Qual é a melhor maneira de organizar fotos no iPhone?

Minha fototeca do iPhone ficou muito bagunçada depois de anos de capturas de tela, duplicatas e álbuns aleatórios, e agora não consigo encontrar as fotos de que realmente preciso. Estou procurando a melhor maneira de organizar fotos em um iPhone, limpar o armazenamento e manter tudo mais fácil de gerenciar.

Eu bati nessa mesma parede há um tempo. Minha pasta Recentes tinha virado um lixão. Fotos da família, recibos, capturas de tela que eu jurava que precisava, fotos borradas do cachorro e dez versões da mesma refeição. Meu iPhone parecia lento, os apps hesitavam e a fototeca era dolorosa de abrir. No meu caso, armazenamento foi a primeira coisa que valeu a pena verificar. Quando o celular fica lotado, o iOS começa a se arrastar.

Eu tentei pagar por mais espaço no iCloud primeiro. Péssima solução. Tudo o que fiz foi alugar um armário maior para a mesma tranqueira. A parte que eu não tinha entendido era simples. Organizar não funciona quando a maior parte do que você tem é lixo. Eu precisava apagar primeiro e organizar depois.

Se a sua biblioteca de fotos é enorme e você se sente travado, eu começaria com um app de limpeza e deixaria ele fazer a parte chata. Testei alguns, e o que eu sempre acabava voltando era o Clever Cleaner. O que me convenceu foi a falta de enrolação. Nada de paywall depois de três toques. Nada de spam de anúncios. Nada de teste grátis falso. Ele também processa tudo no próprio celular, então suas fotos não são enviadas para algum servidor por aí.

As duas partes que eu mais usei foram estas.

A seção Heavies foi a vitória mais rápida. Ela organiza sua mídia por tamanho de arquivo, então os arquivos gigantes vão para o topo. Encontrei vídeos antigos ocupando vários gigabytes sem eu perceber. Apagar alguns deles fez mais diferença do que limpar 800 capturas de tela aleatórias.

A seção Similars ajudou com a doença comum da câmera, três ou quatro fotos quase iguais da mesma coisa porque seu dedo continuou tocando na tela. Ela agrupa essas fotos, escolhe a melhor e você descarta o resto. Ela também mostra os tamanhos dos arquivos, o que me ajudou a parar de adivinhar e começar a cortar o que mais desperdiçava espaço.

Depois que eu limpei os arquivos grandes e as duplicatas, organizar parou de parecer impossível. Esta foi a configuração que mantive.

1. Use Recentes como uma caixa de entrada

Essa parte demorou demais para eu aceitar. No iPhone, mover fotos para álbuns não limpa Recentes. Elas continuam lá. Quando parei de lutar contra isso, tudo ficou mais fácil. Agora trato Recentes como e-mail. Uma vez por semana, passo uns 10 minutos ali. Movo as fotos que valem a pena para os álbuns e apago o lixo descartável.

1. Dê nomes aos álbuns começando pela data

Comecei a nomear os álbuns assim: 2024-06 Viagem à Praia ou 2024-08 Jantar de Aniversário. Parece sem graça, e é exatamente por isso que funciona. Tudo se organiza sozinho na ordem. Quando você precisa encontrar uma viagem antiga ou um evento, não fica rolando sem parar tentando lembrar como tinha chamado aquilo três meses atrás.

1. Pesquise fotos antigas em lotes

Passar por cinco anos de fotos de uma vez só é horrível. Tive mais sorte usando a barra de busca e abrindo um mês de cada vez, algo como julho de 2022. O celular reduz a pilha, e a tarefa parece menos sofrida. Fiz isso em partes ao longo de algumas noites e foi bem mais fácil do que uma sessão gigante de limpeza.

1. Use Favoritos para o que você realmente quer guardar

Se álbuns parecem trabalho demais, use o coração. Fiz isso nas semanas corridas em que eu sabia que não ia organizar nada direito. O álbum Favoritos vira uma lista rápida das suas melhores fotos. Acabei criando uma regra para mim mesmo. Se eu não daria um coração, eu deveria pensar duas vezes antes de guardar.

1. Pare de tratar seu celular como armazenamento frio

Isso importou mais do que eu esperava. Seu celular funciona melhor quando não está carregando sua vida digital inteira para sempre. De vez em quando, movo as melhores fotos e vídeos para outro lugar, um drive externo, Google Drive ou Amazon Photos. O Amazon Photos oferece armazenamento ilimitado para fotos se você tiver Prime, o que ajudou no meu caso. Quando soube que as coisas importantes existiam em outro lugar, apagar do celular ficou mais fácil.

A primeira limpeza leva um tempinho. A minha não foi rápida. Ainda assim, depois que removi fotos duplicadas e arquivos gigantes de vídeo, tudo pareceu mais leve. O celular funcionou melhor, e abrir o app Fotos deixou de parecer como encarar uma gaveta de bagunça. Você volta a ver suas memórias reais em vez de uma pilha de sobras digitais.

Pare de criar álbuns primeiro. Conserte a recuperação primeiro.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. A limpeza do armazenamento importa, mas a organização falha mais por causa de uma estrutura ruim do que por arquivos demais. Se você só apagar, sua biblioteca vai ficar bagunçada de novo em um mês.

Minha configuração é simples.

1. Use apenas três tipos de álbum.
    Entrada, Referência, Eventos.

Entrada é para fotos dos últimos 30 dias que você ainda precisa organizar.
Referência é para recibos, documentos, números de série, capturas de tela que você vai precisar depois.
Eventos é para viagens, aniversários, pessoas, feriados.

1. Pare de criar álbuns aleatórios.
    Se um álbum tem 8 fotos e nenhuma data, ele vira bagunça. Mescle álbuns pequenos. Mantenha menos de 20 álbuns principais, se possível.

2. Use os filtros integrados.
    Em Fotos, filtre por Capturas de Tela, Vídeos, Editadas, Favoritas. As capturas de tela costumam ser a limpeza mais rápida. A maioria das pessoas tem centenas. Eu tinha 1.400. Mantive 90.

3. Adicione legendas.
    Este é o truque mais ignorado no iPhone. Deslize para cima em uma foto e adicione “passaporte”, “modelo de cozinha”, “recibo de imposto”, “futebol 2023”. A busca funciona muito melhor depois disso. Leva segundos e economiza tempo depois.

4. Use pessoas e lugares.
    Treine o álbum Pessoas. Confirme rostos. Corrija nomes errados. Se você pesquisar por pessoa ou cidade, o iPhone faz um bom trabalho.

5. Arquive fora do telefone uma vez por ano.
    Mantenha o melhor no iPhone. Mova o restante para outro lugar.

Se sua biblioteca está um desastre, use o Clever Cleaner primeiro para duplicatas e arquivos pesados, depois monte o sistema de álbuns. Esta análise de Clever Cleaner para limpeza do iPhone e organização de fotos resume por que as pessoas gostam dele. Essa ordem importa. Limpe, depois rotule, depois organize.

Eu faria isso de forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @hoshikuzu. Eles têm razão sobre limpar primeiro, mas acho que muitas pessoas complicam demais os sistemas de álbuns e depois nunca os mantêm. No iPhone, a melhor ferramenta de organização, sinceramente, é a busca, não as pastas.

Meu método:

• Exclua por categorias, não por data. Comece com Capturas de Tela, Gravações de Tela, Duplicatas e Vídeos.
  • Não renomeie nada, a menos que isso importe.
  • Adicione legendas apenas às fotos que você talvez precise encontrar depois, como recibos, itens de garantia, imagens de trabalho, documentos.
  • Use um álbum chamado “Manter” e um chamado “Preciso Depois”. Só isso. Qualquer coisa além disso volta a ficar bagunçada rápido.

Além disso, não ignore a seção Utilitários integrada no Fotos. Ocultos, Apagados Recentemente, Duplicatas, Recibos se detectados, tudo isso ajuda mais do que as pessoas imaginam.

Se a sua biblioteca já está fora de controle, o Clever Cleaner é uma boa primeira passada porque destaca fotos semelhantes e arquivos grandes rapidamente. Se você quiser uma visão geral decente, este artigo sobre um aplicativo de limpeza de iPhone realmente gratuito para organizar fotos explica por que as pessoas o usam.

Opinião polêmica: álbuns são superestimados. Se a busca consegue encontrar “praia 2022” ou “recibo”, você já venceu.