Como posso fazer com que meu disco rígido externo volte a montar no meu Mac?

Meu disco rígido externo de repente parou de montar no meu Mac depois de funcionar bem antes, e não consigo acessar arquivos importantes de que preciso imediatamente. O Utilitário de Disco às vezes o reconhece, mas ele não abre normalmente, e as correções básicas não funcionaram. Preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema do Mac, um problema da unidade ou qual é a forma mais segura de recuperar os dados e fazê-lo voltar a funcionar.
Enfrentei isso em um Mac com uma unidade externa, e os primeiros minutos foram a pior parte. Você conecta, nada aparece, e seu cérebro vai direto para disco morto. Muitas vezes é menos dramático do que parece. A unidade está sendo bloqueada em algum ponto entre o hardware e o macOS. Comece pelas coisas chatas primeiro, porque eu pulei isso uma vez e perdi metade de uma tarde. Verificações físicas Se sua unidade estiver conectada a um hub USB, desconecte-a e ligue-a direto no Mac. Alguns hubs são instáveis com unidades externas, principalmente discos rígidos mais antigos que puxam mais energia na inicialização. Troque o cabo. Depois troque a porta também. Eu tinha um cabo USB-C com uma falha minúscula por dentro, parecia normal por fora, falhava toda vez. Procure sinais de vida. LED aceso, leve vibração, barulho de rotação. Se você notar qualquer um desses sinais, eu consideraria isso um bom indício. A energia está chegando até a unidade. Verifique o Finder antes de fazer qualquer coisa arriscada Às vezes o disco está montado e o Finder está escondendo ele. Abra o Finder, depois Ajustes, ou Preferências em versões mais antigas do macOS. Em Geral, confirme que Discos externos está ativado. Na Barra Lateral, confirme que Discos externos também está ativado ali. Se ambos estiverem ativados e a unidade ainda não aparecer, vá para o Utilitário de Disco. Vá com calma se os arquivos importam Esse é o ponto em que as pessoas pioram a situação. Já vi gente ir direto para Primeiros Socorros ou Apagar e transformar um problema recuperável em uma unidade limpa. Se a unidade aparece no Utilitário de Disco mas não monta, eu suspeitaria de dano no sistema de arquivos ou algum outro tipo de corrupção lógica. Em português claro, o hardware ainda pode estar legível, mas o macOS se recusa a montar tudo corretamente. O que eu faria primeiro Se seus arquivos importam, recupere os dados antes de tentar reparos. O motivo é simples. Aplicativos de recuperação não dependem do processo normal de montagem do macOS da mesma forma. Eles escaneiam a unidade de forma mais direta e muitas vezes conseguem tirar arquivos de discos que o Finder não toca. Tive bons resultados com Disk Drill em unidades não montadas e corrompidas. A parte útil não é propaganda, é o fluxo de trabalho. Você escaneia primeiro, verifica as prévias para ver se os arquivos estão intactos, e se a unidade parecer instável você faz um backup byte a byte antes de mexer mais nela. Eu faria isso se o disco estiver clicando, desconectando ou se comportando de forma estranha. Escanear uma imagem é mais seguro do que forçar a unidade original repetidamente. Depois que seus arquivos forem copiados, aí sim eu mexeria nos reparos. Coisas que valem tentar depois que seus dados estiverem seguros 1. Encerre um processo fsck travado Abra o Terminal e execute: sudo pkill -f fsck Esse aqui parece aleatório, mas eu já vi funcionar. Se uma unidade foi desconectada de forma incorreta, o macOS às vezes inicia o fsck em segundo plano para verificá-la. De vez em quando ele trava e o disco fica ali no limbo. Encerre o processo, e às vezes a unidade monta na hora. Meio bobo, mas sim. 2. Redefina configurações de hardware de baixo nível em Macs Intel Se você estiver em um Mac Intel, redefina a NVRAM ou o SMC. O comportamento do USB às vezes fica estranho, e isso limpa parte da bagunça ligada ao estado do hardware. Se você estiver em Apple Silicon, M1, M2, M3, reiniciar normalmente é o único passo de que você precisa nessa parte. 3. Reformate a unidade se a recuperação já foi feita Se seus arquivos já estiverem seguros, ou se você não precisar deles, volte ao Utilitário de Disco. Clique em Visualizar, depois em Mostrar Todos os Dispositivos. Selecione a unidade física, não apenas o volume embaixo dela. Clique em Apagar. Escolha APFS se a unidade vai ficar só no mundo Mac. Escolha exFAT se você move arquivos entre macOS e Windows. Isso apaga o disco e reconstrói o sistema de arquivos. Se o problema era corrupção e não falha de hardware, isso costuma resolver. A versão curta Se a unidade tiver dados importantes, não comece com ferramentas de reparo. Recupere primeiro com algo como Disk Drill, depois tente as correções. Aprendi isso do jeito irritante. Unidades vão e vêm. Seus arquivos não.
O Utilitário de Disco ver a unidade “às vezes” é uma grande pista. Para mim, isso aponta mais para uma conexão instável ou um gabinete com defeito do que para um bug puro do macOS. Eu verificaria em Informações do Sistema, não no Finder. Segure Option, clique no menu Apple, depois em Informações do Sistema, depois em USB ou Thunderbolt. Se a unidade aparecer lá com um número de modelo, seu Mac está vendo o hardware. Se ela conecta e desconecta, isso é comportamento de hardware. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Eu não correria para usar Primeiros Socorros em uma unidade que continua desconectando. Tentativas repetidas de leitura são pesadas para um disco fraco. O que eu faria em seguida: 1. Teste a unidade em outro Mac ou em um PC com Windows. Se ela falhar em dois sistemas, suspeite da unidade ou do gabinete. 2. Se ela estiver em um gabinete externo, remova a unidade sem o gabinete e teste em um gabinete diferente ou em um adaptador SATA para USB. Já vi a placa ponte USB falhar enquanto o próprio disco estava bom. 3. No Terminal, execute: diskutil list Depois: diskutil info /dev/diskX Isso informa se o macOS vê um sistema de arquivos, mapa de partição ou status SMART. 4. Se o SMART disser Failing, pare de tentar montá-la. Copie os dados primeiro. 5. Se o volume estiver acinzentado no Utilitário de Disco e não montar, faz mais sentido priorizar a recuperação de dados. O Disk Drill é uma escolha sólida para Mac porque ele escaneia unidades que o macOS se recusa a abrir e permite visualizar os arquivos antes da recuperação. 6. Se o FileVault ou criptografia foi usado, verifique se o problema está relacionado ao desbloqueio, não à montagem. Este vídeo mostra a recuperação de disco rígido externo no Mac e correções de montagem passo a passo: assista ao guia de montagem de unidade externa no Mac e recuperação de dados Se a unidade faz cliques, para de girar ou trava seu Mac, pare de mexer nela. É assim que as pessoas transformam um dia ruim em perda de dados.
Se o Utilitário de Disco o vê só *às vezes*, eu suspeito mais de hardware do que do macOS. É aí que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @nachtdromer. As pessoas adoram culpar primeiro o sistema de arquivos, mas detecção intermitente geralmente aponta para gabinete, cabo, energia ou o próprio drive com falhas. Algumas coisas que eu verificaria e que ainda não foram muito abordadas: - Abra o **Console** e acompanhe os logs em tempo real quando você conectá-lo. Procure por `diskarbitrationd`, `I/O error`, `USBMSC` ou `Bridge`. O macOS muitas vezes entrega pistas sobre o dispositivo mesmo quando o Finder continua inútil. - No Terminal, execute: `log stream --predicate 'eventMessage contains 'disk' --info` e depois reconecte o drive. Se você vir erros repetidos de I/O, pare de tentar montagens aleatórias. - Inicialize no **Modo Seguro** uma vez e teste por lá. É raro, mas tranqueiras de terceiros como NTFS/paragon/tuxera podem interferir na montagem. - Se for um drive externo de mesa com sua própria fonte de alimentação, teste a **fonte** também. Elas falham com mais frequência do que as pessoas pensam. - Se o Utilitário de Disco mostrar o **container** mas não o volume corretamente, isso pode indicar dano no mapa de partição, não apenas corrupção simples. Minha ordem seria: 1. Verificar os logs 2. Testar em outra máquina 3. Se estiver legível de alguma forma, copiar os dados ou escanear com **Disk Drill** antes de tentar reparar 4. Só então tentar coisas de montagem/reparo Além disso, se o drive fizer seu Mac travar quando conectado, pare. Isso não é um probleminha fofo de software. Para leitura extra, este é um tópico decente sobre **correções para HD externo não montando no Mac e etapas de recuperação de dados**: veja soluções reais para um WD Passport que não monta no Mac