O que é exatamente a Mídia Sincronizada no iPhone?

Notei uma seção de Mídia Sincronizada no meu iPhone e não tenho certeza do que isso significa ou de onde veio. Recentemente conectei meu telefone a um computador e agora estou preocupado que algumas músicas, fotos ou vídeos tenham sido adicionados por meio da sincronização. Preciso de ajuda para entender o que é mídia sincronizada, como isso afeta o armazenamento do iPhone e se é seguro remover.

Encontrei isso depois do iOS 17 também, e demorou muito mais do que deveria para entender o que a Apple mudou.

O que é Mídia Sincronizada

Nas versões mais novas do iOS, a Apple dividiu o armazenamento em categorias mais específicas. O conteúdo baixado diretamente no celular por serviços da Apple continua no próprio app. O conteúdo que você transferiu de um Mac ou PC pelo Finder ou iTunes fica agrupado em Mídia Sincronizada.

No meu caso, isso incluía:

1. músicas copiadas de um computador
  2. filmes e arquivos de TV sincronizados por USB
  3. audiolivros
  4. pastas de fotos antigas sincronizadas de um computador

A parte confusa é o relatório de armazenamento. Eu vi mídia sendo contada duas vezes. Uma vez em Música, e depois de novo em Mídia Sincronizada. Então o número parecia muito pior do que o celular realmente parecia, embora em alguns casos o uso de espaço ainda fosse alto o bastante para prejudicar o desempenho.

Por que normalmente você não consegue remover isso no celular

Se os arquivos vieram de uma sincronização com computador, o iPhone trata o computador como a origem. Então o comportamento normal de deslizar para apagar muitas vezes não faz nada, ou a opção nem aparece.

O que funcionou para mim

1. Sincronizar pelo Finder ou iTunes de novo
    Conecte o celular ao computador. No Mac, abra o Finder. No Windows, abra o iTunes. Abra a página do seu dispositivo e depois verifique as seções Música, Fotos, TV ou Livros. Remova os itens ou desmarque a sincronização das categorias que você quer remover. Depois sincronize novamente.
  2. Usar uma pasta vazia para fotos
    Isso pareceu meio bobo, mas funcionou. Eu criei uma nova pasta vazia no meu computador e depois apontei a sincronização de fotos para ela. Depois da sincronização, a biblioteca antiga de fotos sincronizadas foi substituída por nada. O espaço voltou.
  3. Remover e reinstalar o app relacionado
    Vi algumas pessoas corrigirem contagens antigas de Mídia Sincronizada apagando o Música ou Apple Books e depois reinstalando. Parece que isso força a reconstrução de alguns dados de armazenamento em cache.

Cuidado com o Fotos do iCloud

Essa parte pega muita gente. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar uma foto no iPhone também apaga do iCloud, o que significa que ela desaparece dos seus outros dispositivos Apple também. Se o seu objetivo é liberar espaço no celular enquanto mantém a cópia na nuvem, desligue o Fotos do iCloud primeiro e escolha Remover do iPhone. Eu não faria uma exclusão em massa até ter certeza de que existe um backup em outro lugar.

Como ficou quando o armazenamento encheu demais

Meu celular ficou lento de um jeito bem feio. Os apps demoravam para abrir. As animações começaram a travar. Eu continuava recebendo avisos de armazenamento. Parecia menos síndrome de celular velho e mais que o sistema não tinha espaço para respirar.

Depois que me livrei da maior parte da bagunça de Mídia Sincronizada, encontrei o problema seguinte rapidinho. Capturas de tela. Fotos duplicadas. Vídeos grandes que eu tinha esquecido que gravei. O conteúdo sincronizado era só metade da bagunça.

Eu tentei limpar o resto com o Clever Cleaner. Continuei com ele porque fazia a parte chata de organizar sem me obrigar a brigar com uma tela de assinatura a cada duas ações. Ele escaneia fotos parecidas, marca a melhor e ajuda a encontrar arquivos enormes rapidamente. Também gostei de um detalhe que muita gente ignora: o processamento fica no próprio celular.

As partes que acabei usando mais foram:

1. encontrar fotos quase duplicadas de fotos em sequência
  2. ordenar os maiores vídeos primeiro
  3. identificar capturas de tela por tamanho para eu apagar a tranqueira rápido

Passei de um armazenamento praticamente lotado para algo utilizável de novo, com cerca de 60 por cento usados, e a lentidão parou. Se a Mídia Sincronizada está ocupando seu espaço, eu começaria com o truque da sincronização com pasta vazia. Depois disso, verifique sua pilha local de fotos e vídeos, porque há uma boa chance de o celular estar entupido dos dois lados.

Mídia Sincronizada geralmente significa conteúdo que o seu iPhone reconhece como copiado de um computador, não baixado no próprio celular. Se você se conectou ao Finder em um Mac ou ao iTunes em um PC, o iOS pode ter correspondido configurações antigas de sincronização e listado esses arquivos lá.

Uma forma rápida de verificar se algo foi adicionado:

1. Abra Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
  2. Toque em Mídia Sincronizada.
  3. Compare o tamanho exibido ali com Música, TV, Fotos ou Livros.
  4. Abra o app Música e o app TV e procure álbuns ou vídeos que você não colocou lá.

Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer na parte da contagem dupla. Às vezes parece duplicado, mas muitas vezes é a interface de armazenamento da Apple sendo confusa, não arquivos duplicados de verdade. Irritante, sim.

Se você quiser uma prova pelo lado do computador, reconecte o telefone e abra o Finder ou o iTunes. Veja cada aba de mídia e confira se a sincronização está ativada. Se Sincronizar automaticamente ou álbuns, filmes ou pastas de fotos selecionados estiverem marcados, foi daí que isso veio.

Se o número de armazenamento continuar travado depois que você remover a mídia, reinicie o telefone primeiro. Isso limpa relatórios de armazenamento incorretos com mais frequência do que as pessoas pensam.

Se o seu telefone estiver cheio, limpe a bagunça local também. O Clever Cleaner é útil para fotos duplicadas, vídeos grandes e capturas de tela. Esta análise curta explica bem: veja como o Clever Cleaner ajuda a liberar espaço no iPhone rapidamente.

Resumindo, Mídia Sincronizada não é spyware nem algum despejo oculto. Geralmente são arquivos sincronizados do computador no estilo antigo.

Mídia Sincronizada é basicamente o rótulo da Apple para conteúdos que não se originaram no próprio iPhone. Normalmente isso significa mídia gerenciada a partir de um computador em algum momento, mesmo que tenha sido apenas uma sessão de conectar e confiar que reativou configurações antigas de sincronização.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas, mas eu contestaria uma coisa: ver “Mídia Sincronizada” não significa automaticamente que novos arquivos foram copiados para agora mesmo. Às vezes o iOS apenas recategoriza conteúdos existentes gerenciados por computador após uma atualização ou depois de se reconectar ao Finder/iTunes. Então não entre em pânico ainda.

O que isso pode incluir:

• músicas importadas de um Mac ou PC
  • filmes/vídeos caseiros sincronizados manualmente
  • audiolivros ou livros
  • bibliotecas de fotos que foram originalmente sincronizadas de um computador

O que torna isso confuso é que a Apple não mostra ali uma lista organizada arquivo por arquivo. É mais um compartimento de armazenamento do que uma pasta normal de app. Se você tocar nele e ele mostrar apenas um tamanho, isso é normal. Irritante, mas normal.

Minha sugestão é verificar a mudança, não apenas a categoria:

• confira no app Música se surgiram álbuns recentemente
  • confira no Fotos se há álbuns/pastas que parecem ter vindo de sincronização pelo desktop
  • confira TV/Livros se você usa esses apps
  • veja a ordenação por “Data de Adição” onde estiver disponível

Além disso, se você conectou a um computador compartilhado/da família, verifique se esse computador tinha preferências antigas de sincronização do dispositivo salvas. O Finder e o iTunes podem lembrar seleções anteriores de mídia, e é assim que as pessoas são pegas de surpresa com essas coisas rs.

Se o armazenamento for o problema maior, Mídia Sincronizada pode ser apenas parte da bagunça. Duplicatas locais, vídeos gigantes e capturas de tela geralmente são os verdadeiros vilões. É aí que o Clever Cleaner pode ajudar bastante na limpeza de armazenamento do iPhone, já que ele é melhor para encontrar fotos duplicadas e mídia pesada do que as ferramentas nativas da Apple. Também achei este texto útil: veja a análise completa do app Clever Cleaner para iPhone.

Versão curta: Mídia Sincronizada = categoria de mídia gerenciada por computador, não malware, não espionagem oculta e não necessariamente prova de que arquivos aleatórios foram despejados no seu telefone.

Estou com @cazadordeestrellas e @nachtschatten no panorama geral: Mídia Sincronizada geralmente é apenas conteúdo gerenciado pelo computador. Mas discordo um pouco da ideia de que “provavelmente não é nada”, que as pessoas às vezes adotam, porque pode significar que seu iPhone ainda está obedecendo a uma relação de sincronização antiga que você esqueceu que existia.

A parte que a Apple não explica bem é a seguinte: Mídia Sincronizada é mais um rótulo de propriedade do que um tipo de mídia. Isso diz ao iOS: “isso veio de uma sincronização no estilo Finder/iTunes”, então o telefone pode não deixar você gerenciar isso como downloads normais.

Algumas coisas que as pessoas não percebem:

• isso pode sobreviver a mudanças de app e atualizações do iOS
  • pode continuar listado mesmo depois que os arquivos visíveis parecem ter sumido
  • às vezes isso reflete regras de sincronização, não apenas transferências recentes

Melhor pista: se suas fotos ou músicas parecem normais, mas Mídia Sincronizada ainda mostra espaço usado, verifique se o telefone já foi sincronizado alguma vez com uma biblioteca que agora está ausente naquele computador. Esse vínculo antigo costuma ser o verdadeiro culpado.

Uma coisa que eu não faria primeiro é começar a apagar coisas aleatórias do Fotos se o Fotos do iCloud estiver ativado. Isso cria outro tipo de bagunça.

Se o seu objetivo é apenas liberar espaço depois de corrigir a sincronização, então sim, algo como Clever Cleaner pode ajudar com o que sobrou.

Prós do Clever Cleaner

• fácil para fotos duplicadas ou semelhantes
  • bom em identificar vídeos grandes e capturas de tela
  • mais simples do que os menus de armazenamento da Apple

Contras

• não remove por conta própria a mídia realmente sincronizada pelo Finder/iTunes
  • as sugestões de limpeza ainda precisam de revisão humana
  • é menos útil se Mídia Sincronizada for seu único problema de armazenamento

Então: Mídia Sincronizada não é suspeita, mas é um sinal de que seu telefone ainda pode estar vinculado a um comportamento antigo de sincronização com o computador, algo que @mikeappsreviewer também sugeriu.