Como faço para apagar todas as fotos do iPhone e realmente liberar espaço de armazenamento imediatamente?

O armazenamento do meu iPhone está completamente cheio por causa de milhares de fotos e vídeos, e excluí-los não parece liberar espaço imediatamente. Eu já removi fotos do app Fotos, mas meu armazenamento ainda parece cheio e preciso recuperar esse espaço o mais rápido possível para atualizações e uso diário. Qual é a maneira mais rápida de apagar permanentemente todas as fotos de um iPhone e realmente recuperar o armazenamento?

Encontrei isso em um iPhone com cerca de 20.000 fotos. Avisos de armazenamento sem parar. O app Fotos travava no segundo em que eu tentava limpar qualquer coisa. A parte irritante é que a Apple ainda não coloca uma opção simples de Excluir Tudo na biblioteca principal, então, se você não souber a ordem, perde tempo e não chega a lugar nenhum.

Por que o armazenamento continua cheio depois de você apagar coisas

Isso confunde muita gente. Quando você apaga fotos, o iOS não as remove na hora. Ele as move para Apagados Recentemente, onde ficam por até 40 dias. Até você limpar essa pasta, o número do armazenamento muitas vezes nem muda.

Se você quer recuperar o espaço agora, faça isto:

1. Abra Fotos
  2. Toque em Álbuns
  3. Role para baixo até Apagados Recentemente em Utilitários
  4. Toque em Selecionar
  5. Toque em Excluir Tudo

Se você pular Apagados Recentemente, o telefone ainda trata esses arquivos como se existissem.

Por que o Fotos começa a engasgar com bibliotecas enormes

Lotes pequenos são tranquilos. Quando você chega aos milhares, selecionar arrastando fica horrível. Eu vi lentidão, travamentos aleatórios, às vezes o app simplesmente fechava. Até iPhones mais novos fazem isso quando o armazenamento está quase no máximo.

Uma coisa me ajudou. Eu removi primeiro um app grande, geralmente um jogo ou algum app social pesado. Isso deu ao iOS espaço livre suficiente para terminar de apagar as fotos sem travar.

Se a parte da tela sensível ao toque está te deixando maluco, use um computador no lugar.

No Mac, conecte o iPhone e abra o Captura de Imagem. Você pode selecionar tudo e apagar rapidamente.

No Windows, abra a pasta DCIM no Explorador de Arquivos. A ideia é a mesma, embora no meu caso funcionasse ou não dependendo dos drivers.

Uma forma mais limpa de lidar com uma biblioteca gigante de fotos

Depois de alguns milhares de arquivos, parei de brigar com o app Fotos padrão. A maioria dos apps de limpeza na App Store vem carregada de paywalls ou insistência para assinar. Clever Cleaner se destacou porque era grátis, não tinha anúncios e não bloqueava recursos atrás de telas de pagamento.

O que eu fiz dentro dele:

1. Abra a aba Heavies. Ela organiza sua biblioteca do maior arquivo para o menor, então os que mais ocupam espaço aparecem primeiro.
  2. Comece pelo topo. Alguns vídeos enormes costumam ocupar mais espaço do que milhares de fotos pequenas.
  3. Vá para Similars. Ela agrupa fotos quase duplicadas, as cinco ou dez versões da mesma imagem que você tirou em sequência. Você mantém uma e descarta o resto.
  4. Verifique Screenshots. Cada miniatura mostra o tamanho do arquivo, o que facilita cortar lixo rapidamente.
  5. Tudo fica no dispositivo. Nada é enviado para outro lugar, o que foi importante para mim porque capturas de tela e fotos muitas vezes incluem informações privadas.

A parte útil foi usar Heavies junto com Similars. Exclusão em massa aleatória é lenta e desleixada. Ir atrás primeiro dos arquivos maiores funciona melhor.

Uma coisa que eu verificaria antes de apagar muita coisa

Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar do iPhone também apaga do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple ligados à mesma conta.

Se o seu objetivo é liberar espaço no telefone sem perder as fotos de vez, vá em Ajustes, depois Fotos, e procure por Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso mantém versões menores no telefone e deixa os originais completos no iCloud.

Se você já copiou tudo para um PC, Dropbox ou Google Fotos, então apagar a biblioteca do telefone é menos arriscado. Ainda assim, eu confirmaria que o backup terminou antes de tocar em excluir. Aprendi a não confiar em mensagens de sincronização até verificar os arquivos por conta própria.

Depois que terminar, limpe Apagados Recentemente. É nessa etapa que a barra de armazenamento finalmente começa a se mover.

Se o armazenamento ainda parecer cheio depois de você excluir fotos, verifique duas coisas que a Apple esconde à vista de todos.

Primeiro, reinicie o iPhone depois de esvaziar Apagados Recentemente. Eu sei que @mikeappsreviewer explicou a etapa da lixeira. Ele está certo quanto a isso. Mas os cálculos de armazenamento do iOS costumam atrasar até que o aparelho seja reiniciado. Já vi 30 GB aparecerem como usados até o telefone reiniciar, e então o número caiu.

Segundo, vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos. Se o número ali continuar enorme, seu telefone geralmente está preso indexando a biblioteca. Deixe-o conectado à energia, no Wi-Fi, com a tela bloqueada, por 30 a 60 minutos. Às vezes, o armazenamento é atualizado depois que a limpeza em segundo plano termina. Irritante, mas é verdade.

Se você quiser resultados rápidos, mire primeiro nos vídeos. Dez vídeos em 4K costumam ocupar mais espaço do que 3.000 fotos. Classifique e remova os maiores itens antes de excluir em massa. O Clever Cleaner ajuda nisso porque mostra arquivos pesados e duplicados mais rápido do que o app padrão quando o telefone está travando.

Verifique também Mensagens, Arquivos, cache do WhatsApp, cache do Instagram e mídias baixadas do Netflix ou Spotify. Muita gente culpa o Fotos, mas de 20 GB a 50 GB geralmente também estão escondidos em outro lugar.

Se você quiser uma segunda opinião sobre o app, esta discussão resume bem o feedback dos usuários:
veja o que usuários do Reddit dizem sobre o Clever Cleaner para liberar armazenamento do iPhone

Mais uma coisa. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, eu não concordo totalmente com excluir tudo do telefone como primeira medida. Isso acaba virando uma limpeza em todos os dispositivos. É mais seguro confirmar o que está no iCloud, no Google Fotos ou no seu computador primeiro.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @espritlibre disseram: às vezes o Fotos não é mais o verdadeiro problema, a categoria de armazenamento só ainda não foi recalculada. O relatório de armazenamento do iPhone é estranhamente teimoso.

O que funcionou para mim foi isto:

• Desativar o Modo de Pouca Energia
  • Conectar o telefone à tomada
  • Conectar ao Wi-Fi
  • Reiniciar depois de esvaziar Apagados Recentemente
  • Deixá-lo bloqueado por um tempo para que o iOS possa terminar a limpeza/indexação

Na verdade, discordo um pouco da abordagem de “apagar tudo de uma vez” se o telefone já estiver engasgando. Em iPhones superlotados, grandes exclusões em massa podem travar e só fazer o Fotos agir de forma estranha. Apagar primeiro os vídeos maiores costuma ser mais rápido e libera espaço imediatamente. É aí que o Clever Cleaner ajuda, porque destaca os piores vilões sem fazer você rolar por uma eternidade.

Também confira estas coisas antes de presumir que o Fotos ainda ocupa todo o espaço:

• Anexos do Mensagens
  • Downloads do app Arquivos
  • Lista de leitura offline do Safari
  • Mídia do WhatsApp
  • Downloads do Music/Netflix/Spotify

E se você quiser um passo a passo visual, este guia em vídeo para liberar rapidamente o armazenamento de fotos do iPhone é mais fácil do que adivinhar pelos menus.

Versão curta: esvazie Apagados Recentemente, reinicie, espere o armazenamento ser recalculado e depois procure vídeos e anexos. Essa combinação geralmente resolve.

Eu acrescentaria uma coisa que as respostas de @espritlibre, @shizuka e @mikeappsreviewer só abordaram indiretamente: verifique se o espaço está sendo ocupado por snapshots do sistema e não mais pelo Fotos.

Isso acontece muito depois de exclusões enormes. A biblioteca sumiu, Apagados Recentemente está vazio, mas o iPhone ainda mostra o armazenamento como cheio porque o iOS está se agarrando a caches temporários, dados de sincronização com falha ou logs de restauração. Em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, se Dados do Sistema de repente parecer inflado, esse é o sinal. Na verdade, eu discordo da ideia de que esperar sempre resolve. Às vezes não resolve.

O que geralmente funciona mais rápido:

• apague qualquer arquivo de atualização pendente do iOS
  • remova e reinstale um aplicativo grande de streaming ou rede social com cache enorme
  • certifique-se de que não há nenhuma sincronização do iCloud pela metade
  • se o armazenamento ainda estiver travado, faça um backup e restaure

A última opção é a opção nuclear, mas muitas vezes é a única forma de forçar o iOS a recalcular de forma honesta.

Sobre o Clever Cleaner: útil se o Fotos estiver lento demais para organizar manualmente.

Prós

• encontra vídeos grandes e fotos parecidas duplicadas rapidamente
  • é mais fácil do que brigar com a interface do Fotos da Apple em um telefone cheio
  • bom para cortar lixo antes de uma limpeza completa

Contras

• ainda depende do comportamento de exclusão do iOS, então o espaço pode não aparecer instantaneamente
  • não faz milagres se o problema real for Dados do Sistema
  • algumas pessoas podem preferir fazer tudo em um computador para ter controle total

Então minha opinião é: se o Fotos já foi apagado e o espaço ainda não voltou, pare de olhar para o Fotos. Verifique Dados do Sistema em seguida. É aí que a mentira geralmente está.