Como excluo arquivos temporários no iPhone sem perder meus apps?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e acho que arquivos temporários e dados em cache estão ocupando muito espaço. Preciso de ajuda para limpar arquivos temporários no meu iPhone sem apagar apps, fotos ou dados importantes, porque alguns apps estão funcionando lentamente e eu não quero perder nada importante.

Entrei nisso achando que haveria uma lixeira óbvia para arquivos temporários no iPhone. Não existe. O iOS esconde a bagunça em vários lugares, então a limpeza é mais como apertar três ou quatro pontos de pressão do que acionar um único botão.

Isso deixa o telefone mais rápido?

Pelo que vi, sim. O motivo é simples. O iOS precisa de armazenamento livre para trabalho em segundo plano, gravações de cache, troca de apps e outras coisas temporárias do sistema. Quando o espaço livre fica apertado, o telefone começa a parecer estranho. Os apps travam ao abrir. A rolagem fica engasgando. Aparece atraso no teclado. Limpar a sujeira libera espaço de trabalho, então a mudança tende a aparecer na hora, não depois de uma ou duas semanas.

Onde as coisas temporárias vão parar

Isso fica espalhado. Sem pasta principal, sem uma gavetinha organizada.

1. Safari e Chrome guardam em cache arquivos de sites, imagens e scripts para que as páginas recarreguem mais rápido depois
  2. Apps como Instagram e TikTok armazenam localmente dados do feed e trechos de vídeo para que você não tenha buffering constante
  3. Dados do Sistema no Armazenamento do iPhone aumentam por causa de cache de apps, arquivos da Siri, logs e sobras em segundo plano
  4. Cada app mantém seus próprios dados temporários, e o iOS não oferece um botão único para apagar tudo isso

O iOS faz alguma limpeza por conta própria quando o armazenamento fica baixo. Na minha experiência, ele deixa passar coisas. Se um app congela, trava ou deixa um cache corrompido para trás, esses arquivos tendem a ficar por muito mais tempo do que deveriam.

O que eu faria primeiro se você quiser recuperar espaço sem apagar seus apps

1. Reinicie o iPhone. Este é o passo de baixo esforço que as pessoas pulam. Reiniciar limpa parte do cache temporário do sistema e atualiza a memória sem mexer nas suas configurações nem nos dados dos apps. Se os botões não estiverem colaborando, vá em Ajustes, Geral, Desligar. Eu comecei a fazer isso toda semana e isso reduziu a lentidão gradual.
  2. Limpe o cache do navegador. No Safari, abra Ajustes, Apps, Safari e depois toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites. Atenção: isso desconecta você de muitos sites. No Chrome, isso é feito dentro do app em Privacidade e Segurança.
  3. Ative Desinstalar Apps Não Usados. O caminho é Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Isso remove o binário do app, mas mantém seus documentos, dados salvos e ajustes no lugar. O ícone continua lá com o símbolo de nuvem, e um toque o traz de volta. Se o seu objetivo é liberar espaço sem apagar a sua vida, esta é a opção nativa mais limpa.

O que me enganou na primeira vez

Eu ficava olhando para cache e Dados do Sistema como se fossem o problema inteiro. Não eram. O verdadeiro ralo de armazenamento era minha biblioteca de fotos. Fotos duplicadas, dez versões do mesmo recibo, sequências que eu tinha esquecido e alguns vídeos enormes. Quando o armazenamento fica baixo por causa da mídia, qualquer problema com arquivo temporário parece pior.

Se a sua biblioteca é enorme, organizar tudo à mão cansa rápido. Eu usei o Clever Cleaner para a parte de fotos e vídeos. O que mais me chamou atenção foi a organização. A seção Heavies coloca os maiores arquivos primeiro, então você vê rapidamente os piores culpados. A seção Similars agrupa quase duplicados e marca uma Melhor Foto, o que ajudou com sequências e tentativas repetidas da mesma imagem. Ele mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão, e o processamento permanece no telefone.

Depois que limpei cerca de 12 GB entre a limpeza de mídia e as etapas manuais acima, a lentidão parou. Não foi mágica total, mas o bastante para o telefone parecer normal de novo.

Uma última verificação que as pessoas deixam passar

Abra Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone e depois espere um minuto. A barra de armazenamento muitas vezes demora para refletir a realidade. Se Dados do Sistema ainda parecerem inflados depois de uma reinicialização, eu olharia os apps que usam mais espaço, geralmente apps sociais, depois apagaria e reinstalaria os piores. Fazer isso força esses apps a reconstruírem o cache local do zero em vez de arrastarem lixo antigo de instalações anteriores.

Se o seu iPhone está lento e o armazenamento está apertado, eu trataria os arquivos temporários como parte do problema, não como o problema inteiro. Reinicie primeiro. Limpe os dados do navegador. Desinstale apps não usados. Depois verifique fotos e vídeos, porque geralmente são eles que consomem o espaço que dá início ao problema todo.

Arquivos temporários do iPhone são irritantes porque a Apple não oferece um único botão claro para limpar o cache. @mikeappsreviewer cobriu o básico. Eu evitaria repetir isso e focaria no que tende a funcionar quando o armazenamento está cheio, mas você não quer perder apps nem dados pessoais.

Primeiro, verifique o Mensagens. Isso passa despercebido com frequência. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Mensagens. Revise os anexos grandes. Vídeos antigos, GIFs e fotos dentro das mensagens consomem gigabytes rapidamente. Excluir isso não remove seus apps.

Depois, limpe o conteúdo offline baixado dentro dos apps. Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Google Maps e apps semelhantes armazenam arquivos localmente. Abra cada app e remova os downloads de que você não precisa. Esta é uma das formas mais rápidas de liberar espaço, e as pessoas esquecem disso porque não aparece como arquivos temporários.

Também discordo um pouco da ideia de que arquivos temporários costumam ser o principal problema. Na maioria dos iPhones, o maior vilão oculto do armazenamento é a mídia dos apps, não o cache temporário. Apps sociais mantêm rascunhos, clipes assistidos e recursos baixados. Se um app estiver enorme no Armazenamento do iPhone e não tiver opção de limpar cache, descarregar ajuda, mas excluir e reinstalar aquele app geralmente é mais eficiente. Os dados da sua conta ficam no serviço para apps como Instagram, TikTok e Facebook. Verifique antes de fazer isso se você tem rascunhos salvos localmente.

Outra etapa útil é mudar a retenção de mensagens. Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens, defina como 1 Ano ou 30 Dias se você não precisar de conversas antigas. A mesma ideia vale para Gravador se você armazena muitas gravações.

Para fotos, use primeiro as ferramentas de revisão integradas. Fotos, Utilitários, Duplicatas. Mescle o que você não precisa. Se sua biblioteca estiver uma bagunça, o Clever Cleaner vale a pena para encontrar fotos duplicadas, imagens semelhantes e vídeos grandes sem apagar apps.

Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo de limpeza de armazenamento do iPhone para limpar cache e arquivos temporários explica bem.

Os maiores ganhos, em ordem, geralmente vêm dos anexos do Mensagens, downloads offline, apps sociais inchados e depois mídia duplicada. É por aí que eu começaria.

Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @stellacadente realmente insistiram o suficiente: às vezes, a maneira mais rápida de eliminar arquivos temporários inúteis é forçar o iOS a recalcular o armazenamento, não apenas procurar cache manualmente.

Tente isto:

• Certifique-se de que o iPhone esteja atualizado para a versão mais recente do iOS. Algumas versões antigas deixam os Dados do Sistema aumentarem sem um bom motivo.
  • Sincronize uma vez com o Finder no Mac ou com o iTunes no Windows. Estranhamente, isso pode reduzir o armazenamento de Dados do Sistema ou Outros porque o iOS reindexa algumas coisas.
  • Desative e ative novamente o Fotos do iCloud apenas se suas fotos estiverem totalmente sincronizadas e com backup feito. Isso pode limpar problemas de otimização local, mas eu só faria isso se você souber o que está fazendo.
  • Verifique as contas do app Mail. Se você tiver anexos de e-mail enormes armazenados localmente em cache, remover e adicionar novamente a conta de e-mail pode liberar bastante espaço sem mexer nos apps.
  • Exclua arquivos antigos de atualização do iOS se algum estiver travado. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se há uma atualização do iOS parada ali.

Uma coisa da qual eu meio que discordo é a ideia de que descarregar apps é sempre a melhor opção segura. É relativamente seguro, mas alguns apps lidam mal com downloads locais, rascunhos ou arquivos offline. Já vi pessoas perderem downloads de podcasts, rascunhos de edição e arquivos específicos de apps que elas esqueceram que estavam salvos localmente. Então, antes de descarregar, abra o app e verifique.

Além disso, se o cache do Safari for pequeno, mas os Dados do Sistema forem enormes, não fique obcecado com a limpeza do navegador. Muitas vezes, não é aí que está o verdadeiro excesso. O pior inchaço de armazenamento que já vi normalmente vem do Mail, de downloads no app Arquivos, de restos de apps de streaming e de atualizações que falharam.

Verifique o app Arquivos também:

• No Meu iPhone
  • Pasta Downloads
  • Apagados Recentemente

Essa parte costuma ser muito ignorada.

Se o problema forem realmente fotos/vídeos misturados com bagunça temporária, o Clever Cleaner é realmente útil para identificar rapidamente mídia grande e arquivos duplicados inúteis. Além disso, esta análise é uma boa explicação se você quiser ver como ele funciona para limpar o iPhone: veja por que o Clever Cleaner ajuda a liberar armazenamento do iPhone mais rápido

Se o armazenamento ainda parecer com problema depois de tudo isso, faça backup do telefone e restaure-o. É irritante, sim. Mas essa é a solução nuclear para cache corrompido e Dados do Sistema inchados quando o iOS se recusa a limpar a própria bagunça. Às vezes a Apple simplesmente faz você ter trabalho extra sem motivo.

Um ponto que acho que @stellacadente, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer só abordaram em parte: os caches internos dos apps que podem ser limpos sem excluir o app.

Muitos apps de iPhone têm sua própria opção de limpeza escondida nas configurações:

• Telegram: controles do tamanho do banco de dados local / cache
  • WhatsApp: Gerenciar armazenamento
  • Slack, Discord, Dropbox, OneDrive: redefinição de cache ou limpeza de arquivos locais
  • Apps de podcast e leitura: episódios baixados automaticamente, artigos salvos, cache de imagens

Isso importa porque excluir/reinstalar nem sempre é a opção mais segura. Na verdade, discordo um pouco do conselho de simplesmente reinstalar o app inchado para apps de notas, editores ou qualquer coisa com rascunhos locais. Alguns apps são péssimos em preservar trabalhos não sincronizados.

Verifique também:

• Músicas baixadas no app Música
  • Arquivos offline / PDFs no app Livros
  • Pastas específicas de apps no app Arquivos
  • Notas de voz dentro de apps de gravação de terceiros
  • Apps de mapas com regiões offline

Para bagunça de mídia, o Clever Cleaner é útil se o problema real acabar sendo fotos duplicadas e vídeos enormes em vez de arquivos temporários de verdade.

Prós do Clever Cleaner

• rápido para encontrar duplicatas/fotos parecidas
  • destaca bem vídeos grandes
  • mais fácil do que fazer limpeza manual de fotos

Contras do Clever Cleaner

• não limpa o cache de todos os apps
  • você ainda precisa revisar antes de excluir
  • menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente Dados do Sistema

Então, minha ordem seria:

1. Verificar as configurações de cache específicas dos apps
  2. Remover downloads offline
  3. Revisar as pastas locais no app Arquivos
  4. Só então considerar descarregar ou reinstalar apps específicos

Essa abordagem geralmente libera espaço sem arriscar os dados dos seus apps.