O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e acho que arquivos temporários e dados em cache estão ocupando muito espaço. Preciso de ajuda para limpar arquivos temporários no meu iPhone sem apagar apps, fotos ou dados importantes, porque alguns apps estão funcionando lentamente e eu não quero perder nada importante.
Entrei nisso achando que haveria uma lixeira óbvia para arquivos temporários no iPhone. Não existe. O iOS esconde a bagunça em vários lugares, então a limpeza é mais como apertar três ou quatro pontos de pressão do que acionar um único botão.
Isso deixa o telefone mais rápido?
Pelo que vi, sim. O motivo é simples. O iOS precisa de armazenamento livre para trabalho em segundo plano, gravações de cache, troca de apps e outras coisas temporárias do sistema. Quando o espaço livre fica apertado, o telefone começa a parecer estranho. Os apps travam ao abrir. A rolagem fica engasgando. Aparece atraso no teclado. Limpar a sujeira libera espaço de trabalho, então a mudança tende a aparecer na hora, não depois de uma ou duas semanas.
Onde as coisas temporárias vão parar
Isso fica espalhado. Sem pasta principal, sem uma gavetinha organizada.
- Safari e Chrome guardam em cache arquivos de sites, imagens e scripts para que as páginas recarreguem mais rápido depois
- Apps como Instagram e TikTok armazenam localmente dados do feed e trechos de vídeo para que você não tenha buffering constante
- Dados do Sistema no Armazenamento do iPhone aumentam por causa de cache de apps, arquivos da Siri, logs e sobras em segundo plano
- Cada app mantém seus próprios dados temporários, e o iOS não oferece um botão único para apagar tudo isso
O iOS faz alguma limpeza por conta própria quando o armazenamento fica baixo. Na minha experiência, ele deixa passar coisas. Se um app congela, trava ou deixa um cache corrompido para trás, esses arquivos tendem a ficar por muito mais tempo do que deveriam.
O que eu faria primeiro se você quiser recuperar espaço sem apagar seus apps
- Reinicie o iPhone. Este é o passo de baixo esforço que as pessoas pulam. Reiniciar limpa parte do cache temporário do sistema e atualiza a memória sem mexer nas suas configurações nem nos dados dos apps. Se os botões não estiverem colaborando, vá em Ajustes, Geral, Desligar. Eu comecei a fazer isso toda semana e isso reduziu a lentidão gradual.
- Limpe o cache do navegador. No Safari, abra Ajustes, Apps, Safari e depois toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites. Atenção: isso desconecta você de muitos sites. No Chrome, isso é feito dentro do app em Privacidade e Segurança.
- Ative Desinstalar Apps Não Usados. O caminho é Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Isso remove o binário do app, mas mantém seus documentos, dados salvos e ajustes no lugar. O ícone continua lá com o símbolo de nuvem, e um toque o traz de volta. Se o seu objetivo é liberar espaço sem apagar a sua vida, esta é a opção nativa mais limpa.
O que me enganou na primeira vez
Eu ficava olhando para cache e Dados do Sistema como se fossem o problema inteiro. Não eram. O verdadeiro ralo de armazenamento era minha biblioteca de fotos. Fotos duplicadas, dez versões do mesmo recibo, sequências que eu tinha esquecido e alguns vídeos enormes. Quando o armazenamento fica baixo por causa da mídia, qualquer problema com arquivo temporário parece pior.
Se a sua biblioteca é enorme, organizar tudo à mão cansa rápido. Eu usei o Clever Cleaner para a parte de fotos e vídeos. O que mais me chamou atenção foi a organização. A seção Heavies coloca os maiores arquivos primeiro, então você vê rapidamente os piores culpados. A seção Similars agrupa quase duplicados e marca uma Melhor Foto, o que ajudou com sequências e tentativas repetidas da mesma imagem. Ele mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão, e o processamento permanece no telefone.
Depois que limpei cerca de 12 GB entre a limpeza de mídia e as etapas manuais acima, a lentidão parou. Não foi mágica total, mas o bastante para o telefone parecer normal de novo.
Uma última verificação que as pessoas deixam passar
Abra Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone e depois espere um minuto. A barra de armazenamento muitas vezes demora para refletir a realidade. Se Dados do Sistema ainda parecerem inflados depois de uma reinicialização, eu olharia os apps que usam mais espaço, geralmente apps sociais, depois apagaria e reinstalaria os piores. Fazer isso força esses apps a reconstruírem o cache local do zero em vez de arrastarem lixo antigo de instalações anteriores.
Se o seu iPhone está lento e o armazenamento está apertado, eu trataria os arquivos temporários como parte do problema, não como o problema inteiro. Reinicie primeiro. Limpe os dados do navegador. Desinstale apps não usados. Depois verifique fotos e vídeos, porque geralmente são eles que consomem o espaço que dá início ao problema todo.
Arquivos temporários do iPhone são irritantes porque a Apple não oferece um único botão claro para limpar o cache. @mikeappsreviewer cobriu o básico. Eu evitaria repetir isso e focaria no que tende a funcionar quando o armazenamento está cheio, mas você não quer perder apps nem dados pessoais.
Primeiro, verifique o Mensagens. Isso passa despercebido com frequência. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Mensagens. Revise os anexos grandes. Vídeos antigos, GIFs e fotos dentro das mensagens consomem gigabytes rapidamente. Excluir isso não remove seus apps.
Depois, limpe o conteúdo offline baixado dentro dos apps. Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Google Maps e apps semelhantes armazenam arquivos localmente. Abra cada app e remova os downloads de que você não precisa. Esta é uma das formas mais rápidas de liberar espaço, e as pessoas esquecem disso porque não aparece como arquivos temporários.
Também discordo um pouco da ideia de que arquivos temporários costumam ser o principal problema. Na maioria dos iPhones, o maior vilão oculto do armazenamento é a mídia dos apps, não o cache temporário. Apps sociais mantêm rascunhos, clipes assistidos e recursos baixados. Se um app estiver enorme no Armazenamento do iPhone e não tiver opção de limpar cache, descarregar ajuda, mas excluir e reinstalar aquele app geralmente é mais eficiente. Os dados da sua conta ficam no serviço para apps como Instagram, TikTok e Facebook. Verifique antes de fazer isso se você tem rascunhos salvos localmente.
Outra etapa útil é mudar a retenção de mensagens. Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens, defina como 1 Ano ou 30 Dias se você não precisar de conversas antigas. A mesma ideia vale para Gravador se você armazena muitas gravações.
Para fotos, use primeiro as ferramentas de revisão integradas. Fotos, Utilitários, Duplicatas. Mescle o que você não precisa. Se sua biblioteca estiver uma bagunça, o Clever Cleaner vale a pena para encontrar fotos duplicadas, imagens semelhantes e vídeos grandes sem apagar apps.
Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo de limpeza de armazenamento do iPhone para limpar cache e arquivos temporários explica bem.
Os maiores ganhos, em ordem, geralmente vêm dos anexos do Mensagens, downloads offline, apps sociais inchados e depois mídia duplicada. É por aí que eu começaria.
Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @stellacadente realmente insistiram o suficiente: às vezes, a maneira mais rápida de eliminar arquivos temporários inúteis é forçar o iOS a recalcular o armazenamento, não apenas procurar cache manualmente.
Tente isto:
- Certifique-se de que o iPhone esteja atualizado para a versão mais recente do iOS. Algumas versões antigas deixam os Dados do Sistema aumentarem sem um bom motivo.
- Sincronize uma vez com o Finder no Mac ou com o iTunes no Windows. Estranhamente, isso pode reduzir o armazenamento de Dados do Sistema ou Outros porque o iOS reindexa algumas coisas.
- Desative e ative novamente o Fotos do iCloud apenas se suas fotos estiverem totalmente sincronizadas e com backup feito. Isso pode limpar problemas de otimização local, mas eu só faria isso se você souber o que está fazendo.
- Verifique as contas do app Mail. Se você tiver anexos de e-mail enormes armazenados localmente em cache, remover e adicionar novamente a conta de e-mail pode liberar bastante espaço sem mexer nos apps.
- Exclua arquivos antigos de atualização do iOS se algum estiver travado. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se há uma atualização do iOS parada ali.
Uma coisa da qual eu meio que discordo é a ideia de que descarregar apps é sempre a melhor opção segura. É relativamente seguro, mas alguns apps lidam mal com downloads locais, rascunhos ou arquivos offline. Já vi pessoas perderem downloads de podcasts, rascunhos de edição e arquivos específicos de apps que elas esqueceram que estavam salvos localmente. Então, antes de descarregar, abra o app e verifique.
Além disso, se o cache do Safari for pequeno, mas os Dados do Sistema forem enormes, não fique obcecado com a limpeza do navegador. Muitas vezes, não é aí que está o verdadeiro excesso. O pior inchaço de armazenamento que já vi normalmente vem do Mail, de downloads no app Arquivos, de restos de apps de streaming e de atualizações que falharam.
Verifique o app Arquivos também:
- No Meu iPhone
- Pasta Downloads
- Apagados Recentemente
Essa parte costuma ser muito ignorada.
Se o problema forem realmente fotos/vídeos misturados com bagunça temporária, o Clever Cleaner é realmente útil para identificar rapidamente mídia grande e arquivos duplicados inúteis. Além disso, esta análise é uma boa explicação se você quiser ver como ele funciona para limpar o iPhone: veja por que o Clever Cleaner ajuda a liberar armazenamento do iPhone mais rápido
Se o armazenamento ainda parecer com problema depois de tudo isso, faça backup do telefone e restaure-o. É irritante, sim. Mas essa é a solução nuclear para cache corrompido e Dados do Sistema inchados quando o iOS se recusa a limpar a própria bagunça. Às vezes a Apple simplesmente faz você ter trabalho extra sem motivo.
Um ponto que acho que @stellacadente, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer só abordaram em parte: os caches internos dos apps que podem ser limpos sem excluir o app.
Muitos apps de iPhone têm sua própria opção de limpeza escondida nas configurações:
- Telegram: controles do tamanho do banco de dados local / cache
- WhatsApp: Gerenciar armazenamento
- Slack, Discord, Dropbox, OneDrive: redefinição de cache ou limpeza de arquivos locais
- Apps de podcast e leitura: episódios baixados automaticamente, artigos salvos, cache de imagens
Isso importa porque excluir/reinstalar nem sempre é a opção mais segura. Na verdade, discordo um pouco do conselho de simplesmente reinstalar o app inchado para apps de notas, editores ou qualquer coisa com rascunhos locais. Alguns apps são péssimos em preservar trabalhos não sincronizados.
Verifique também:
- Músicas baixadas no app Música
- Arquivos offline / PDFs no app Livros
- Pastas específicas de apps no app Arquivos
- Notas de voz dentro de apps de gravação de terceiros
- Apps de mapas com regiões offline
Para bagunça de mídia, o Clever Cleaner é útil se o problema real acabar sendo fotos duplicadas e vídeos enormes em vez de arquivos temporários de verdade.
Prós do Clever Cleaner
- rápido para encontrar duplicatas/fotos parecidas
- destaca bem vídeos grandes
- mais fácil do que fazer limpeza manual de fotos
Contras do Clever Cleaner
- não limpa o cache de todos os apps
- você ainda precisa revisar antes de excluir
- menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente Dados do Sistema
Então, minha ordem seria:
- Verificar as configurações de cache específicas dos apps
- Remover downloads offline
- Revisar as pastas locais no app Arquivos
- Só então considerar descarregar ou reinstalar apps específicos
Essa abordagem geralmente libera espaço sem arriscar os dados dos seus apps.