Estou tentando organizar minha fototeca do iPhone, mas o álbum Duplicados não está mostrando muitas fotos que parecem quase iguais. Tenho várias fotos semelhantes, capturas de tela e imagens salvas ocupando espaço, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de encontrá-las e removê-las quando o Fotos da Apple não as detecta.
O Apple Fotos nunca lidou bem com isso para mim. Ele encontra duplicatas exatas, claro. No minuto em que uma foto tem iluminação diferente, uma pequena mudança de ângulo, um rosto diferente ou uma edição rápida, ele para de tratá-las como a mesma foto. Minha biblioteca ficou cheia de pequenos grupos de 5 a 10 fotos quase iguais, e o Fotos ignorou a maioria delas.
O que funcionou melhor no meu celular foi o Clever Cleaner. Entrei esperando o lixo de sempre, anúncios por toda parte, análises falsas e depois um bloqueio de pagamento. Este pareceu diferente. Usei em uma biblioteca grande, ele agrupou fotos semelhantes melhor do que eu esperava, e terminei em cerca de 15 minutos. Se eu tivesse organizado a mesma bagunça à mão, ainda estaria fuçando fotos de praia e fotos borradas de jantar.
Foi assim que eu fiz:
- Instale o Clever Cleaner pela App Store e permita acesso às fotos.
- Abra a aba Similars.
- Deixe ele escanear. Na minha biblioteca, terminou rápido, mesmo com alguns milhares de imagens.
- Abra cada grupo de fotos semelhantes. Ele escolhe uma Best Shot sozinho. Eu troquei algumas em que a escolha dele não pareceu certa para mim.
- Toque em Move to Trash nos grupos um por um, ou use Smart Cleanup se quiser que o app cuide do lote inteiro.
- Depois, entre no Apple Fotos e limpe o álbum Apagados Recentemente, ou você ainda não vai recuperar o espaço.
Acabei testando as outras seções também, já que eu já estava lá fazendo uma geral. Duplicates cuida de cópias exatas. Heavies coloca seus maiores vídeos logo na frente, o que me ajudou a encontrar alguns clipes gigantes que eu tinha esquecido que existiam. Screenshots facilitou apagar capturas antigas de recibos, mapas e outras tranqueiras aleatórias. Lives transforma Live Photos em fotos padrão, mantendo o quadro principal. Com tudo isso junto, liberei muito mais armazenamento do que esperava. Fiquei até meio irritado por não ter feito isso antes, pra falar a verdade.
Se quiser pular apps de terceiros, você pode organizar tudo por conta própria. Tentei isso primeiro. Funciona, mas é demorado.
- Use a aba Buscar no Fotos e procure uma pessoa, lugar, objeto ou evento. Fotos semelhantes geralmente ficam próximas umas das outras ali.
- Organize por data ou por uma viagem ou passeio específico. Quase duplicatas costumam ser tiradas com segundos de diferença.
- Verifique suas fotos em Sequência e mantenha um quadro em vez da pilha inteira.
- Olhe álbuns como Pessoas & Pets, Viagens e Tipos de Mídia para reduzir a pilha.
- Se você usa um Mac, os Álbuns Inteligentes no Fotos ajudam bastante. Você pode agrupar por data, local, palavra-chave e outros metadados, o que reduz a rolagem.
A limpeza manual resolve. Eu mesmo fiz parte disso, e foi lento e irritante. Depois de testar os dois caminhos, eu usaria o Clever Cleaner de novo. Ele encontrou fotos semelhantes que eu teria deixado passar, e me economizou horas.
O álbum Duplicados da Apple só identifica correspondências exatas, ou cópias próximas o suficiente com os mesmos dados principais da imagem. Ele deixa passar fotos quase duplicadas o tempo todo. Fotos em sequência, imagens editadas, capturas de tela com pequenas mudanças e imagens salvas de apps muitas vezes escapam dele.
Um caminho mais rápido é um limpador de fotos semelhantes para iPhone. @mikeappsreviewer mencionou o Clever Cleaner, e eu em grande parte concordo com isso. Onde eu discordo é no seguinte: eu não confiaria em nenhuma seleção automática sem verificar os grupos primeiro. Os palpites de Melhor Foto são bons, mas ainda deixam passar coisas às vezes.
Se você quiser encontrar fotos semelhantes no iPhone sem ficar rolando sem parar, este guia cobre bem as opções:
melhores maneiras de remover fotos semelhantes no iPhone
Algumas coisas em que o app Fotos da Apple ajuda, mesmo se Duplicados falhar:
- Verifique as Fotos em Sequência. Essas pilhas costumam ser a maior fonte de correspondências quase iguais.
- Filtre as capturas de tela por mês e apague em massa as antigas.
- Use termos de busca como selfies, comida, praia, documento, carro. O Fotos agrupa isso melhor do que as pessoas esperam.
- Revise importações do WhatsApp, Instagram e salvamentos do Safari. Eles criam muitas imagens parecidas.
- Ative Otimizar Armazenamento do iPhone só depois da limpeza, não antes, para que a revisão continue mais fácil.
Se você quiser o caminho mais rápido, vale a pena testar o Clever Cleaner para fotos semelhantes, capturas de tela e arquivos grandes. Se quiser o máximo de controle, faça manualmente em intervalos menores de datas.
O álbum Duplicados da Apple é meio exigente. Na verdade, não é bem uma ferramenta para encontrar tudo que parece igual, é mais como encontrar cópias exatas ou quase exatas. Então, se uma foto foi cortada, levemente editada, salva de novo por um app ou apenas tirada meio segundo depois, o Fotos muitas vezes age como se fossem totalmente diferentes.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sternenwanderer nessa parte. Onde discordo um pouco é que usar só o método manual fica brutal quando sua biblioteca cresce. Tudo bem para algumas centenas de fotos, mas não tão bom para 20 mil ou mais.
O que me ajudou foi mudar a forma como eu revisava a biblioteca:
- Use a visualização Dias no Fotos, não só Todas as Fotos. As fotos parecidas ficam agrupadas melhor ali.
- Verifique Sequências primeiro. É daí que vem um monte de por que eu tenho 14 desta mesma cara.
- Em Álbuns > Tipos de Mídia, revise Capturas de Tela, Gravações de Tela e Fotos Live separadamente.
- Se você salva muita coisa de apps, veja também Recentes na mesma data aproximada. Lixo importado geralmente chega em grupos.
- No iPhone, use Selecionar e arraste o dedo para selecionar em massa mais rápido. Recurso estranhamente subutilizado.
Se você quer detecção de fotos realmente parecidas, e não só duplicadas, Clever Cleaner provavelmente é a opção mais útil. Ele procura correspondências aproximadas que o Apple Fotos não encontra. Ainda assim, eu revisaria os grupos por conta própria antes de apagar, porque as escolhas automáticas às vezes podem ser meio estranhas.
Se você quiser um passo a passo simples, este vídeo sobre como encontrar fotos parecidas no iPhone com o Clever Cleaner mostra o processo com bastante clareza.
Resumo curto: a Apple encontra duplicadas. O Clever Cleaner encontra parecidas. Não é a mesma coisa, e a Apple meio que finge que é.
Duplicatas no Fotos é mais limitado do que as pessoas pensam. @sternenwanderer, @espritlibre e @mikeappsreviewer têm razão nessa parte, mas eu acrescentaria um ponto extra: às vezes, o motivo pelo qual fotos “semelhantes” nunca aparecem não é apenas a qualidade da detecção, e sim a fragmentação dos metadados. Itens salvos do Mensagens, WhatsApp, Instagram, cópias editadas, variantes HDR e capturas de tela podem acabar parecendo iguais para você, mas não relacionados para o Fotos.
O que eu faria antes de qualquer grande sessão de exclusão:
- Abra uma foto que você sabe que tem parecidas
- Toque no botão de informações
- Compare a origem do arquivo, resolução, lente, data e se uma delas foi editada
- Se isso diferir muito, a Apple normalmente não as agrupará
Isso importa porque mostra se a revisão manual vale seu tempo ou se você precisa de um app criado para similaridade visual em vez de correspondência de duplicatas.
Minha opinião sobre o Clever Cleaner: útil, mas não faz milagres.
Prós:
- encontra quase duplicatas que a Apple não detecta
- bom para bagunça de capturas de tela
- mais rápido do que rolar uma biblioteca enorme
- também ajuda a encontrar grandes consumidores de espaço
Contras:
- as escolhas de melhor foto ainda precisam de revisão humana
- pode agrupar fotos que fazem parte de uma sequência que você talvez queira manter
- se você fotografa eventos, esportes, crianças ou animais de estimação, “semelhante” nem sempre significa descartável
- você ainda precisa esvaziar Apagados Recentemente após a limpeza
Uma coisa da qual eu discordo um pouco no conselho de “apenas usar um limpador”: para álbuns sentimentais, eu não começaria por aí. Eu primeiro faria uma pequena revisão manual em Viagens, Favoritos, Selfies ou qualquer álbum em que o contexto importe. Ferramentas de fotos semelhantes são melhores para bagunça utilitária do que para curadoria de memórias.
Então, minha abordagem dividida seria:
- Limpar manualmente capturas de tela, memes, recibos e downloads.
- Revisar grupos tipo rajada do mesmo minuto.
- Usar o Clever Cleaner para o meio bagunçado onde o Apple Fotos falha.
- Deixar uma passada final para fotos de pessoas, animais de estimação e eventos especiais.
Isso geralmente traz resultados melhores do que esperar que a pasta Duplicatas faça todo o trabalho.