Como faço para deixar meu iPhone antigo mais rápido sem comprar um novo?

Meu iPhone mais antigo ficou muito lento depois das atualizações recentes, com aplicativos travando, digitação atrasada e a bateria descarregando mais rápido. Ainda não estou pronto para comprar um celular novo, então preciso de ajuda para encontrar maneiras seguras de melhorar o desempenho do iPhone, liberar armazenamento e fazê-lo funcionar de forma mais fluida.

Antes de começar a pesquisar o preço de um substituto, eu tentaria primeiro algumas correções mais básicas. iPhones mais antigos podem ficar péssimos quando estão com pouco armazenamento, executando tarefas demais em segundo plano ou lidando com uma bateria fraca. Isso aconteceu comigo em um SE antigo e em um iPhone 11 Pro, e ambos ficaram muito mais utilizáveis depois de eu dar uma boa limpada neles.

Vale a pena mexer nas configurações, mas não espere que uma única opção mágica resolva tudo.

Vá em Ajustes > Acessibilidade e ative Reduzir Movimento. Depois vá em Tela e Tamanho do Texto e ative Reduzir Transparência. Muitos dos efeitos de desfoque, animações e pequenos extras visuais do iOS ficam bonitos em celulares mais novos, mas podem fazer o hardware mais antigo parecer lento sem benefício real. Desativá-los faz o celular parecer um pouco mais direto e menos sobrecarregado.

Eu também verificaria a Atualização em 2º Plano em Geral. Você pode desativá-la completamente ou pelo menos limitá-la aos apps que realmente precisam disso. A maioria dos apps não precisa continuar se atualizando em segundo plano enquanto você não está usando. Isso só consome bateria e faz o celular trabalhar mais.

A saúde da bateria também importa. Verifique isso nos Ajustes. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80% ou você vir uma mensagem sobre Gerenciamento de Desempenho, isso pode explicar boa parte da lentidão. A Apple pode limitar o desempenho para impedir que o celular desligue aleatoriamente. Além disso, não deixe o Modo de Pouca Energia ligado o dia todo se você se importa com velocidade. Ele economiza bateria reduzindo intencionalmente o desempenho.

O problema maior para mim, porém, foi o armazenamento. Se o seu iPhone está quase cheio, o iOS tem pouquíssimo espaço para gerenciar arquivos, cache, indexação e troca de memória. Quando você chega perto de 90% de ocupação, o celular pode começar a parecer que está sufocando. Uma meta razoável é manter de 10% a 20% do armazenamento livre. Então, em um iPhone de 64 GB, ter cerca de 10 GB ou mais livres é um bom objetivo.

Você pode começar com a limpeza usual em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Desinstale apps que você nunca usa, limpe os dados do Safari, apague downloads antigos, esse tipo de coisa. Mas o verdadeiro vilão do armazenamento quase sempre são as fotos e os vídeos. Tentar organizar manualmente milhares de fotos borradas, imagens duplicadas, capturas de tela e vídeos aleatórios antigos é horrível.

Foi aí que o Clever Cleaner me ajudou. Eu normalmente desconfio bastante de apps de limpeza para celular porque muitos deles são cheios de anúncios ou escondem as partes úteis atrás de assinaturas. Este aqui é completamente grátis, sem anúncios, sem bloqueio de recursos e sem insistência para assinar um plano premium.

A parte útil é que ele facilita encontrar os arquivos grandes. A seção Heavies organiza sua mídia por tamanho de arquivo, e foi assim que encontrei vídeos antigos em 4K ocupando uma quantidade absurda de espaço. A seção Similars encontra fotos quase duplicadas, como quando você tira dez versões da mesma foto e depois esquece delas. Ele pode escolher a melhor e permitir que você remova o restante. Também há uma ferramenta de Screenshots que mostra os tamanhos dos arquivos, para você limpar rapidamente capturas de tela inúteis sem precisar adivinhar.

Também gostei do fato de que a limpeza acontece no dispositivo. Ele não envia sua fototeca para algum servidor. Tudo fica no celular, o que importa quando se trata de fotos pessoais.

Depois que eu limpei cerca de 30 GB de mídia antiga e reiniciei o celular, a diferença foi óbvia. A câmera voltou a abrir normalmente, deslizar pela interface ficou mais suave, e o superaquecimento diminuiu bastante.

Então, se o seu SE ou iPhone mais antigo está se arrastando, eu não faria uma redefinição de fábrica logo de cara. Reduza os efeitos de movimento e transparência, diminua a Atualização em 2º Plano, verifique a saúde da bateria, confira se o Modo de Pouca Energia não está sempre ativado e depois libere uma boa quantidade de armazenamento com o Clever Cleaner. Essa provavelmente é a forma mais prática de fazer ele parecer menos ultrapassado sem comprar um novo.

Um telefone que ficou lento logo após uma atualização do iOS é um caso diferente de um telefone que vem piorando há meses. Se ele foi atualizado recentemente, dê um ou dois dias com ele ligado na tomada e no Wi-Fi antes de julgá-lo, porque Fotos, indexação de busca, atualizações de apps e backups podem fazer um iPhone mais antigo parecer péssimo por um tempo. Depois disso, concordo com os comentários sobre armazenamento e bateria, mas eu tentaria primeiro as opções de baixo risco: reinicie-o, atualize seus apps, exclua ou descarregue apps que você nunca abre e verifique se um app está consumindo bateria em excesso em Ajustes > Bateria. Para o atraso na digitação especificamente, desative teclados extras que você não usa e tente Redefinir Dicionário do Teclado antes de fazer algo drástico. Eu evitaria truques de limpeza de RAM e apps de limpeza aleatórios que prometem velocidade, já que o iOS faz a maior parte disso sozinho. Liberar espaço ajuda, substituir uma bateria desgastada pode ajudar muito, mas nenhuma configuração fará um chip antigo parecer um telefone novo.

Faça um backup completo antes de começar a excluir ou redefinir qualquer coisa. Muitos conselhos sobre velocidade são inofensivos, mas quando você começa a apagar fotos, remover apps ou redefinir ajustes, é fácil perder algo que você queria manter. Depois disso, o teste “gratuito” mais rápido que eu faria seria Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes. Isso não apaga seus dados, mas pode corrigir lentidão estranha causada por ajustes antigos, teclados, perfis de Wi‑Fi, notificações e ajustes de acessibilidade acumulados ao longo dos anos. Você terá que refazer algumas preferências depois, o que é chato, mas ainda é menos drástico do que uma redefinição de fábrica e menos suspeito do que apps de limpeza que prometem milagres. Se o telefone ainda estiver se arrastando depois disso, então a saúde da bateria ou a idade do chip provavelmente são o verdadeiro limite.

O modelo exato do seu iPhone e quanto armazenamento livre você tem importam muito aqui. “iPhone antigo” pode significar qualquer coisa, desde um telefone que só precisa de uma limpeza até um que mal está aguentando os apps atuais. Se você tem menos de alguns GB livres, resolva isso primeiro. Se você já tem bastante espaço e a saúde da bateria está razoável, então apagar fotos provavelmente não vai resolver magicamente o atraso na digitação.

Uma configuração que as pessoas esquecem é a indexação de Busca/Siri. Vá em Ajustes > Siri e Busca e desative as sugestões de busca para apps com os quais você não se importa, especialmente apps com muitos dados locais, como Fotos, Mensagens, Mail, Notas e gerenciadores de arquivos. Você não precisa desativar tudo, mas telefones mais antigos podem parecer menos sobrecarregados quando não estão tentando constantemente tornar todos os apps pesquisáveis e sugeridos em todo lugar. A mesma ideia vale para widgets. Remova a pilha gigante de widgets cheia de clima, notícias, ações, fotos, apps de entrega etc. Eles são práticos, mas também são outra camada de trabalho em segundo plano em um telefone que já está sofrendo.

Eu ficaria um pouco cético em sair atrás de todo truque de “deixar o iPhone mais rápido”, porém. Forçar o fechamento de todos os apps o dia todo geralmente piora as coisas porque o telefone precisa recarregá-los do zero. E se a lentidão acontece principalmente quando o telefone está quente, carregando ou com menos de 20% de bateria, isso é mais um problema de energia/temperatura do que de bagunça. Nesse caso, trocar a bateria pode ser o único reparo que realmente muda a sensação de uso do telefone sem substituir o aparelho inteiro.