Como comparo fotos lado a lado no iPhone sem baixar nada?

Estou tentando comparar duas fotos no meu iPhone sem baixar nenhum aplicativo extra, mas não consigo encontrar uma forma integrada de visualizá-las lado a lado. Preciso verificar pequenas diferenças entre as fotos para edição e para escolher a melhor, então eu realmente agradeceria ajuda com o método mais fácil de comparação de fotos no iPhone.

Passei pela mesma bagunça com fotos do iPhone. Você tira seis fotos do mesmo pôr do sol, ou uma foto em grupo em que uma pessoa estraga cada quadro de um jeito diferente, e aí o Fotos quase não te dá nenhuma forma sensata de comparar. Eu ficava alternando entre elas, tentando lembrar qual tinha foco melhor, qual tinha menos olhos fechados. Depois de alguns minutos eu desistia e deixava todas lá. Aí o aviso de armazenamento aparecia de novo. A mesma história de sempre.

Se você não quiser instalar nada, existe uma solução alternativa feita pela Apple, mais ou menos. Ela fica no app Atalhos, não no Fotos, o que ainda parece estranho.

Aqui está a configuração básica:

1. Abra o Atalhos.
  2. Toque no botão de mais.
  3. Adicione a ação ‘Selecionar Fotos’.
  4. Ative ‘Selecionar Várias’.
  5. Adicione ‘Combinar Imagens’.
  6. Escolha o layout horizontal ou vertical.
  7. Adicione ‘Salvar em Fotos’.

Quando você executa, escolhe duas imagens e ele salva uma imagem combinada de volta na sua biblioteca. Para um antes e depois rápido, ou se você quiser um meme lado a lado, funciona. Para organizar uma biblioteca grande, eu achei irritante bem rápido. Você está criando arquivos extras, não revisando fotos de uma forma realmente limpa.

Eu tentei evitar apps de limpeza por muito tempo. A maioria dos que testei era lixo. Dizem que é grátis, aí você toca em apagar e leva na cara alguma assinatura semanal. Ou anúncios. Ou os dois. Eu cansei disso.

O que eu acabei mantendo foi o Clever Cleaner. Encontrei ele há alguns meses e, sim, ele ajudou mais do que o truque do Atalhos jamais ajudou. O que me convenceu foram as coisas simples, não as chamativas. Sem anúncios. Sem paywall aparecendo quando você tenta limpar qualquer coisa. Sem falso modelo gratuito.

A parte útil é a seção Similares. Ela agrupa fotos quase duplicadas, não só cópias exatas. Então, se você tirou cinco fotos quase idênticas do gato, ou uma sequência da mesma pessoa se mexendo meio centímetro em cada quadro, ele junta tudo. Também marca sozinho a melhor foto. Eu não concordava com isso toda vez, mas na maior parte do tempo chegava perto o bastante. Ainda assim, eu conferia manualmente. Pelo que vi, o agrupamento parecia estar certo em uns 95 por cento, mais ou menos.

Algumas coisas de que gostei depois de usar por um tempo:

A visualização de arquivos grandes ajudou bastante. Ela organiza por tamanho, do maior para o menor, algo em que o iPhone é péssimo sozinho. Encontrei clipes antigos em 4K parados lá com 1 GB, 2 GB ou mais.

Existe um modo de revisão por deslize. Você passa pelas coisas mês a mês e mantém ou apaga com um gesto. Parece bobo. Funcionou melhor do que eu esperava quando eu estava matando tempo numa fila em algum lugar.

Ele mostra os tamanhos exatos dos arquivos. Não barras vagas de armazenamento. Números reais em MB ou GB. Eu gosto de ver quanto cada pasta de capturas de tela ou gravação aleatória de tela está me custando.

A privacidade também importava. Pelo que li e vi, a análise fica no telefone. Minhas fotos não estavam sendo enviadas para algum servidor para análise. Essa foi uma das primeiras coisas que eu conferi, para ser sincero.

Mais uma coisa: Live Photos. Eu esqueço de desativá-las o tempo todo, e elas vão se acumulando. O app remove a parte em movimento e mantém a imagem estática, se você quiser. Recuperei uma boa quantidade de espaço só com isso.

Então, se você precisa de uma imagem lado a lado uma vez só, use o Atalhos. É desajeitado, mas funciona.

Se você está tentando organizar duplicatas, comparar fotos parecidas e fazer seu celular parar de te incomodar com avisos de armazenamento toda semana, eu tive uma experiência melhor com o Clever Cleaner. De todos os apps de limpeza que testei, este foi o primeiro que não pareceu uma armadilha. A limpeza em si ainda é tediosa, não tem como escapar disso, mas depois que você elimina alguns milhares de fotos ruins, sente a diferença na hora.

Não existe um verdadeiro visualizador lado a lado no app Fotos do iPhone. A Apple ainda faz você alternar entre as fotos, o que é ruim se você precisa de diferenças em nível de pixel.

Um truque melhor, sem baixar nada, do que o que o @mikeappsreviewer mencionou é este:

Abra uma foto no Fotos.
Deslize para cima e verifique detalhes como tamanho do arquivo, resolução, lente e hora em que foi tirada.
Toque em Editar e depois dê zoom na mesma área.
Memorize o ponto.
Volte e abra a segunda foto.
Dê zoom na mesma área.

Não é elegante, mas para verificar foco, detalhes da pele e pequenos movimentos de objetos, funciona melhor do que criar uma nova imagem combinada toda vez. Se as duas fotos foram tiradas no modo burst, use o seletor de Burst. A Apple já as agrupa, então revisar por lá é mais rápido e menos bagunçado.

Se você quiser uma forma só com recursos da Apple para colocar duas fotos juntas uma vez, este guia é mais claro do que a maioria: como colocar duas fotos lado a lado no iPhone

Para organizar muitas fotos parecidas, eu meio que discordo de ficar só no nativo. O iOS é fraco nisso. Clever Cleaner é um dos poucos apps de limpeza com que vale a pena se incomodar se seu objetivo for comparar, escolher, apagar e pronto. Economiza tempo. O app Fotos não.

Honestamente, o iPhone simplesmente não tem uma verdadeira visualização nativa para comparar fotos lado a lado. Essa é a parte irritante que ninguém te conta. @mikeappsreviewer e @jeff estão certos ao dizer que o Fotos é estranhamente ruim nisso, mas eu discordo um pouco de que o caminho dos Atalhos valha a pena, a menos que você só precise de uma comparação pontual. Criar uma imagem mesclada toda vez envelhece bem rápido.

Se você quiser continuar 100 por cento sem baixar nada, o melhor truque nativo é usar o Split View em um iPad, mas no próprio iPhone, não, na verdade não. A opção mais próxima é esta:

• abra a primeira foto
  • dê zoom na área exata que te interessa
  • observe o enquadramento
  • volte deslizando, abra a segunda
  • dê zoom no mesmo ponto

Além disso, se as duas fotos forem da mesma sequência ou tiverem sido tiradas com segundos de diferença, verifique as informações da foto e navegue pelo horário de captura. Isso ajuda um pouco com pequenas diferenças, como foco ou expressão facial. Ainda é desajeitado, ainda é bem Apple.

Versão direta: se o seu objetivo é realmente selecionar fotos, e não só fazer uma comparação única, as ferramentas nativas são meio ruins.

É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido. Ele pode agrupar fotos parecidas e identificar automaticamente fotos semelhantes no seu iPhone para uma limpeza mais rápida, o que é muito mais útil do que ficar alternando manualmente entre dez fotos quase idênticas. Então, sem baixar nada, não existe um verdadeiro visualizador lado a lado. Para uma limpeza de verdade, o Clever Cleaner provavelmente é o caminho menos irritante.