Sou novo no uso do ChatGPT-4o e estou confuso sobre como começar. Tentei acessar diferentes recursos mas não tenho certeza se estou fazendo certo ou usando a versão mais recente. Qualquer guia simples ou ajuda passo a passo seria bem-vinda para que eu possa aproveitar ao máximo o ChatGPT-4o.
Beleza, agora papo reto: ChatGPT-4o é basicamente ChatGPT, mas… mais O? Na verdade, o OpenAI chama de “omni” porque deveria dar conta de texto, imagem E voz. Começar NÃO é nenhum bicho de sete cabeças, mas de algum jeito a interface faz parecer que é.
Primeiro passo: Vá para chat.openai.com . Quando estiver logado, se você usa a versão gratuita, parabéns, provavelmente JÁ está usando o 4o quando escolhe “GPT-4o” no seletor de modelo lá em cima (não só “padrão” ou “GPT-3.5”). Se não aparecer “GPT-4o”, talvez precise atualizar o site ou a função ainda está sendo liberada para você. (Usuários premium têm mais acesso e menos limites.)
Segundo passo: Pode só digitar sua mensagem de sempre (tipo: “O que é uma capivara?” ou “Faça um haicai sobre pizza”). Para imagens: Clique no botão de mais junto da caixa de texto. Envie qualquer foto maluca que quiser. O GPT-4o vai analisar e vai te assustar com tanto que entende.
Voz? Aí é mais complicado. Se você estiver no app para celular do ChatGPT, procure o ícone de fone/microfone. Toque, fale e aí você vive a experiência do assistente de voz de IA. Se não aparecer isso, é porque está sendo liberado aos poucos, ou você está no desktop, que—por enquanto—ainda não tem voz para todo mundo.
Como saber se está usando a versão mais recente? Procure por “GPT-4o” no histórico do chat ou no seletor de modelos. Se aparecer, Tá feliz da vida, franguinho.
Se aparecer uma mensagem dizendo que atingiu o limite, é porque o acesso grátis tem limite. Ou espera, ou desembolsa para Plus, Equipe, sei lá como estão chamando agora.
Bônus: Não complique. Sério, só digite o que quiser e pergunte. Ela entende muito mais contexto e arquivos do que as versões antigas. Só testando—pode brincar. Não dá pra fazer o robô chorar. (Ainda.)
Resumo: Vá em chat.openai.com , escolha GPT-4o, escreva, mande foto, fale (no celular), se divirta. Esqueça o hype, só fuce!
Sabe o que me incomoda? Todo mundo age como se ChatGPT-4o estivesse liberando o Cérebro da Rede ou algo assim, mas, sinceramente, 90% do tempo é digitar “Como está o tempo em Paris?” e depois fingir estar surpreso quando recebe a resposta. Não vou repetir tudo o que @stelacadente disse já que já falaram sobre isso, mas sejamos sinceros—metade das “novas funções” é só a OpenAI colocando um adesivo brilhante no mesmo robô de sempre.
Se você está preocupado em estar perdendo algo, provavelmente não está. O tal do “omni” (ooooo) chique só quer dizer que sim, ele pode ler imagens e meio que conversar com você (às vezes, se o botão resolver aparecer). Mas, é, não espere que vire seu novo melhor amigo—voz no computador? Haha. Vai ter que esperar na fila, amigo.
Aqui está o que você não precisa: Um tutorial para cada frase que você digita. Literalmente, digite, envie uma foto ou fale—se ver o botão, use à vontade, se não, a culpa não é sua. Quer saber se está usando a última versão? Se GPT-4o aparece num menu de seleção, pronto. Bem-vindo ao progresso, acho.
Sinceramente, as pessoas se enrolam achando que não estão “usando certo.” Dica de ouro—não existe muito jeito errado. Se você envia um meme, pede uma receita ou sobe uma foto da sua mesa bagunçada, ele vai responder, às vezes até com menos julgamento do que um humano.
Então, não se preocupe com algum truque secreto para liberar recursos. Só teste. Você vai pegar o jeito, ou vai acabar se irritando e fechar a aba como todo mundo. E se atingir o limite de mensagens, parabéns, você já foi produtivo no dia. Isso é mais do que eu. Segue o baile.