Excluí acidentalmente fotos do meu cartão CF durante uma sessão e percebi tarde demais que ainda preciso dessas imagens para um projeto de cliente. Parei de usar o cartão imediatamente, mas não tenho certeza de quais etapas de recuperação são mais seguras ou quais ferramentas de recuperação de cartão CF realmente funcionam. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos excluídas sem piorar a situação.
# Recuperação de cartão CF, o que eu faria primeiro
Sinto muito que você esteja passando por isso. Já tive cartões CF darem problema com fotos de casamento neles, e o estresse bate rápido.
O primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão.
Quando arquivos somem de um cartão CF, os dados muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. O que costuma desaparecer primeiro é a tabela de arquivos, a parte que diz à sua câmera ou ao computador onde cada arquivo está. Se você continuar fotografando, copiar coisas novas para ele ou formatá-lo, aumenta as chances de sobrescrever os dados antigos. Quando isso acontece, a recuperação fica complicada ou simplesmente falha.
Então, imediatamente:
1. Retire o cartão CF da câmera.
2. Não tire fotos de teste.
3. Não copie arquivos para ele.
4. Não o formate para ver se volta ao normal.
## Verifique o básico antes de fazer algo mais avançado
Eu descartaria o leitor primeiro, porque eles falham com mais frequência do que as pessoas imaginam.
Tente isto:
- Use outra porta USB
- Tente um leitor de cartão CF diferente
- Conecte-o a outro computador, se tiver um
- Verifique se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows
- Verifique o Utilitário de Disco no Mac
Às vezes, o cartão não abre no Explorador de Arquivos ou no Finder, mas o sistema ainda o reconhece. Se o seu computador o detectar de alguma forma, o software de recuperação ainda pode ter uma chance.
## Se o cartão aparecer, escaneie-o
Se o cartão CF estiver visível para o sistema, eu iria direto para um software de recuperação. Disk Drill é uma das opções que as pessoas usam para cartões CF, especialmente para cartões FAT32 e exFAT de câmeras. Ele tende a encontrar fotos apagadas, clipes de vídeo e arquivos RAW se o cartão não tiver sido sobrescrito demais.
A parte de visualização importa mais do que muita gente diz. Eu sempre verifico as pré-visualizações primeiro, porque uma lista de nomes de arquivos não significa nada se os arquivos estiverem danificados.
## O fluxo básico de recuperação
Aqui vai a versão curta:
1. Retire o cartão CF da câmera.
2. Conecte-o com um leitor de cartão CF adequado.
3. Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão CF.
4. Selecione o cartão CF e execute uma varredura.
5. Veja os arquivos encontrados e visualize os que importam para você.
6. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em uma unidade externa.
Não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão CF. Já vi gente fazer isso uma vez e depois se perguntar por que metade do segundo lote também sumiu. Você estaria gravando por cima do mesmo espaço que está tentando salvar.
## Se o cartão estiver instável, clone-o primeiro
Essa parte é ignorada com frequência.
Se o cartão desconecta, gera erros de leitura, trava no meio da varredura ou se comporta de forma estranha, faça primeiro uma imagem de disco e trabalhe a partir dessa cópia.
Uma imagem de disco fornece uma cópia completa do cartão, incluindo áreas que parecem vazias, onde arquivos perdidos muitas vezes ainda permanecem. É mais seguro do que forçar o cartão original repetidamente. Se o cartão estiver se degradando, varreduras repetidas são uma má ideia. Aprendi isso da pior forma com um cartão SanDisk antigo anos atrás. A segunda varredura foi pior do que a primeira. Dá até um embrulho no estômago.
## Coisas que eu não executaria primeiro
Ignore ferramentas de reparo no começo.
Isso significa:
- CHKDSK
- Primeiros Socorros
- Qualquer botão de reparar cartão
- Qualquer aviso pedindo para corrigir ou formatar o cartão
Essas ferramentas têm como objetivo tornar o sistema de arquivos utilizável de novo. Tudo bem depois, mas é um péssimo primeiro passo quando os arquivos importam. Elas alteram dados no cartão. A recuperação vem primeiro, a limpeza depois.
## Quando o software não é a escolha certa
Se o cartão:
- não é detectado em lugar nenhum
- tem pinos tortos
- esquenta
- continua desconectando a cada poucos segundos
pare de insistir.
Nesse ponto, eu procuraria um serviço profissional de recuperação em vez de repetir varreduras e tentativas de reconexão. O software não vai ajudar muito se o problema for físico, e tentativas repetidas às vezes pioram a situação. E sim, pinos tortos em cartão CF são um caos.
## Versão curta
Se o seu cartão ainda aparece, suas chances ainda são razoáveis.
Faça isto:
- pare de usar o cartão
- conecte-o por um leitor
- escaneie-o
- visualize os resultados
- recupere os arquivos para outra unidade
Esse é o caminho mais seguro que eu conheço.
Você já fez a parte mais importante. Você parou de usar o cartão.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar gravações no cartão CF, mas eu acrescentaria uma coisa antes. Verifique se sua câmera criou arquivos sidecar ou cópias de backup durante a importação. Lightroom, Photo Mechanic, Capture One e algumas ferramentas de ingestão deixam pré-visualizações, arquivos de cache ou cópias parciais no seu laptop. Já vi pessoas passarem uma hora tentando recuperar, e depois descobrirem que os RAWs já tinham sido copiados para uma pasta com data. Parece bobo, mas isso acontece muito.
Minha ordem seria:
1. Pesquise no seu computador antes de escanear o cartão.
Pesquise por tipo de arquivo: CR2, NEF, ARW, DNG, JPG.
Verifique importações recentes, pastas temporárias, backups de catálogo, pastas de sincronização na nuvem.
2. Coloque o cartão CF em um bloqueador de gravação, se você tiver um.
A maioria das pessoas não tem, e tudo bem. Um bom leitor ainda funciona. Um bloqueador de gravação reduz o risco se o sistema operacional tentar ajudar.
3. Faça uma imagem do cartão primeiro se os arquivos forem importantes para trabalho pago.
Nem todo mundo concorda que esse seja o passo um em um caso normal de exclusão. Acho que, para trabalhos de clientes, vale a pena gastar 10 minutos extras. Trabalhe a partir da imagem, não do original.
4. Depois escaneie a imagem com o Disk Drill.
O Disk Drill é sólido para recuperação de fotos excluídas de cartões CF, especialmente quando você precisa de suporte para pré-visualização de RAW e uma classificação fácil por tipo de arquivo. Recuperar a partir da imagem é mais seguro do que escanear repetidamente o cartão físico.
5. Classifique os resultados por tipo de arquivo e data, não pelo nome do arquivo.
Recuperações de cartões excluídos geralmente retornam nomes genéricos. Carimbos de data e tamanho do arquivo ajudam você a identificar o conjunto real mais rápido.
Mais uma coisa. Se o cartão foi apagado na câmera, as taxas de recuperação costumam ser razoáveis. Se ele foi formatado rapidamente após a exclusão, as chances caem, mas ainda não são zero em muitos cartões CF.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia de recuperação de fotos de cartão CF para imagens excluídas é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos posts de texto.
O principal é: não deixe o Finder ou o Windows reparar nada ainda. É aí que as pessoas estragam tudo.

Uma coisa que eu faria antes de seguir o fluxo de varredura usual do @mikeappsreviewer ou a abordagem de começar pela imagem do @sterrenkijker: verificar o comportamento de recuperação da própria marca da câmera. Alguns corpos apenas marcam entradas como excluídas, outros reescrevem os metadados da pasta de forma mais agressiva após sequências de fotos, operações com slot duplo ou deletar tudo na câmera. Isso afeta o que o aplicativo de recuperação encontra.
Então minha ordem seria:
- deixar o cartão CF fora da câmera
- travá-lo se o seu cartão tiver um interruptor físico ou usar um leitor que não tente fazer nada estranho
- anotar o modelo da câmera, o tipo de arquivo e se a exclusão aconteceu na câmera ou no computador
- conectar uma vez e confirmar se a capacidade parece normal
- se a capacidade estiver errada ou ele montar muito devagar, criar a imagem primeiro
- se ele montar normalmente e isso tiver sido apenas uma exclusão normal, eu *talvez* fizesse a varredura primeiro para economizar tempo
Discordo um pouco do pessoal do sempre criar imagem primeiro. Para trabalho pago, sim, criar imagem é mais seguro. Mas em um cartão saudável com uma exclusão simples, uma única varredura em estilo somente leitura no Disk Drill geralmente é suficiente e mais rápida. O principal é não fazer cinco varreduras diferentes com cinco ferramentas.
Além disso, após a recuperação, verifique os arquivos em um editor RAW de verdade, não apenas pelas miniaturas. As miniaturas podem enganar você.
Se precisar de leitura extra, esta discussão sobre recuperação de fotos em cartão CF com dicas práticas de recuperação também vale a pena ver.
O principal: recupere para outra unidade e depois não confie nesse cartão CF para trabalho de cliente novamente até testá-lo completamente.