Excluí acidentalmente alguns arquivos importantes de uma unidade formatada em HFS no meu Mac e preciso de ajuda com opções seguras de recuperação de HFS. Não gravei muitos dados novos na unidade, mas não tenho certeza de quais etapas ou ferramentas usar para recuperar os arquivos sem piorar a situação.
A primeira coisa que eu faria seria parar de usar essa unidade. Não copie nada para ela, não a reformate novamente e não execute ferramentas de reparo aleatórias só para ver o que acontece. Na recuperação de HFS/HFS+, os arquivos ainda podem estar lá após a exclusão ou até mesmo uma formatação rápida, mas novas gravações podem sobrescrever os dados que você está tentando recuperar.
Verifique primeiro as coisas mais simples: Lixeira e depois o Time Machine, se você tinha backups ativados. Se isso não mostrar nada, eu iria direto para um software de recuperação.
Usei o Disk Drill há alguns meses, depois de excluir vários arquivos de uma antiga unidade externa do Mac, e ele recuperou a maior parte do que eu precisava. O processo foi bem simples:
- Instale o Disk Drill.
- Escolha a unidade HFS/HFS+.
- Clique em Procurar Dados Perdidos.
- Para uma unidade externa, deixe em Verificação Universal para que ele verifique com todos os métodos de recuperação disponíveis.
- Quando a verificação terminar, abra Revisar Itens Encontrados.
- Visualize os arquivos antes de recuperá-los, se possível.
- Selecione o que deseja recuperar e clique em Recuperar.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade, não na original.
Se a unidade foi formatada, ela ainda pode ser recuperável, especialmente se foi apenas uma formatação rápida e você não gravou muitos dados novos desde então. Quanto antes você fizer a verificação, maiores serão as chances.
Para uma unidade externa que pareça instável, como desconexões aleatórias, erros de leitura ou comportamento estranho, crie primeiro uma imagem de disco se o software oferecer essa opção. Depois, faça a verificação da imagem em vez de forçar a unidade física repetidamente.
Eu evitaria tentativas por conta própria e procuraria um serviço profissional de recuperação se a unidade não aparecer no Utilitário de Disco, fizer sons de cliques ou de raspagem, continuar desconectando ou se a verificação não conseguir terminar por causa de erros graves de leitura. Nesse ponto, mais tentativas com software podem piorar as coisas.
Um disco HFS+ externo giratório é um caso de recuperação muito diferente de um SSD interno, porque SSD/TRIM pode fazer os arquivos excluídos desaparecerem muito mais rápido. Se isso fosse um SSD, eu pararia de inicializar por ele e faria a varredura a partir de outro Mac ou de uma unidade de inicialização externa; se for uma unidade externa comum, o Disk Drill ou uma ferramenta semelhante funciona bem, mas recupere apenas para um disco separado.
Espere alguma bagunça, mesmo que os dados reais sejam recuperáveis. A recuperação de HFS+ pode trazer de volta arquivos com caminhos de pasta ausentes, nomes estranhos, duplicados ou versões parciais, então não julgue o sucesso apenas pelo fato de a estrutura original de pastas aparecer perfeitamente.
O ponto em que eu seria rigoroso é clonar ou criar uma imagem antes de fazer qualquer coisa, se os arquivos realmente importam. Não “copiar os arquivos visíveis no Finder”, mas sim uma imagem em nível de bloco de toda a unidade para outro disco com espaço suficiente. Depois, execute o Disk Drill ou qualquer outro aplicativo de recuperação na imagem. Dessa forma, se a varredura travar, a unidade começar a apresentar falhas ou você escolher a opção de recuperação errada, ainda terá o original intacto. O Utilitário de Disco pode criar imagens em alguns casos, mas, se a unidade tiver erros de leitura, uma ferramenta de recuperação com opção de backup byte a byte geralmente é mais segura.
Eu evitaria executar o Primeiros Socorros até depois de recuperar o que for possível. Parece inofensivo, mas as ferramentas de reparo estão tentando corrigir o sistema de arquivos, não preservar registros de arquivos excluídos para recuperação. O mesmo vale para montar e navegar no disco repetidamente. Crie a imagem, examine a imagem, recupere para uma unidade completamente diferente e depois organize os arquivos recuperados. A parte de organização é entediante, mas é melhor do que “limpar” acidentalmente os próprios metadados de que a varredura de recuperação precisa.