Como recupero arquivos da unidade USB depois de excluí-los?

Excluí acidentalmente arquivos importantes da minha unidade USB e percebi que eles não tinham backup em nenhum outro lugar. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos da USB antes que sejam sobrescritos, já que alguns dos documentos e fotos são realmente importantes.
# Arquivos excluídos em uma unidade USB, o que eu faria primeiro Sim, eu já passei por isso. Você exclui alguma coisa, remove a unidade, e dois minutos depois precisa dos arquivos de volta. O principal é isto. Arquivos excluídos de um pendrive geralmente ainda podem ser recuperados se você parar de mexer na unidade imediatamente. ## Primeiro passo, deixe o USB em paz Se você quer a melhor chance de recuperação, pare de usar a unidade agora. Não faça: 1. Copiar novos arquivos para ela 2. Formatá-la 3. Executar ferramentas de limpeza ou reparo nela 4. Salvar arquivos recuperados de volta no mesmo USB Na maioria das unidades USB, os arquivos excluídos não passam pela Lixeira normal do Windows. A entrada do arquivo é removida, e o espaço de armazenamento é marcado como livre. Os dados antigos geralmente permanecem no lugar até que algo novo grave por cima. Aprendi isso da pior maneira depois de colocar algumas fotos em um pendrive antes de tentar a recuperação. Péssima ideia. ## Verificações rápidas antes de escanear Eu gastaria um minuto com isso antes de abrir um software de recuperação. 1. Ative os itens ocultos no Explorador de Arquivos e depois verifique o USB novamente 2. Procure pastas chamadas $RECYCLE.BIN, RECYCLER, RECYCLED ou .Trashes 3. Verifique o OneDrive, Google Drive, Dropbox ou qualquer pasta de backup que você use 4. Evite ferramentas de reparo, a menos que a unidade não abra de jeito nenhum, e mesmo assim, recupere primeiro se possível Às vezes os arquivos ainda estão lá, mas ocultos. Já vi mudanças estranhas de atributos, lixo de malware e falhas aleatórias do sistema de arquivos fazerem pastas sumirem quando na verdade não tinham sido apagadas. O truque da pasta de reciclagem não funciona com frequência em pendrives, mas leva quase nada de tempo, então eu ainda verificaria. ## Se os arquivos sumiram, use um software de recuperação Se os arquivos foram excluídos de verdade, eu iria direto para um software de recuperação. Já tive resultados razoáveis com o Disk Drill. É mais fácil do que lutar com ferramentas de linha de comando, e lida com formatos USB comuns como FAT32, exFAT e NTFS. ## O fluxo de recuperação que eu seguiria 1. Instale o Disk Drill no seu computador, não no USB 2. Conecte a unidade USB 3. Selecione o USB dentro do aplicativo 4. Inicie uma varredura por arquivos perdidos 5. Visualize o que aparecer 6. Recupere os arquivos para o seu PC ou outra unidade externa Leia o passo 6 duas vezes. Não restaure arquivos no mesmo pendrive. Se você gravar os dados recuperados de volta no mesmo dispositivo, corre o risco de sobrescrever outros arquivos excluídos que ainda não retirou de lá. Fiz isso uma vez anos atrás e transformei um pequeno erro em um problema maior. Nada divertido. ## A visualização importa mais do que as pessoas pensam O recurso de visualização é um dos melhores sinais de que você encontrou algo aproveitável. Se um arquivo abre na visualização, suas chances geralmente são melhores. Se você ainda vê os nomes originais dos arquivos e a estrutura das pastas, melhor ainda. Se a varredura mostrar apenas nomes genéricos e blocos de arquivos reconstruídos, a recuperação ainda pode funcionar, mas organizar tudo depois fica irritante bem rápido. ## Sobre o Windows File Recovery Você também pode tentar o Windows File Recovery da Microsoft. Eu usei uma vez. Funciona, mas eu não entregaria isso para alguém que quer um processo simples. Ele roda no Prompt de Comando, e a saída parece mais bruta. Se você não se importa em digitar comandos e vasculhar resultados menos organizados, tudo bem. Caso contrário, eu pularia essa opção. ## Eu ainda não executaria o CHKDSK Esta parte importa. Para arquivos excluídos, eu recuperaria primeiro e repararia depois. O CHKDSK é mais voltado para problemas no sistema de arquivos. Às vezes ajuda com unidades danificadas. Às vezes corrige as coisas de um jeito que você não queria enquanto ainda estava tentando tirar os dados de lá. Então, se o seu objetivo é recuperar arquivos excluídos, não comece com o CHKDSK. ## A versão curta Se fosse a minha unidade USB, eu faria isto: 1. Parar de usar a unidade 2. Verificar arquivos ocultos e pastas do tipo lixeira 3. Escanear com o Disk Drill 4. Visualizar os arquivos 5. Recuperá-los em outro lugar Quanto menos você tiver gravado no USB desde a exclusão, melhores são as suas chances. Se você agiu rápido, ainda tem uma chance.
Primeiro de tudo, desconecte o USB e deixe-o de lado. @mikeappsreviewer está certo nessa parte. Só discordo de um detalhe: eu evitaria mexer demais nas pastas do sistema se os arquivos forem muito importantes. Cada ação extra adiciona risco, mesmo que pequeno. O que eu faria no lugar: 1. Conecte o USB a um PC estável. 2. Primeiro, faça uma imagem completa do USB com uma ferramenta como USB Image Tool ou HDD Raw Copy. 3. Se possível, execute a recuperação na imagem, não na unidade original. 4. Se quiser o caminho mais fácil, execute o Disk Drill no USB ou no arquivo de imagem. 5. Recupere os arquivos para o seu computador, nunca de volta para o pendrive. Por que criar uma imagem primeiro? Se a unidade flash estiver começando a falhar, varreduras repetidas são uma péssima ideia. Uma única leitura limpa é mais segura. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Verifique também se os arquivos foram excluídos por uma câmera, telefone ou outro dispositivo. Alguns dispositivos apagam entradas de diretório rapidamente em unidades FAT/exFAT, o que reduz as taxas de recuperação. Se o USB foi formatado após a exclusão, pare de tentar correções aleatórias. Uma varredura profunda com o Disk Drill ainda vale a tentativa para fotos e documentos, mas os nomes dos arquivos podem ter sido perdidos. Este vídeo é bom se você quiser um passo a passo visual: Tutorial de recuperação de dados USB para arquivos excluídos e unidades flash Mais uma coisa: se a unidade pedir para ser formatada, não aceite. Isso confunde as pessoas o tempo todo.
Como recuperar arquivos de uma unidade USB depois de excluí-los?
Grande coisa que quase ninguém menciona o suficiente: verifique se os arquivos já foram *movidos* em vez de excluídos. O Windows Explorer em pendrives pode travar ou falhar no meio do arrasto, e eu já vi pastas irem parar no diretório errado com nomes estranhos e abreviados. Use a busca no USB por parte do nome do arquivo ou pela extensão, como `.jpg`, `.docx`, `.pdf`, antes de fazer qualquer coisa mais complicada. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sterrenkijker, mas estou um pouco menos convencido de que vale a pena gastar muito tempo procurando pastas ocultas/de sistema se os arquivos forem muito importantes. Eu verificaria se a unidade está legível e depois iria direto para recuperação ou criação de imagem. Além disso, se o USB estiver se comportando de forma estranha fisicamente, leituras lentas, sons de desconexão, pedido para formatar, lista de arquivos travando, pare de conectá-lo repetidamente. É aí que as pessoas pioram a situação muito rápido. O que eu acrescentaria: - Se possível, use um bloqueador de gravação ou pelo menos ative a chave física de bloqueio se o seu USB tiver uma - Verifique o Visualizador de Eventos ou o Gerenciamento de Disco apenas para confirmar o status da unidade, não para tentar corrigi-la - Classifique os arquivos recuperados por tipo primeiro, porque fotos/documentos geralmente voltam mesmo quando a estrutura de pastas foi destruída - Para documentos, visualizar o tamanho do arquivo ajuda. Uma recuperação de 0 KB é lixo, obviamente Se você quiser uma opção fácil, o Disk Drill ainda é provavelmente o aplicativo de recuperação de USB mais amigável para arquivos excluídos em unidades flash. Eu o chamaria de uma escolha sólida se você estiver procurando um software confiável de recuperação de dados para unidades USB e documentos excluídos, e não apenas o melhor software de recuperação de dados em termos genéricos. Se você quiser um guia visual, este aqui é decente: assista a este passo a passo de recuperação de arquivos USB Uma última coisa: se os arquivos foram excluídos há algum tempo e você continuou usando o pendrive, seja realista. Algumas coisas podem ter sido perdidas para sempre. Mas se você parou rapidamente, ainda há uma chance.
Como recuperar arquivos da unidade USB depois de excluí-los?