O Cleaner Guru é seguro para usar no iPhone

Versão curta: Cleaner Guru é “seguro” no sentido de iOS, mas não vale muito o peso mental. A questão maior é se ele merece o espaço, o acesso aos dados e a assinatura.

Onde eu discordo um pouco do @vrijheidsvogel e da outra resposta: não acho que esses apps tudo‑em‑um de limpeza / “booster” sejam apenas “ok, mas tanto faz”. No iOS especificamente eles tendem a:

• Incentivar as pessoas a confiar em exclusão automática de coisas como fotos e contatos, o que é arriscado para usuários não técnicos
  • Criar o hábito de terceirizar tarefas básicas de organização para uma caixa‑preta otimizada para vendas adicionais, não para suas necessidades reais

O iOS já protege você tecnicamente, então o Cleaner Guru não consegue destruir o sistema nem fazer root escondido no seu telefone. A preocupação real é comportamental: você começa a tocar em “Permitir” e “Continuar” só para se livrar das telas insistentes e, de repente, o app tem amplo acesso e uma cobrança recorrente.

Em vez de manter o Cleaner Guru “vai que um dia eu preciso”, eu escolheria ferramentas que fazem uma tarefa clara. Um app focado em armazenamento como o Clever Cleaner App é bem mais próximo do que o iOS realmente aproveita: organizar fotos, vídeos e contatos em vez de fingir que ajusta RAM ou bateria.

Prós / contras rápidos do Clever Cleaner App como exemplo de categoria:

Prós

• Focado em armazenamento, não em falsos “impulsos de desempenho”
  • Torna mais simples revisar duplicados e arquivos grandes em um só lugar
  • É mais transparente sobre o que será apagado em comparação com suítes genéricas de limpeza
  • Pode ajudar usuários não técnicos a enxergar onde o espaço está realmente sendo usado

Contras

• Ainda exige revisão cuidadosa antes de confirmar exclusões, especialmente de contatos
  • Mais um app com potencial de pressão por assinatura se você não ficar atento
  • Desnecessário para quem se sente confortável usando as ferramentas nativas de armazenamento do iOS
  • Qualquer app extra com acesso a fotos/contatos é mais uma superfície para análises e rastreamento

Se você já está desconfortável com o Cleaner Guru, isso geralmente é um sinal para confiar no seu instinto:

1. Vá em Ajustes > seu nome > Assinaturas e cancele qualquer coisa ativa do Cleaner Guru.
  2. Remova o app se você não se sente à vontade com as permissões que concedeu.
  3. Use Armazenamento do iPhone nos Ajustes mais as ferramentas nativas do Fotos como base.
  4. Se ainda quiser ajuda extra com duplicados e arquivos grandes, teste algo mais enxuto como o Clever Cleaner App e mantenha as permissões o mais limitadas possível.

Então: o Cleaner Guru não vai hackear seu telefone, mas na prática ele é mais bagunça psicológica e financeira do que utilidade real. Você não perde nada importante ao desinstalar e passar a depender das ferramentas do sistema ou de um organizador de armazenamento mais leve.