Minha unidade de repente mudou para RAW após uma reinicialização, e agora não consigo abrir a partição nem acessar arquivos importantes armazenados nela. O Gerenciamento de Disco mostra a partição como RAW, e o Windows continua me pedindo para formatá-la. Preciso de ajuda para descobrir como reparar uma partição RAW e recuperar os dados sem piorar a situação.
Uma partição RAW me pegou de surpresa uma vez, e por um minuto achei que o drive tinha morrido. No fim, os arquivos ainda estavam lá. O Windows tinha perdido o controle do sistema de arquivos, então tratou a partição como se fosse lixo e parou de lê-la.
Isso geralmente acontece depois de alguma bagunça. Desligamento repentino. Queda de energia. Setores defeituosos. Malware. Uma tabela de partição danificada. Já vi isso até depois de alguém puxar um drive externo sem ejetá-lo antes. A causa importa menos no começo. A primeira coisa é simples. Não formate ainda.
O que eu faria, em ordem:
- Pare de gravar qualquer coisa no drive.
- Retire os arquivos importantes.
- Repare a partição, ou apague e recrie.
- Coloque os arquivos recuperados de volta.
Recupere os arquivos primeiro
Eu começaria com Disk Drill. Já usei em um volume RAW antes, e funcionou porque ele leu o disco diretamente em vez de confiar no sistema de arquivos corrompido. O Windows continuava me empurrando para formatar. O Disk Drill ignorou tudo isso e escaneou os dados mesmo assim.
Passos:
- Instale o Disk Drill em um drive diferente, não no danificado.
- Abra-o e escolha a partição RAW ou o disco inteiro.
- Clique em Procurar dados perdidos.
- Se ele pedir um modo de recuperação em um drive externo, escolha Verificação universal na maioria dos casos.
- Se a origem for um cartão de câmera ou filmagens de drone, a Recuperação avançada de câmera costuma funcionar melhor com arquivos de vídeo.
- Deixe a verificação terminar. Não apresse isso.
- Abra Revisar itens encontrados.
- Visualize alguns arquivos primeiro. Eu sempre testo algumas fotos, documentos ou vídeos antes de confiar no resultado.
- Marque o que você precisa e clique em Recuperar.
- Salve tudo em outro drive.
Não restaure os arquivos recuperados de volta na partição RAW. É aí que as pessoas pioram a situação.
Se o drive estiver instável, com leituras lentas, desconexões aleatórias, pausas estranhas, eu faria primeiro uma imagem completa byte por byte e escanearia a imagem em vez disso. Menos estresse para o disco original.
Repare a partição RAW
Depois que seus arquivos estiverem seguros, aí sim eu mexeria no reparo.
O TestDisk é a ferramenta que eu tentaria primeiro se o objetivo for trazer a partição antiga de volta.
Passos:
- Baixe o TestDisk e extraia-o.
- Execute o testdisk_win.
- Escolha Create.
- Selecione o disco afetado.
- Deixe o tipo de tabela de partição detectado como está, se parecer correto.
- Vá em Analyse.
- Execute Quick Search.
- Se não encontrar nada útil, execute Deeper Search.
- Se a sua partição perdida aparecer, selecione-a e escolha Write.
- Reinicie o PC.
Às vezes isso funciona de forma limpa. Às vezes não. Já passei pelas duas situações.
Se você não se importa em restaurar a estrutura antiga da partição, ou se o TestDisk falhar, então recriá-la é mais rápido.
Recrie a partição
- Abra o Gerenciamento de Disco.
- Exclua a partição RAW, se necessário.
- Crie um Novo Volume Simples.
- Formate-a como NTFS, ou outro sistema de arquivos de que você precise.
- Copie seus arquivos recuperados de volta.
Uma coisa que eu pularia é o CHKDSK em uma partição RAW. O Windows geralmente recusa de qualquer forma. E se uma ferramenta de reparo conseguir gravar alterações, ela estará mexendo no sistema de arquivos antes de seus dados estarem seguros. Eu não gosto de fazer cirurgia antes de fazer um backup.
Quando eu pararia e não forçaria mais
Se o drive clicar, sumir do ar, desaparecer do Gerenciamento de Disco, ou só aparecer de vez em quando, eu pararia de usá-lo. Nada de mais verificações. Nada de mais tentativas. Esses sinais apontam para hardware, não para sistema de arquivos. Cada giro extra é uma aposta.
Se os arquivos importam, este é o ponto em que eu entregaria o caso a um laboratório de recuperação em vez de empilhar mais software em cima de um drive com falha.
Não formate. Essa parte do @mikeappsreviewer está certíssima.
Meu complemento seria o seguinte. Verifique a saúde do disco antes de tentar qualquer reparo. Uma partição RAW após uma reinicialização às vezes aponta para danos no sistema de arquivos, mas também aparece quando o disco começa a falhar. Se a saúde SMART mostrar muitos setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura, pare de tentar reparar a partição primeiro. Copie os dados ou faça um clone do disco.
Use o CrystalDiskInfo ou a ferramenta do fabricante do disco. Se a saúde estiver ruim, trabalhe a partir de um clone. Se a saúde parecer normal, então um software de recuperação de dados como o Disk Drill faz mais sentido primeiro, porque ele lê além do sistema de arquivos corrompido e часто encontra seus arquivos em uma unidade RAW sem precisar formatar.
Discordo um pouco em um ponto. O TestDisk é ótimo, mas gravar uma partição encontrada de volta no disco não é meu primeiro passo, a menos que a saúde do disco esteja boa e seus arquivos recuperados já estejam em segurança. Uma única gravação ruim em um disco fraco e a situação piora rápido.
Além disso, pule essas tranqueiras aleatórias de conversor RAW para NTFS. A maioria dessas ferramentas é lixo.
Caminho simples:
- Verifique a saúde SMART.
- Se estiver ruim, clone o disco.
- Recupere os arquivos para outro disco, o Disk Drill é uma escolha sólida.
- Depois que os arquivos estiverem seguros, repare ou apague a partição RAW.
- Execute um teste de superfície completo depois, porque se setores defeituosos causaram isso, vai acontecer de novo.
Para quem procurar por isso depois, uma frase melhor é corrigir partição RAW sem perder dados, ou recuperar arquivos de unidade RAW no Windows.
Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo sobre recuperação de partição RAW é bom:
assista a este guia de recuperação de partição RAW
Não “conserte” primeiro. Essa é a parte em que as pessoas transformam uma bagunça recuperável em um desastre de verdade.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas estou um pouco menos inclinado a fazer qualquer gravação na partição, mesmo com o TestDisk, a menos que os dados já estejam em algum lugar seguro. RAW pode significar sistema de arquivos corrompido, claro, mas também pode significar que a unidade está começando a falhar e agindo normalmente pelo tempo suficiente para enganar você.
O que eu acrescentaria:
- Verifique o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco, como blocos defeituosos, reinicializações do controlador, erros de E/S
- Tente outro cabo / porta / gabinete USB se for uma unidade externa
- Se for um HDD, escute se há cliques ou comportamento estranho ao girar
- Inicialize por um USB live do Linux e veja se a partição monta em modo somente leitura por lá. Às vezes o Windows desiste mais rápido do que o Linux
Se os arquivos importam, recupere primeiro para outro disco. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de partição RAW porque escaneia o dispositivo diretamente em vez de depender de o Windows reconhecer o sistema de arquivos. Eu faria a varredura, a visualização e copiaria os arquivos indispensáveis antes de tocar na tabela de partição. Essa ordem importa muito.
Uma coisa que eu definitivamente não faria é usar essas porcarias de converter RAW em NTFS sem perda de dados. A maior parte disso é duvidosa na melhor das hipóteses.
Depois da recuperação, aí sim teste o reparo ou simplesmente exclua/recrie/formate a partição. Além disso, este tópico do Reddit sobre recuperar arquivos de um disco rígido externo que virou RAW vale a leitura.
Estou com @mikeappsreviewer na grande regra: não formate. Mas vou acrescentar um ângulo extra que @viajantedoceu e @stellacadente só tocaram de leve. Antes de usar software de recuperação ou reparo de partição, verifique se o tamanho da partição e o deslocamento inicial ainda parecem corretos no Gerenciamento de Disco ou no DiskPart. Se o tamanho estiver repentinamente errado, mostrar partes não alocadas ou a assinatura do disco tiver mudado, isso pode ser dano na tabela de partição mais do que pura corrupção do sistema de arquivos. Nesse caso, tentativas cegas de reparo são mais arriscadas.
Algumas coisas que eu tentaria e que não escrevem muito no disco:
- Execute
diskparte depoislist disk,list volume,detail disk - Compare o tamanho informado com o que deveria ser
- Verifique se o volume RAW ainda tem a capacidade esperada
- Se for externo, teste a unidade em outro gabinete ou porta SATA
Pequena discordância com o conselho habitual: vale a pena tentar a montagem somente leitura no Linux bem cedo, se você se sentir confortável com isso. Às vezes o ntfs-3g consegue ler o suficiente para uma cópia rápida quando o Windows apenas o chama de RAW.
Para recuperação, o Disk Drill é uma opção razoável aqui.
Prós:
- Bom para escanear volumes RAW diretamente
- A visualização de arquivos ajuda a avaliar a possibilidade de recuperação
- Mais fácil que o TestDisk para a maioria das pessoas
Contras:
- Varreduras profundas podem perder a estrutura original das pastas
- Recuperações grandes podem levar muito tempo
- Não faz milagres se a unidade tiver problemas graves de hardware
Se o Disk Drill encontrar seus arquivos importantes com boas visualizações, recupere-os primeiro em outro local. Depois disso, repare ou reconstrua a partição. Se ele encontrar principalmente lixo corrompido, pare e reavalie a saúde da unidade antes de forçar mais o disco.