Notei uma seção de Mídia Sincronizada no meu iPhone e não tenho certeza do que isso significa ou de onde veio. Recentemente conectei meu telefone a um computador e agora estou preocupado que algumas músicas, fotos ou vídeos tenham sido adicionados por meio da sincronização. Preciso de ajuda para entender o que é mídia sincronizada, como isso afeta o armazenamento do iPhone e se é seguro remover.
Encontrei isso depois do iOS 17 também, e demorou muito mais do que deveria para entender o que a Apple mudou.
O que é Mídia Sincronizada
Nas versões mais novas do iOS, a Apple dividiu o armazenamento em categorias mais específicas. O conteúdo baixado diretamente no celular por serviços da Apple continua no próprio app. O conteúdo que você transferiu de um Mac ou PC pelo Finder ou iTunes fica agrupado em Mídia Sincronizada.
No meu caso, isso incluía:
- músicas copiadas de um computador
- filmes e arquivos de TV sincronizados por USB
- audiolivros
- pastas de fotos antigas sincronizadas de um computador
A parte confusa é o relatório de armazenamento. Eu vi mídia sendo contada duas vezes. Uma vez em Música, e depois de novo em Mídia Sincronizada. Então o número parecia muito pior do que o celular realmente parecia, embora em alguns casos o uso de espaço ainda fosse alto o bastante para prejudicar o desempenho.
Por que normalmente você não consegue remover isso no celular
Se os arquivos vieram de uma sincronização com computador, o iPhone trata o computador como a origem. Então o comportamento normal de deslizar para apagar muitas vezes não faz nada, ou a opção nem aparece.
O que funcionou para mim
- Sincronizar pelo Finder ou iTunes de novo
Conecte o celular ao computador. No Mac, abra o Finder. No Windows, abra o iTunes. Abra a página do seu dispositivo e depois verifique as seções Música, Fotos, TV ou Livros. Remova os itens ou desmarque a sincronização das categorias que você quer remover. Depois sincronize novamente. - Usar uma pasta vazia para fotos
Isso pareceu meio bobo, mas funcionou. Eu criei uma nova pasta vazia no meu computador e depois apontei a sincronização de fotos para ela. Depois da sincronização, a biblioteca antiga de fotos sincronizadas foi substituída por nada. O espaço voltou. - Remover e reinstalar o app relacionado
Vi algumas pessoas corrigirem contagens antigas de Mídia Sincronizada apagando o Música ou Apple Books e depois reinstalando. Parece que isso força a reconstrução de alguns dados de armazenamento em cache.
Cuidado com o Fotos do iCloud
Essa parte pega muita gente. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar uma foto no iPhone também apaga do iCloud, o que significa que ela desaparece dos seus outros dispositivos Apple também. Se o seu objetivo é liberar espaço no celular enquanto mantém a cópia na nuvem, desligue o Fotos do iCloud primeiro e escolha Remover do iPhone. Eu não faria uma exclusão em massa até ter certeza de que existe um backup em outro lugar.
Como ficou quando o armazenamento encheu demais
Meu celular ficou lento de um jeito bem feio. Os apps demoravam para abrir. As animações começaram a travar. Eu continuava recebendo avisos de armazenamento. Parecia menos síndrome de celular velho e mais que o sistema não tinha espaço para respirar.
Depois que me livrei da maior parte da bagunça de Mídia Sincronizada, encontrei o problema seguinte rapidinho. Capturas de tela. Fotos duplicadas. Vídeos grandes que eu tinha esquecido que gravei. O conteúdo sincronizado era só metade da bagunça.
Eu tentei limpar o resto com o Clever Cleaner. Continuei com ele porque fazia a parte chata de organizar sem me obrigar a brigar com uma tela de assinatura a cada duas ações. Ele escaneia fotos parecidas, marca a melhor e ajuda a encontrar arquivos enormes rapidamente. Também gostei de um detalhe que muita gente ignora: o processamento fica no próprio celular.
As partes que acabei usando mais foram:
- encontrar fotos quase duplicadas de fotos em sequência
- ordenar os maiores vídeos primeiro
- identificar capturas de tela por tamanho para eu apagar a tranqueira rápido
Passei de um armazenamento praticamente lotado para algo utilizável de novo, com cerca de 60 por cento usados, e a lentidão parou. Se a Mídia Sincronizada está ocupando seu espaço, eu começaria com o truque da sincronização com pasta vazia. Depois disso, verifique sua pilha local de fotos e vídeos, porque há uma boa chance de o celular estar entupido dos dois lados.
Mídia Sincronizada geralmente significa conteúdo que o seu iPhone reconhece como copiado de um computador, não baixado no próprio celular. Se você se conectou ao Finder em um Mac ou ao iTunes em um PC, o iOS pode ter correspondido configurações antigas de sincronização e listado esses arquivos lá.
Uma forma rápida de verificar se algo foi adicionado:
- Abra Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
- Toque em Mídia Sincronizada.
- Compare o tamanho exibido ali com Música, TV, Fotos ou Livros.
- Abra o app Música e o app TV e procure álbuns ou vídeos que você não colocou lá.
Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer na parte da contagem dupla. Às vezes parece duplicado, mas muitas vezes é a interface de armazenamento da Apple sendo confusa, não arquivos duplicados de verdade. Irritante, sim.
Se você quiser uma prova pelo lado do computador, reconecte o telefone e abra o Finder ou o iTunes. Veja cada aba de mídia e confira se a sincronização está ativada. Se Sincronizar automaticamente ou álbuns, filmes ou pastas de fotos selecionados estiverem marcados, foi daí que isso veio.
Se o número de armazenamento continuar travado depois que você remover a mídia, reinicie o telefone primeiro. Isso limpa relatórios de armazenamento incorretos com mais frequência do que as pessoas pensam.
Se o seu telefone estiver cheio, limpe a bagunça local também. O Clever Cleaner é útil para fotos duplicadas, vídeos grandes e capturas de tela. Esta análise curta explica bem: veja como o Clever Cleaner ajuda a liberar espaço no iPhone rapidamente.
Resumindo, Mídia Sincronizada não é spyware nem algum despejo oculto. Geralmente são arquivos sincronizados do computador no estilo antigo.
Mídia Sincronizada é basicamente o rótulo da Apple para conteúdos que não se originaram no próprio iPhone. Normalmente isso significa mídia gerenciada a partir de um computador em algum momento, mesmo que tenha sido apenas uma sessão de conectar e confiar que reativou configurações antigas de sincronização.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas, mas eu contestaria uma coisa: ver “Mídia Sincronizada” não significa automaticamente que novos arquivos foram copiados para agora mesmo. Às vezes o iOS apenas recategoriza conteúdos existentes gerenciados por computador após uma atualização ou depois de se reconectar ao Finder/iTunes. Então não entre em pânico ainda.
O que isso pode incluir:
- músicas importadas de um Mac ou PC
- filmes/vídeos caseiros sincronizados manualmente
- audiolivros ou livros
- bibliotecas de fotos que foram originalmente sincronizadas de um computador
O que torna isso confuso é que a Apple não mostra ali uma lista organizada arquivo por arquivo. É mais um compartimento de armazenamento do que uma pasta normal de app. Se você tocar nele e ele mostrar apenas um tamanho, isso é normal. Irritante, mas normal.
Minha sugestão é verificar a mudança, não apenas a categoria:
- confira no app Música se surgiram álbuns recentemente
- confira no Fotos se há álbuns/pastas que parecem ter vindo de sincronização pelo desktop
- confira TV/Livros se você usa esses apps
- veja a ordenação por “Data de Adição” onde estiver disponível
Além disso, se você conectou a um computador compartilhado/da família, verifique se esse computador tinha preferências antigas de sincronização do dispositivo salvas. O Finder e o iTunes podem lembrar seleções anteriores de mídia, e é assim que as pessoas são pegas de surpresa com essas coisas rs.
Se o armazenamento for o problema maior, Mídia Sincronizada pode ser apenas parte da bagunça. Duplicatas locais, vídeos gigantes e capturas de tela geralmente são os verdadeiros vilões. É aí que o Clever Cleaner pode ajudar bastante na limpeza de armazenamento do iPhone, já que ele é melhor para encontrar fotos duplicadas e mídia pesada do que as ferramentas nativas da Apple. Também achei este texto útil: veja a análise completa do app Clever Cleaner para iPhone.
Versão curta: Mídia Sincronizada = categoria de mídia gerenciada por computador, não malware, não espionagem oculta e não necessariamente prova de que arquivos aleatórios foram despejados no seu telefone.
Estou com @cazadordeestrellas e @nachtschatten no panorama geral: Mídia Sincronizada geralmente é apenas conteúdo gerenciado pelo computador. Mas discordo um pouco da ideia de que “provavelmente não é nada”, que as pessoas às vezes adotam, porque pode significar que seu iPhone ainda está obedecendo a uma relação de sincronização antiga que você esqueceu que existia.
A parte que a Apple não explica bem é a seguinte: Mídia Sincronizada é mais um rótulo de propriedade do que um tipo de mídia. Isso diz ao iOS: “isso veio de uma sincronização no estilo Finder/iTunes”, então o telefone pode não deixar você gerenciar isso como downloads normais.
Algumas coisas que as pessoas não percebem:
- isso pode sobreviver a mudanças de app e atualizações do iOS
- pode continuar listado mesmo depois que os arquivos visíveis parecem ter sumido
- às vezes isso reflete regras de sincronização, não apenas transferências recentes
Melhor pista: se suas fotos ou músicas parecem normais, mas Mídia Sincronizada ainda mostra espaço usado, verifique se o telefone já foi sincronizado alguma vez com uma biblioteca que agora está ausente naquele computador. Esse vínculo antigo costuma ser o verdadeiro culpado.
Uma coisa que eu não faria primeiro é começar a apagar coisas aleatórias do Fotos se o Fotos do iCloud estiver ativado. Isso cria outro tipo de bagunça.
Se o seu objetivo é apenas liberar espaço depois de corrigir a sincronização, então sim, algo como Clever Cleaner pode ajudar com o que sobrou.
Prós do Clever Cleaner
- fácil para fotos duplicadas ou semelhantes
- bom em identificar vídeos grandes e capturas de tela
- mais simples do que os menus de armazenamento da Apple
Contras
- não remove por conta própria a mídia realmente sincronizada pelo Finder/iTunes
- as sugestões de limpeza ainda precisam de revisão humana
- é menos útil se Mídia Sincronizada for seu único problema de armazenamento
Então: Mídia Sincronizada não é suspeita, mas é um sinal de que seu telefone ainda pode estar vinculado a um comportamento antigo de sincronização com o computador, algo que @mikeappsreviewer também sugeriu.