Como Posso Recuperar Dados de uma Unidade USB Corrompida? Preciso de Ajuda

Minha unidade USB parou de abrir de repente depois que movi arquivos importantes de trabalho e fotos da família para ela, e agora diz que a unidade está corrompida e precisa ser formatada. Eu realmente preciso de ajuda com a recuperação de dados USB porque não posso me dar ao luxo de perder esses arquivos. Qual é a maneira mais segura de recuperar dados de uma unidade flash corrompida sem piorar a situação?

Encontrei isso uma vez com um pendrive cheio de fotos, e o primeiro erro que quase cometi foi tentar ‘consertá-lo’ na hora.

Ainda não faça nada no USB. Deixe-o quieto por um minuto. Não formate. Não execute o CHKDSK. Não copie coisas novas para ele. Cada gravação dificulta a recuperação e, às vezes, transforma uma bagunça recuperável em um beco sem saída.

O que eu verificaria primeiro:

1. Conecte-o em uma porta USB diferente.
  2. Teste-o em outro computador.
  3. Veja se a unidade aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no Mac.
  4. Anote qualquer texto de erro que aparecer, especialmente algo como “Você precisa formatar o disco antes de poder usá-lo.”

Se o seu sistema ainda reconhece o dispositivo de alguma forma, eu iria direto para a recuperação de arquivos em vez de tentar ferramentas de reparo aleatórias.

Tive resultados razoáveis com o Disk Drill quando o Windows conseguia detectar o USB, mas se recusava a ler o sistema de arquivos. Mesmo assim, ele examinou a unidade e recuperou arquivos que eu achava que tinham sumido.

O que eu faria, passo a passo:

1. Instale o Disk Drill na sua unidade principal ou em outro disco saudável, não no USB danificado.
  2. Conecte o USB e abra o Disk Drill.
  3. Selecione o USB na lista de dispositivos.
  4. Inicie a varredura e deixe-a terminar, mesmo que pareça demorada.
  5. Visualize o que ele encontrar para confirmar que os arquivos estão intactos.
  6. Recupere tudo para outra unidade. Não salve os arquivos recuperados de volta no USB com problema.

Se os arquivos forem muito importantes, eu seria mais cauteloso e criaria primeiro uma imagem de backup byte a byte dentro do Disk Drill, depois examinaria a imagem em vez do USB original. Já fiz isso com unidades instáveis, e pareceu mais seguro porque eu não estava forçando o mesmo dispositivo com falha repetidamente.

Depois que seus dados estiverem salvos, aí sim cuide do próprio USB. Reformate-o se quiser testar se ele ainda tem alguma vida útil. Primeiro a recuperação, depois o reparo.

Se o USB mostra o tamanho errado, pede para formatar ou desaparece durante as leituras, eu trataria isso primeiro como falha de hardware e só depois como problema no sistema de arquivos. É aí que discordo um pouco do @mikeappsreviewer. Ficar escaneando a unidade repetidamente é arriscado se a memória flash ou o controlador estiver instável.

Minha ordem seria:

1. Verifique o Gerenciamento de Disco.
    Se aparecer “Sem Mídia”, pare. A recuperação por software normalmente não vai ajudar. Isso aponta para falha do controlador.

2. Se mostrar uma capacidade normal, faça uma imagem primeiro.
    Use o backup byte a byte do Disk Drill ou qualquer ferramenta de criação de imagem de disco em que você confie. Trabalhe a partir da imagem, não do USB. Menos estresse para a unidade.

3. Se o USB montar no Linux, copie os dados com rsync ou ddrescue.
    Às vezes o Linux lê sistemas de arquivos USB danificados melhor que o Windows. Um USB live ajuda se o seu PC principal também estiver se comportando de forma estranha.

4. Se a unidade esquentar, desconectar ou reconectar sozinha, pare as tentativas caseiras.
    Isso geralmente significa falha física. Um laboratório é caro, mas fotos de família são mais difíceis de substituir do que dinheiro. Triste, mas verdade.

5. Depois de criar a imagem, execute a recuperação na imagem.
    O Disk Drill serve bem para isso. Salve os arquivos recuperados no seu PC ou em um HDD externo, nunca de volta no mesmo pendrive.

Além disso, evite ferramentas de “reparo” até depois da recuperação. O CHKDSK às vezes remove a estrutura de pastas e transforma um dia ruim em um ainda pior.

Para um guia simples de recuperação de dados de USB, vale a pena dar uma olhada neste vídeo:
Etapas de recuperação de dados de USB para pen drives corrompidos

Se você postar o que o Gerenciamento de Disco mostra, RAW, Não alocado, Sem mídia, tamanho errado, o pessoal aqui pode identificar o problema rapidamente.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas ignoram com frequência demais: verifique se os arquivos realmente chegaram a ser gravados corretamente em primeiro lugar. Muitos pendrives baratos falsificam a capacidade, então você copia 50 GB, o Windows diz concluído, e metade dos dados nunca foi real. É brutal, mas acontece muito.

Se o USB ainda mostra um tamanho normal, eu faria a recuperação primeiro com o Disk Drill, mas classificaria os arquivos recuperados por tipo e visualizaria várias fotos/documentos antes de comemorar. Às vezes a recuperação funciona e os arquivos são apenas lixo corrompido.

Além disso, se isso for algo de importância crítica, pare de desconectar e reconectar 20 vezes. Pendrives podem piorar rápido. Se o dispositivo for detectado de forma inconsistente, clone/faça uma imagem dele uma vez e depois trabalhe a partir dessa cópia. Aqui eu tendo a concordar mais com @chasseurdetoiles.

Mais um ponto: tente ler as informações SMART ou de integridade do USB com uma ferramenta como ChipGenius ou USBDeview, se o Windows enxergar o controlador. Nem sempre é útil, mas às vezes isso mostra que a unidade basicamente está morrendo.

Para quem está comparando opções, este tópico sobre melhores ferramentas de recuperação para um pendrive corrompido também vale a pena conferir.

Se o Gerenciamento de Disco disser RAW, isso geralmente é recuperável. Se disser Sem mídia, isso é um sinal bem pior.

Eu dividiria isso em duas possibilidades que os outros só abordaram de leve: corrupção versus memória flash falsificada.

Se o USB era barato ou sem marca, há uma chance real de ele relatar mais espaço do que realmente tinha. Nesse caso, a recuperação só pode salvar a parte que foi realmente gravada. É por isso que eu discordo um pouco da ideia de que uma boa varredura sempre significa que os dados estavam lá desde o início.

Verificações rápidas de sanidade:

• Veja as datas e os tamanhos dos arquivos em quaisquer resultados de recuperação
  • Abra várias fotos de pastas diferentes, não apenas de uma
  • Verifique se vídeos maiores ou arquivos compactados estão zerados ou parcialmente corrompidos
  • Teste o pendrive depois com um verificador de capacidade somente após as tentativas de recuperação terem terminado

Sobre as ferramentas, o Disk Drill é uma escolha razoável se a unidade ainda for detectada de forma consistente.

Prós:

• pré-visualização fácil
  • pode recuperar de sistemas de arquivos RAW/corrompidos
  • a opção de imagem de backup é útil
  • amigável para iniciantes

Contras:

• varreduras profundas podem levar algum tempo
  • nomes de arquivos/pastas recuperados nem sempre ficam perfeitos
  • não faz milagres se o controlador estiver falhando
  • os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma/versão

Concordo com @chasseurdetoiles em evitar o reparo primeiro, e com @reveurdenuit em não gravar nada novo. @mikeappsreviewer levantou um bom ponto sobre pendrives com capacidade falsa, e sinceramente isso passa despercebido com muita frequência.

Mais uma coisa: se o USB contiver fotos insubstituíveis, pare de testá-lo em todos os dispositivos da casa. Escolha uma máquina estável, uma tentativa cuidadosa, de preferência uma imagem, e então recupere a partir disso. Tentar coisas demais é o que acaba matando unidades no limite.