Estou tentando liberar espaço no meu iPhone e quero apagar todas as fotos, exceto as que marquei como Favoritas. Não consigo encontrar uma maneira rápida de selecionar todo o resto sem ir uma por uma. Existe um método seguro no app Fotos, no Fotos do iCloud ou um atalho que possa fazer isso?
Entendo por que isso é irritante. A Apple ainda não oferece de verdade uma opção limpa de excluir tudo exceto os Favoritos, mesmo sendo exatamente isso que muita gente precisa quando o app Fotos sai do controle. E quando a sua biblioteca fica enorme, o telefone inteiro pode começar a ficar lento. O Fotos trava, a rolagem engasga, os apps abrem devagar, tudo isso. Passei por isso quando minha biblioteca estava com cerca de 15.000 itens e o telefone mal dava para usar.
O principal problema é que Favoritos não é uma pasta separada de verdade. Basicamente, é só uma marcação nas fotos. Então, se você selecionar a biblioteca inteira e apagar tudo, seus favoritos vão junto com o resto, a menos que você os proteja antes.
A alternativa nativa mais segura é o Método Ocultar. Abra o álbum Favoritos, toque em Selecionar e depois em Selecionar Tudo. Depois disso, use o menu de três pontos ou o menu de compartilhamento, dependendo da sua versão do iOS, e escolha Ocultar. Isso move esses favoritos para o álbum Ocultos por enquanto, para que eles não fiquem aparecendo na visualização principal da biblioteca.
Depois, volte para Recentes ou Todas as Fotos, selecione o que sobrou e apague. Em seguida, abra Ocultos, selecione as fotos que você salvou e toque em Mostrar. É uma solução meio desajeitada, mas se você estiver fazendo isso sem computador, é uma das formas mais seguras de evitar apagar o que você realmente queria manter.
Também existe uma abordagem mais recente se você estiver usando algo como o iOS 18.4. Crie um álbum temporário para seus favoritos, talvez com o nome “Manter”. Depois que eles estiverem lá, volte para a visualização principal da biblioteca e verifique o botão de filtro no canto inferior esquerdo. Se você conseguir definir como “Não está no álbum”, talvez consiga mostrar apenas as fotos que não estão nesse álbum Manter e então apagá-las em massa.
Só não faça isso com pressa. O filtro pode ser estranho, e talvez ele não apareça se você já estiver dentro de um álbum em vez de estar no feed principal da biblioteca. Confira duas vezes o que está selecionado antes de apagar qualquer coisa.
Se você topar usar o Atalhos, isso também pode economizar muitos toques. Crie um atalho usando Buscar Fotos e depois adicione um filtro para fotos em que Não é Favorito. Adicione outra ação para Criar Álbum de Fotos, dê a ele um nome como “Para Excluir” e execute. Isso deve reunir todos os não favoritos nesse álbum, onde você pode selecionar tudo e apagar por lá. Para uma biblioteca enorme, isso é muito melhor do que tentar rolar a tela e selecionar manualmente milhares de itens.
Dito isso, quando meu telefone estava travando tanto que o Fotos mal conseguia lidar com gestos básicos de seleção, as opções nativas não bastavam. Testei alguns daqueles apps mais bonitinhos que aparecem em anúncios, e a maioria era inútil. Ou eram cheios de anúncios, ou esperavam até a última etapa para pedir uma assinatura antes de realmente apagar qualquer coisa.
O único que acabei mantendo foi o Clever Cleaner. É gratuito, sem anúncios, sem bloqueio por assinatura e sem aquela coisa irritante de teste pro. O motivo principal de eu ter gostado dele é que funciona no próprio aparelho, então suas fotos e capturas de tela não são enviadas para algum lugar só para serem analisadas.
A aba Heavies foi a parte que fez mais diferença para mim. Ela organiza sua biblioteca por tamanho de arquivo, algo que o Apple Fotos já deveria ter há tempos. Encontrei gravações de tela antigas em 4K e vídeos longos dos quais eu tinha completamente esquecido, e eles estavam ocupando mais espaço do que alguns milhares de fotos normais. Era isso que estava causando o verdadeiro problema de armazenamento.
A aba Similars também é útil. Ela agrupa fotos que são quase iguais, como aquelas várias imagens levemente diferentes do mesmo pôr do sol, recibo ou foto de pet. Você pode manter a melhor e apagar as extras sem precisar passar por elas uma por uma. Para capturas de tela, ela também mostra o tamanho do arquivo direto na miniatura, para que você veja o que realmente vale a pena apagar. Limpar os arquivos grandes e as duplicadas resolveu a lentidão para mim praticamente na mesma hora.
Mais uma coisa: apagar as fotos não é a etapa final. O iOS as coloca em Apagados Recentemente por 30 dias, e elas ainda ocupam armazenamento enquanto estão lá. Vá em Álbuns, role até Apagados Recentemente e use Apagar Tudo se quiser recuperar o espaço imediatamente. Se o armazenamento ainda parecer errado depois disso, reinicie o telefone. Às vezes o iOS precisa de uma reinicialização antes de recalcular e finalmente remover o aviso de “Armazenamento Quase Cheio”.
Não trate isso como uma limpeza apenas do telefone se o Fotos do iCloud estiver ativado. Excluir os itens que não são favoritos do iPhone também os excluirá do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple, então exporte ou baixe tudo o que talvez queira depois antes de usar o método de ocultar/atalho que Mike descreveu.
Limpar uma biblioteca de fotos apenas local é um trabalho diferente de limpar uma biblioteca do Fotos do iCloud que está sincronizando com três dispositivos. No primeiro caso, você está liberando espaço naquele telefone. No segundo caso, você está alterando a biblioteca real em todos os lugares, e é aí que as pessoas se complicam.
A principal coisa em que eu não confiaria como proteção é um álbum normal. Se você criar um álbum chamado “Manter” e colocar seus favoritos nele, isso não cria cópias. Apenas aponta para as mesmas fotos na sua biblioteca. Se você excluir essas fotos da biblioteca principal, elas também desaparecem do álbum. Então um álbum é útil para organizar ou filtrar, mas não é uma rede de segurança.
Se você quiser o caminho integrado de menor risco no iPhone, eu faria nesta ordem:
- Abra Favoritos e verifique se as fotos com coração são realmente as que você quer manter.
- Faça backup delas em algum lugar fora do Fotos primeiro, se forem importantes. Use AirDrop para um Mac, exporte para Arquivos, copie para uma unidade externa ou baixe-as do Fotos do iCloud em um computador.
- Só depois disso, use um método em massa para remover as não favoritas.
- Verifique Apagados Recentemente antes de esvaziá-lo. Não toque em Apagar Tudo até ter certeza.
Parece mais lento, mas é mais rápido do que tentar recuperar uma exclusão ruim.
Se você tiver acesso a um Mac, esse é na verdade o jeito mais limpo. O app Fotos no Mac oferece suporte a Álbuns Inteligentes, então você pode criar um Álbum Inteligente em que “Foto não é Favorita”, depois selecionar esses itens e excluí-los. Isso dá muito menos trabalho do que arrastar o dedo por milhares de miniaturas em um iPhone. O mesmo aviso sobre o iCloud se aplica: se o Fotos do iCloud estiver ativado, a exclusão ainda será sincronizada.
Somente no iPhone, eu trataria os Atalhos como a melhor opção do que o truque de ocultar se a biblioteca for enorme. O truque de ocultar pode funcionar, mas depende de você não selecionar acidentalmente itens ocultos depois, e fica desajeitado se o app recarregar ou travar. Um atalho que encontra fotos em que Favorita é falso oferece um lote mais controlado para revisar. Mesmo assim, eu não o deixaria excluir instantaneamente. Faça com que ele reúna os resultados primeiro, depois inspecione o álbum ou conjunto de resultados antes de excluir.
Há um detalhe irritante que as pessoas esquecem: capturas de tela, vídeos, Live Photos, cópias editadas e imagens compartilhadas/salvas podem não se comportar da forma como você as agrupa mentalmente. Uma foto que você “manteve” porque parecia importante pode ter uma duplicata sem favorito ou uma versão editada em outro lugar. Então, se você está fazendo isso para liberar armazenamento, classificar por vídeos e arquivos grandes pode dar mais espaço com menos risco do que excluir toda foto não favorita. Alguns vídeos longos podem ser maiores do que anos de fotos normais.
Clever Cleaner ou um app de limpeza semelhante pode ser útil para esse trabalho específico, especialmente para encontrar vídeos grandes e fotos parecidas, mas eu não começaria com nenhum app dando permissão e aceitando cegamente suas sugestões. Use-o como uma ferramenta de classificação, não como o juiz final do que importa.
Então a resposta curta é: não, o app Fotos do iPhone não tem um botão perfeito de “excluir tudo exceto Favoritos”. A versão mais segura é fazer backup primeiro, depois usar Atalhos ou um Álbum Inteligente no Mac para atingir as não favoritas, e então revisar Apagados Recentemente antes de esvaziá-lo. Álbuns sozinhos não são proteção.
Excluir fotos nem sempre é a solução certa se o Fotos do iCloud estiver com “Otimizar Armazenamento do iPhone” ativado. Nessa configuração, muitos originais podem já não estar no telefone, então excluir milhares de itens pequenos que não são favoritos pode sincronizar uma exclusão permanente da biblioteca sem liberar tanto espaço local quanto você espera. Verifique Ajustes > Fotos primeiro e depois priorize vídeos grandes e gravações de tela antes de fazer uma exclusão em massa de itens que não são favoritos.