Como faço para limpar o cache do Facebook no iPhone sem excluir o aplicativo?

O Facebook no meu iPhone está carregando lentamente e mostrando publicações/imagens antigas, então acho que o cache do aplicativo pode ser o problema. Quero limpar o cache do Facebook sem excluir nem reinstalar o aplicativo porque não quero perder as configurações nem fazer login novamente. Qual é a melhor maneira de fazer isso no iOS?

Eu começaria pelo próprio app do Facebook se ele estiver ocupando algo absurdo como 10 GB ou 15 GB. O iOS não oferece um botão simples de Limpar Cache como o Android, então você fica preso às opções de armazenamento que a Apple oferece.

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e depois encontre Facebook.

Se você quiser a opção mais segura e menos incômoda, tente primeiro Desinstalar App. Isso remove o app do seu celular, mas mantém os documentos e dados. Quando você tocar no ícone do Facebook de novo, o iOS baixa o app novamente, e uma parte do lixo temporário normalmente é limpa. A parte boa é que isso normalmente não desconecta você, então é bem tranquilo.

Mas se o Facebook já virou um monstro, desinstalar pode não adiantar muito. Grande parte do espaço normalmente fica escondida em Documentos e Dados, ou seja, vídeos em cache, imagens, conteúdo da web e tudo mais que o Facebook foi acumulando enquanto você rola o feed.

Para uma limpeza de verdade, use Apagar App nessa mesma tela de Armazenamento do iPhone e depois reinstale o Facebook pela App Store. Isso apaga completamente os dados locais do app e o cache.

E sim, apagar o app vai desconectar você. Você precisará entrar novamente depois de reinstalá-lo. Mas isso não vai apagar sua conta do Facebook, publicações, fotos, amigos, mensagens ou algo assim. Tudo isso fica armazenado pelo Facebook, não apenas no seu iPhone. Você só está limpando a cópia dos dados do app que está no seu dispositivo.

Também existe uma opção menor de limpeza dentro do Facebook:

Menu > Configurações e privacidade > Configurações > Navegador

A partir daí, você pode limpar os cookies e o cache do navegador interno do app. Isso pode liberar um pouco de espaço de sites que você abriu por links do Facebook, mas não espere que isso resolva sozinho uma instalação do Facebook com 15 GB.

A parte chata é que isso é temporário. O Facebook vai começar a reconstruir o cache assim que você voltar a usar o app, especialmente se você assiste muitos Reels ou rola por publicações com muitas imagens. Você pode apagar e reinstalar hoje e depois ver o número de armazenamento subir de novo com o uso normal.

Com o tempo, percebi que o Facebook não era o principal motivo de o armazenamento do meu iPhone continuar enchendo. O problema maior era minha Fototeca: fotos duplicadas, capturas de tela antigas e vídeos enormes em 4K que eu tinha até esquecido que estavam lá.

É aí que algo como o Clever Cleaner é mais útil. Ele não vai limpar o cache do Facebook, porque o iOS realmente não permite que apps de terceiros façam isso automaticamente. Mas ele ajuda com o que normalmente consome mais armazenamento: fotos e vídeos.

A seção Pesados mostra seus maiores arquivos de mídia, para que você encontre rapidamente os vídeos gigantes que estão ocupando espaço. A seção Semelhantes agrupa fotos quase duplicadas, como todas aquelas tentativas repetidas da mesma imagem, e mostra os tamanhos dos arquivos para você decidir o que manter. Ela também mostra os tamanhos das capturas de tela, o que é útil porque elas se acumulam rápido.

Outra vantagem é que o processamento acontece no dispositivo, então suas fotos não são enviadas para outro lugar para a limpeza.

Então, se o Facebook está enorme agora, apague e reinstale para recuperar algum espaço rapidamente. Mas se o seu iPhone continua reclamando de armazenamento, verifique sua fototeca também. Limpar os vídeos grandes e as fotos duplicadas normalmente faz uma diferença muito maior do que ficar correndo atrás do cache do Facebook toda semana.