Meu disco rígido começou a fazer ruídos estranhos e agora algumas pastas não abrem. Uma verificação mostra setores defeituosos, e eu tenho fotos importantes, arquivos de trabalho e documentos que realmente preciso recuperar antes que o disco falhe completamente. Preciso de orientação sobre a forma mais segura de recuperar dados de um disco rígido com setores defeituosos sem causar mais danos.
Setores defeituosos são um daqueles problemas em que esperar só piora as coisas. Aprendi isso da pior forma em um drive antigo de 2 TB. Começou com a abertura lenta de pastas, depois erros de CRC, depois o Windows travou quando tentei copiar um arquivo de fotos. Se o seu drive está mostrando avisos de setores defeituosos, pare de usá-lo agora.
Se for um drive externo, desconecte-o. Se estiver dentro do seu PC, deixe-o quieto e faça o trabalho de recuperação em outra máquina, se tiver uma. Cada leitura ou gravação extra atinge novamente um disco fraco e, às vezes, mais uma varredura é o que faz ele parar de vez.
Setores defeituosos geralmente se dividem em duas categorias.
Setores defeituosos lógicos:
São erros de consistência de dados. O setor é legível em teoria, mas os dados e as informações de correção de erro não coincidem. Já vi isso acontecer após desligamentos inadequados e bagunças aleatórias no sistema de arquivos. Às vezes dá para corrigir.
Setores defeituosos físicos:
Isso é dano físico no disco. Desgaste, impacto, envelhecimento, problemas no cabeçote, dano no prato, coisas assim. Se você ouvir cliques, rangidos ou bipes, eu pararia por aí mesmo. Tentativas caseiras em um drive mecânico barulhento costumam terminar mal. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é o caminho mais realista.
Se o drive ainda aparece no sistema operacional e está apenas instável, o melhor a fazer é criar uma imagem primeiro e depois recuperar a partir dela. Eu não executaria uma varredura de recuperação normal em um disco com falha. Essas varreduras leem grandes partes do drive e colocam estresse no hardware por muito tempo. Já vi drives desaparecerem no meio do processo.
O que funcionou melhor para mim foi fazer primeiro uma cópia setor por setor, às vezes chamada de imagem byte a byte. Você salva todo o conteúdo do disco com falha em um arquivo de imagem em um drive saudável. Depois disso, você para de tocar no disco original e trabalha a partir da cópia.
Uma opção para isso é o Disk Drill. A parte útil aqui é o recurso integrado de backup byte a byte. Ele foi feito para mídias instáveis e tenta lidar com blocos defeituosos pulando pontos problemáticos e tentando novamente com blocos menores. Em um drive doente, isso importa mais do que as pessoas pensam. Você conecta o drive com falha e outro drive saudável com espaço livre suficiente, cria a imagem, depois monta ou anexa a imagem dentro do aplicativo e faz a varredura da imagem em vez do disco original.
A versão curta:
Primeiros passos
- Instale a ferramenta de recuperação em um computador saudável.
- Conecte o drive com falha como dispositivo secundário, se possível.
- Use o recurso de backup do drive ou de imagem byte a byte.
- Salve a imagem em outro disco saudável.
- Desconecte o drive com falha assim que a imagem estiver pronta.
- Faça a varredura no arquivo de imagem, não no drive físico.
Se seus arquivos voltarem e agora você estiver pensando em reutilizar o disco, eu teria cuidado. Sim, o Windows tem ferramentas como chkdsk /r no PowerShell, e uma formatação completa também verifica os setores e marca os defeituosos para que o sistema operacional os evite. Já usei os dois. Eles servem para teste. Não tornam um drive morrendo confiável novamente.
Minha regra ficou simples depois de algumas falhas. Se um drive começou a acumular setores defeituosos, eu o aposento de qualquer coisa importante. No máximo, eu o uso para dados descartáveis que já tenho em outro lugar. Para fotos de família, documentos de trabalho, arquivos de projeto, nem pensar.
Se o drive não aparece de jeito nenhum, ou a imagem fica incompleta e o software de recuperação não chega a lugar nenhum, então você entrou em território de laboratório. Os preços são desagradáveis. Já vi pessoas receberem orçamentos de US$ 500 a US$ 3.000, às vezes mais, dependendo se o problema é firmware, dano no cabeçote ou dano no prato. Os laboratórios têm ferramentas e ambientes limpos que você não tem em casa.
A parte que as pessoas ignoram até o desastre acontecer são os backups. Você precisa da estratégia 3-2-1 se se importa com os arquivos.
Hábito de backup que vale a pena manter
Três cópias dos seus dados.
Dois tipos diferentes de armazenamento.
Uma cópia fora do local.
Eu não levei isso a sério até um drive começar a clicar às 1 da manhã comigo enquanto guardava anos de coisas que eu não tinha copiado para nenhum outro lugar. Desde então, um backup local e uma cópia na nuvem já me salvaram mais de uma vez.
Pare de executar verificações nele. Ruídos estranhos mais setores defeituosos são uma combinação ruim. Se este for um disco rígido, cada minuto extra ligado importa.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: faça o mínimo possível na unidade com problema. Onde discordo um pouco é sobre o CHKDSK. Eu não mexeria no CHKDSK nesta fase. Ele adora corrigir coisas alterando metadados, e em uma unidade com falha isso pode piorar a recuperação.
O que eu faria:
-
Puxe primeiro os arquivos mais importantes, em pequenos lotes.
Comece com fotos, documentos, arquivos de trabalho. Ignore pastas gigantes e arquivos de vídeo por enquanto. Se o Explorer travar, use uma ferramenta de cópia com controle de repetição, como TeraCopy ou FastCopy. -
Monitore as estatísticas SMART.
Use o CrystalDiskInfo. Se as contagens de Setores Realocados, Setores Pendentes ou Setores Incorrigíveis estiverem aumentando, pare e passe para a criação de imagem ou para um laboratório. -
Mantenha a unidade fria e estável.
Cabos USB ruins, fontes fracas e adaptadores SATA baratos causam erros extras de leitura. Use uma porta SATA direta ou um gabinete com alimentação confiável, se tiver um. -
Se a cópia de arquivos falhar, mude para recuperação baseada em imagem.
O Disk Drill serve bem aqui, não para reparo mágico, mas para recuperar dados de uma imagem de unidade danificada depois que você tiver uma. Examine a cópia, não o original, quando possível. -
Se a unidade clicar, ranger ou desaparecer do sistema, pare.
Isso já é caso para laboratório.
Além disso, esta é uma leitura excelente sobre recuperação de dados de blocos defeituosos, dicas práticas do Reddit para recuperação de blocos defeituosos.
Em termos de busca, seu problema é basicamente este: disco rígido fazendo ruídos estranhos, pastas não abrem, setores defeituosos encontrados, precisa recuperar fotos, documentos e arquivos de trabalho antes da falha total da unidade.
Não reutilize esta unidade após a recuperação. Aposente-a. Mesmo que pareça estar ok por uma ou duas semanas, não está.
Ruídos estranhos mudam a situação. Setores defeituosos sozinhos às vezes já significam um problema de copie os arquivos agora. Ruído mais setores defeituosos pode virar rapidamente um caso de o disco morrer no meio dos cliques.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @kakeru, mas eu colocaria uma coisa de forma um pouco diferente. Eu não gastaria muito tempo escolhendo pastas a dedo primeiro, a menos que a unidade esteja permanecendo online de forma confiável. Em unidades fracas, ficar procurando pelo Explorer pode causar mais buscas aleatórias do que uma recuperação mais direta. Às vezes isso piora a situação, não melhora.
O que eu faria no lugar:
- Pare de inicializar por ela se for a sua unidade do sistema
- Não execute CHKDSK, ferramentas de reparo, desfragmentação ou outra varredura de superfície
- Coloque-a na conexão mais estável que você tiver, de preferência SATA direto
- Recupere os arquivos insubstituíveis em ordem de valor, mas usando um aplicativo de recuperação que lide com erros de leitura em vez de arrastar e soltar normalmente, se o Explorer continuar travando
Se o disco ainda for detectado, o Disk Drill é uma opção razoável aqui, especialmente porque você pode direcionar apenas os tipos de arquivo e pastas que mais importam em vez de forçar a unidade inteira para sempre. Isso pode economizar tempo quando você precisa primeiro de fotos, documentos e arquivos de trabalho. Se a unidade ficar offline ou começar a clicar mais alto durante as leituras, pare de mexer nela e procure um profissional. Nenhum software supera cabeças danificadas.
Além disso, ignore a tentação de testar mais um pouco. As pessoas sempre fazem mais uma varredura, mais uma reinicialização, mais uma tentativa de cópia. Esse mais um é como as unidades passam de recuperáveis para completamente inutilizadas. Nem me pergunte como eu sei rs.
Depois de tirar os dados, aposente a unidade. Sem talvez. Sem para arquivos menos importantes. Aposente-a.
Se você quiser um passo a passo simples sobre como usar o Disk Drill para recuperação de unidade danificada, isto é bem decente: veja como recuperar arquivos de um disco rígido com falha usando o Disk Drill.
E sim, se ela estiver fazendo ruídos de trituração ou bipes, pule o faça você mesmo. Isso é caso de laboratório, mesmo que o preço doa.
Vou discordar um pouco da abordagem de copiar os arquivos primeiro do @kakeru e @sognonotturno. Se a unidade está fazendo novos ruídos mecânicos, até mesmo navegar pelas pastas pode provocar muito movimento aleatório da cabeça. Em alguns HDDs à beira da falha, isso é pior do que uma leitura mais controlada.
O que eu acrescentaria é isto:
- Verifique se é um HDD ou SSD. O ruído importa principalmente para HDDs. SSDs também podem ter blocos defeituosos, mas cliques ou rangidos apontam para problema mecânico.
- Se for um HDD externo, troque o gabinete/cabo antes de presumir que os pratos estão perdidos. Já vi placas de ponte USB com falhas causarem erros de leitura e desconexões que parecem setores defeituosos.
- Se os dados forem realmente insubstituíveis, defina uma regra de limite de perda agora. Exemplo: se ele desaparecer uma vez, começar a clicar mais alto ou o SMART piorar durante a recuperação, nada mais de faça você mesmo.
Sobre software, o Disk Drill é bom se você usá-lo da maneira certa: faça uma imagem primeiro, se possível, depois recupere a partir da imagem.
Prós do Disk Drill:
- fluxo de trabalho fácil para criar imagem/varredura
- bom para puxar tipos de arquivo comuns rapidamente
- mais amigável do que muitas ferramentas de recuperação
Contras:
- varreduras profundas ainda podem levar uma eternidade
- não faz milagres contra falha grave de hardware
- se a unidade estiver instável, qualquer software só consegue fazer até certo ponto
Eu evitaria reparar o sistema de arquivos até depois da tentativa de resgate. Primeiro a recuperação, depois os experimentos. Além disso, quando terminar, aposente a unidade completamente. Nada de servir para arquivamento, nada de servir para backup, nada.