cada item individualmente. Também achei mais fácil trabalhar dentro de álbuns específicos em vez da biblioteca inteira. Capturas de tela, downloads, vídeos, tanto faz. Uma categoria de cada vez é bem menos irritante.

Também verifique se um álbum tem Selecionar Tudo. Se for um álbum cheio de capturas de tela ou tranqueira que você já sabe que não quer, isso economiza muitos toques.

Onde o app Fotos começou a não dar conta para mim foi nos duplicados. O álbum Duplicados da Apple é útil, mas serve mais para correspondências exatas. O meu problema era mais tipo cinco versões da mesma foto, fotos em sequência, gravações de tela antigas, Live Photos com as quais eu não me importava e vídeos enormes parados ali sem motivo.

Foi aí que usei Clever Cleaner. No fim, foi o que mais economizou tempo.

Em vez de me fazer passar manualmente por tudo, ele agrupou fotos semelhantes, separou capturas de tela, mostrou vídeos grandes e ajudou a lidar com Live Photos transformando-as em imagens estáticas se eu não precisasse mais da parte em movimento. O agrupamento de fotos semelhantes foi o principal. É muito mais rápido revisar um conjunto de fotos quase idênticas e manter a melhor do que ficar olhando a sua galeria inteira uma foto de cada vez.

Eu ainda conferia as coisas antes de apagar, mas o app cuidava da maior parte da organização. O que parecia uma limpeza de vários fins de semana virou algo que eu consegui resolver ao longo de duas noites.

Se você também está tentando reduzir o armazenamento do iCloud, lembre-se de que o Fotos do iCloud é sincronizado. Apagar algo do seu iPhone também apaga do Fotos do iCloud. Tudo bem se a sua intenção for apagar em todos os lugares, mas não é a mesma coisa que apenas remover de um dispositivo.

E não se esqueça de Apagados Recentemente. Muita gente deixa essa parte passar. Até você esvaziá-la, ou esperar que seja limpa automaticamente, esses arquivos ainda estão ocupando espaço.

Se o verdadeiro problema é armazenamento, ataque primeiro as coisas grandes. No meu caso, os piores culpados eram:

1. vídeos longos dos quais eu tinha esquecido
  2. gravações de tela
  3. capturas de tela antigas
  4. Live Photos
  5. imagens e vídeos aleatórios salvos de apps de mensagens

Apagar alguns vídeos grandes liberou muito mais espaço do que apagar centenas de fotos normais.

Mais uma coisa que ajudou perto do fim foi usar um computador. Depois de limpar a tranqueira óbvia, conectei o iPhone ao meu Mac e fiz a organização final em uma tela maior. Comparar fotos semelhantes é simplesmente mais fácil quando você não está fazendo tudo no celular.

Se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu manteria simples:

1. Use o Fotos primeiro para a tranqueira fácil e para álbuns em que Selecionar Tudo faça sentido.
  2. Use Clever Cleaner para duplicados, fotos semelhantes, capturas de tela, vídeos grandes e Live Photos.
  3. Esvazie Apagados Recentemente depois que tiver certeza.
  4. Faça a organização final em um Mac ou PC, se você tiver um.
  5. Passe 10 ou 15 minutos toda semana limpando a nova tranqueira para que ela não se acumule de novo.

Isso foi muito mais rápido do que tentar apagar manualmente milhares de itens de uma vez só.

Se o Fotos do iCloud for sua única cópia, não comece a apagar nada até ter um backup separado em outro lugar. Essa é a parte que as pessoas pulam porque parece chata, mas é importante. O iCloud faz sincronização, não é um arquivo morto de verdade. Se você apagar do telefone, normalmente também estará apagando do iCloud. Antes de fazer uma limpeza grande, eu exportaria a biblioteca para um Mac, disco externo, Google Fotos, OneDrive ou qualquer outro lugar em que você confie o suficiente para ser sua cópia de segurança para emergências.

Depois disso, eu limparia em uma ordem menos emocional: vídeos primeiro, depois gravações de tela, depois capturas de tela, depois duplicatas e fotos parecidas. Fotos normais ocupam muito pouco espaço em comparação com alguns vídeos 4K esquecidos. Você pode passar uma hora apagando 600 fotos aleatórias e economizar menos espaço do que apagando um único vídeo longo de um show ou evento escolar. Verifique também Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos, porque pode haver opções de revisão para anexos grandes ou vídeos.

Não sou contra usar algo como o Clever Cleaner para agrupar fotos parecidas, mas eu o trataria como uma ferramenta de organização, não como um botão de exclusão automática. O fluxo ideal seria: fazer backup primeiro, apagar o lixo grande e óbvio em segundo lugar, e depois usar o Apple Photos ou um app de limpeza para lidar com as duplicatas quase idênticas e mais tediosas. E depois de esvaziar Apagados Recentemente, dê um tempo para o iCloud se atualizar antes de presumir que nada mudou. Às vezes, o número de armazenamento demora para atualizar e faz parecer que a limpeza não funcionou na hora.

Seu plano de limpeza muda bastante dependendo de a opção “Otimizar Armazenamento do iPhone” estar ativada. Se estiver, seu telefone pode ter apenas miniaturas de muitas fotos mais antigas, então tentar fazer backup do iPhone diretamente pode dar uma falsa sensação de que tudo foi copiado com segurança. Concordo com @nachtdromer sobre fazer primeiro um backup de verdade, mas eu faria isso pelo iCloud.com ou por uma biblioteca do Fotos no Mac configurada para “Baixar Originais”, e não apenas conectando o telefone e arrastando os arquivos para fora. Depois disso, faça a limpeza pelo app Fotos ou pelo Clever Cleaner ou qualquer ferramenta de sua preferência, mas certifique-se de que você está apagando da biblioteca real do iCloud que pretende reduzir. Caso contrário, você pode passar um fim de semana organizando tudo e ainda ficar confuso sobre o que realmente foi salvo e onde.

Os álbuns não vão economizar espaço no iCloud. Eles são apenas rótulos, então não gaste horas organizando em álbuns até depois de excluir ou exportar o que não presta. Faça a limpeza primeiro na biblioteca principal e, depois, organize o que sobrar.